Mensagem
por Adenilson » 22 Fev 2018, 12:01
Felippe, bom dia.
Não me parece um tipo de encosta, mas um talude com terra compactada onde era o leito da ferrovia. Isso aparece no círculo menor, mas eu pensava que a ferrovia fosse toda assentada diretamente no nível da rua, a qual me surpreendeu ser tão primitiva em 1918. Eu imaginava que tivesse pelo menos paralelepípedos.
As obras na Rua Carlos Seidl foram mais severas que eu pensava, por isso essa foto foi reveladora.
Sobre a eletrificação e duplicação da Rio D'ouro, a mesma foi discutida com maior seriedade no governo do Carlos Larcerda nos anos 60. Os trilhos que passavam pelo trecho inicial da Dom Hélder Câmara foram erradicados em 1925, pois em 1923 Francisco Sá passou a ser a estação inicial da Rio D'ouro. Antes disso, nos anos 10, não me lembro se inclui 1918, trens da Rio D'ouro saiam do Caju e também de Praia Formosa, sendo que nessa segunda etapa, partilhavam os trilhos com a linha auxiliar até Del Castilho.
Me permita discordar um pouco de você em relação ao esvaziamento da Rio D'ouro. Em 1964, último ano que a Rio D'ouro transportou passageiros, seus trens eram a vapor e possuíam locomotivas com mais de 50 anos que tinham enorme dificuldade em subir o aclive entre Acari e Pavuna e a velocidade média dos trens era compatível com a de uma bicicleta em curso normal.
Sua linha somente era duplicada e murada até Engenho da Rainha, após a qual ficava singela e apenas duplicava em algumas estações que serviam de ponto de espera, como Vicente de Carvalho e Acari por exemplo.
O que esvaziou a Rio D'ouro na época foi a falta de investimento, pois o destino da auxiliar era Andrade Araújo via São Mateus. Hoje o fenômeno se inverteu.
Com a linha 2 do metrô, sendo quase uma cópia fiel do última versão do traçado da Rio D'ouro, suas estações sempre cheias, causaram um esvaziamento do ramal de Belford Roxo, que na prática é a linha auxiliar que ao encampar o traçado da Rio D'ouro entre Pavuna e B.Roxo, passou a ter que passar por estações intermediárias fazendo um traçado muito mais longo, além da questão da violência. Quem lota atualmente os trens do ramal não vai para bairros do RJ, mas para a baixada.
Uma vez, tendo o dinheiro, a minha solução para diminuir o caos no trem e metrô, seria reverter a linha 2 do metrô para o tráfego de trens até Belford Roxo e fazer pelo menos, um VLT pelo antigo traçado até Vila de Cava.
A ex linha auxiliar teria que ter trens diretos e paradores, mas nos moldes da linha do centro, com 4 trilhos. Os paradores iriam apenas até Deodoro, passando por Honório Gurgel, enquanto os diretos seriam paradores apenas a partir de Barros Filho, parando em estações pontuais como Mercadão e Del Castilho.
Nessa situação hipotética, os destinos dos trens seriam até Japeri via leito antigo da auxiliar com paradas até Andrade Araújo, passando por Eden e Tomazinho. As estações depois de Andrade Araújo até Japeri seriam reativadas apenas se tivessem demanda.
O leito na região do Jacaré teria que ser trazido até a margem da Dom Hélder Câmara com uma estação a prova de calotes, enquanto a linha 2 do metrô entre Maracanã e Maria da Graça, seria totalmente subterrânea.