E.F.Rio D'ouro-Linha tronco

Área para postarmos informações, fotos e documentos sobre a ferrovia e suas estações. Informações sobre as diversas linhas e ramais, além das estações,podem ser postadas no interior deste tópico.
Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco

Mensagem por Adenilson » 25 Nov 2012, 10:13

Hugo, Tchê, Dado e demais foristas.

Sobre a foto postada pelo Hugo, tive a liberdade de captura-la para tentar com alguns desenhos, facilitar o que eu estava tentando explicar.
Ao fundo do trem, vejo edificações que não parecem ter uma harmonia ou coerência arquitetônica.
Coloquei setas azul, vermelha e verde no que ao meu ver, parecem edificações diferentes, sendo na pior das hipóteses a edificação apontada com seta verde, o que parece ser uma estação.

De qualquer forma, está estranho, analisando o outro lado sendo uma estação, que as pessoas tirassem fotos em descenso do trem no meio do nada. :ttn:
Seria mais coerente tirar uma foto da plataforma.

A segunda foto com as setas foi tirada de outro ângulo e já não mostra a casa apontada com a seta azul.
Rio Douro que estação.jpg


-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


Agora uma informação importante:
Baseado em fotos e mapas antigos, vimos o pátio de Irajá com linha singela ao lado esquerdo da estação (sentido Colégio), mas a estação foi inaugurada em 1930 ou por aí.
Antes disso, a parada de Irajá era um local sem plataforma e que possuia uma chave de uma para 2 linhas. A parada era na esquina da atual Monsenhor Félix, mas antes desta (sentido Colégio).
Estranhamente a linha seguia dupla ao "cruzar" com a Monsenhor Félix, onde havia uma outra chave, tornando a linha singela aproximadamente onde anos mais tarde seria inaugurada a estação de trem.

Isso é estranho, pois forçaria uma composição mais comprida esperar por outra em Irajá, fechando a passagem da Monsenhor Félix, que não tinha esse nome, mas já possuia linhas de bonde, pois há a referência de bitola de 1,45m em seu sentido.

Todas as informações acima foram consultadas em plantas da Rio D'ouro de 1917 e que resgatei no Arquivo Nacional. Devido a um problema de ordem técnica com as fotos, tive que devolva-las à instituição para a resolução do problema, mas em breve pretendo posta-las como fiz com as plantas de 1884. okk

Resumindo: Na parada de Irajá, havia linha dupla em 1917 e provavelmente em 1909 (ano da reportagem) podendo justificar o local com linha dupla como sendo Irajá, juntamente com a primeira explicação acima da llinha pontilhada.

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Para encerrar, resgatei uma foto postada pelo forista Melekh (grande Melekh vv ) apontada como sendo de 1924, mas eu diria início dos anos 30, pois a estação de Irajá ao fundo já existia.
Vejam a estação ao fundo logo depois da Monsenhor Félix e em primeiro plano, ainda antes da Monsenhor (sentido Colégio), a linha singela em uma parte mais escura da rua.
Se lembram quando eu falei que a linha passava muito próxima ao comércio, podendo causar uma ilusão de ótica como parte da ferrovia, dependendo do ângulo?
Pela foto vocês vão entender a minha explicação.
Nessa parte escura da rua, reparem com atenção na foto abaixo, como parece haver resquício de uma segunda linha.
Essa parte escura da rua era a parada do Irajá, segundo a planta de 1917, mais próxima da atual estação do metrô em relação a estação de trem, do outro lado da Monsenhor Félix. Uma imagem valem mais que 1000 palavras. :DD

De acordo com as explicações acima, pode ser que o jornal esteja correto e o local seja mesmo Irajá. okk
iraja.jpg
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Uma observação: Antes da chave de linha da parada de Irajá, havia um desvio para o ramal de pedreira de Irajá. Sei que a pedreira de Turiaçú é mais famosa, mas alguém já tinha ouvido falar no ramal de Irajá?

Depois poderei tecer mais detalhes. Me digam onde postar e se já há um tópico com esse tema.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Sobre a estação de Inhaúma, parabéns Hugo. Acho que a reportagem que você postou foi a "cereja do bolo" do que já tinhamos quase 100% de certeza.
Quer dizer que o ano foi 1934?
Se não me engano, tinha especulado entre 1938 e 1945, mas foi há mais tempo que eu tinha pensado. Muito bom. app
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

HUGO CARAMURU
Usuário Diamante
Mensagens: 414
Registrado em: 20 Set 2011, 16:35

Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco

Mensagem por HUGO CARAMURU » 25 Nov 2012, 13:36

Caramba! A análise da foto era uma coisa que fiquei matutando, depois que vc achou que era Irajá mesmo... Vamos por partes:

1. A linha de bonde era bitola 1,45 (ou 1,35) mesmo:

2. Max Vasconcelos quando descreve o trem chegando em Irajá, vindo de Vicente de Carvalho, Inhauma etc diz que a passagem de nível esá após a plataforma da estação (vide anexo).

3. Embora eu tenha tendente em achar que era Inhauma (devido esta estação ter sofrido reformas) ainda estava meio constangido em duvidar do que estava escrito no texto em questão.

4. Quanto a Pedreira de Turiassu, ela existiu e era do meu tempo de criança, inclusive há um vizinho meu que era conhecido do antigo agente da estação de Turiassu (ou Turiaçu, ou Turi-Açu, ou Turi-Assu ) e inclusive tenho um recorte de um acidente nesse ramal -só texto.

5- Irajá é antiga esempre foi uma localidade importante.

Eu diria, parodiando um do Forum: " A Rio Douro sabe recompensar seus filhos guerreiros !"
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

HUGO CARAMURU
Usuário Diamante
Mensagens: 414
Registrado em: 20 Set 2011, 16:35

Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco

Mensagem por HUGO CARAMURU » 25 Nov 2012, 15:45

Endossando a idéia de duas estações em Iraja´.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco

Mensagem por Adenilson » 26 Nov 2012, 10:19

Hugo e demais forsitas.

Existe uma diferença técnica de conceito entre estação, parada e estribo, segundo documentos que o Dado já postou aqui.

De qualquer forma, é curioso, pois pelo que está na planta de 1917, Irajá é apontada como estação e Collégio, parada, mas o mapa geral dos ramais
e sub-ramais mostram que ambas não tinham plataforma, ou se tinham eram de madeira e a madeira não era considerada.

Conforme já publicado há dias atras por este relator, já mencionei as estações/paradas com e sem plataforma, uma vez que nesse último caso, havia apenas a referência da linha em relação ao nível do mar.

Por relatos que já li na internet, Irajá tinha uma plataforma de madeira, mas talvez essa tenha sido uma condição de "melhoria" entre o ato de descer na linha e a construção da estação de alvenaria, já próxima aos anos 30.

A proximidade com o comércio pode ter justificado a construção da estação metros a frente em uma região mais vazia, já depois da Monsenhor Félix.

Em relação a Collégio, a parada sem plataforma também era um pouco mais "atrás" da estação de trem, assemelhando-se a posição da atual estação do metrô.

Temos exemplos das estações de Inhaúma (estação mais nova), Irajá e Colégio em que a parada ou estação sem plataforma divergia da estação de trem de alvenaria, com exceção de Inhaúma claro, que tinha um prédio original em alvenaria mais antigo.
O metrô por coincidência construiu algumas estações em local diferente dos prédios das estações da Rio D'ouro que foram demolidos, mas coincidentes em local com essas paradas antes dos anos 30.
Terá sido apenas coincidência na hora da realização dos estudos do metrô para o local de construção?

Outra coisa para finalizar é que temos idéia de estações com plataforma e cobertura e de outras com apenas a cobertura, mas imagino que poderia haver paradas de trem com cobertura, mas sem plataforma, quase como um ponto de ônibus.

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco

Mensagem por DadoDJ » 26 Nov 2012, 13:50

Adenilson escreveu: (...)
Outra coisa para finalizar é que temos idéia de estações com plataforma e cobertura e de outras com apenas a cobertura, mas imagino que poderia haver paradas de trem com cobertura, mas sem plataforma, quase como um ponto de ônibus.
Parece ser o caso daquela foto que mostra Areia Branca e o trem parado ao lado. Não me parece que haja uma plataforma ali, apenas cobertura:

http://www.trilhosdorio.com.br/forum/do ... php?id=994
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

HUGO CARAMURU
Usuário Diamante
Mensagens: 414
Registrado em: 20 Set 2011, 16:35

Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco

Mensagem por HUGO CARAMURU » 26 Nov 2012, 14:02

Inserindo aqui, pois é outra foto de Inhauma:
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

tche
Usuário Diamante
Mensagens: 282
Registrado em: 27 Abr 2012, 09:28

Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco

Mensagem por tche » 26 Nov 2012, 16:48

E o entorno do local continua o mesmo, com os prédios, a árvore, e obviamente sem a estação...

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco

Mensagem por Adenilson » 27 Nov 2012, 10:03

Pessoal, o Tchê fez uma ótima observação. A construção ao fundo já existia nessa época. Agora o que mais me chamou atenção foi o que já tinha comentado superficialmente quando postei a foto da estação original de Inhaúma.

Pela foto aérea, havia uma rampa com um pedaço de plataforma, com visualização prejudicada pela resolução, na direção de onde tem uma mancha escura e logo depois vinha a casa (sentido E.Rainha) e ao fundo, a plataforma sem cobertura.
Na época, achei estranho essa configuração, pois a casa parecia estar colada a linha, deixando uma parcela minúscula de plataforma atrás e em cima do que achei estranho, levantei 2 questões.

Ou a casa tinha um recuado atrás da parede, que não foi possível ver na foto de 1968, ou tinha algum dente que permitisse a existência de uma plataforma também ao longo da casa, que não deveria ser muito comprida (15 ou 20 metros), mas seria um acréscimo considerável.

Veja abaixo o link da foto aérea já postada algumas vezes para entender o que estou dizendo

http://www.trilhosdorio.com.br/forum/do ... hp?id=1027

Abaixo, uma foto postada pelo Hugo há alguns dias e observando com mais detalhe, parece haver um "dente" a esquerda da estação e logo depois o prédio parece ficar mais estreito justamente para comportar a telha em mão francesa e parte da plataforma coberta pela própria casa.

Observem com detalhe.
http://www.trilhosdorio.com.br/forum/do ... hp?id=1025

Agora comparem com a foto que o Hugo postou ontem (vejam foto postada ontem ou link abaixo) e vejam como parece realmente, apesar da péssima resolução, que parte do telhado abrange sim a plataforma e mais a direita fora do enquadramento, há a parte descoberta da mesma.
Esse ângulo mostra o lado voltado para os trilhos, estando os mesmos entre o fotógrafo e a estação.

Como eu já havia dito com base na aerofotografia de 1928, apenas uma das linhas margeava a plataforma e a outra passava mais longe da mesma (vindo em direção do fotógrafo), além de haver alguns desvios.
Reparem um calhambeque ao fundo do lado esquerdo (não é o que está em primeiro plano) e na direção do pneu traseiro dele, mais para a direita, dá para ver a ponta da plataforma a esquerda da casa, onde era a rampa.
Essa rampa não era paralela a plataforma como na maioria das estações, mas perpendicular, de tal forma a permitir que os usuários subissem a mesma a partir da rua do outro lado (Automóvel Clube)

http://www.trilhosdorio.com.br/forum/do ... hp?id=1036

Com o acréscimo da parte do prédio como plataforma, mais a rampa do lado esquerdo e a parte descoberta fora do enquadramento, a minha estimativa vai para uma plataforma original de 80 a 100 metros.
Se fosse feita uma superposição da aerofotografia de 1928 com o google earth, daria para fazer uma prova real.

Vejam abaixo em outra foto postada pelo Hugo, como o trem ainda não está alinhado com a plataforma. Para tal teria que estar bem mais para a direita.

http://www.trilhosdorio.com.br/forum/do ... hp?id=1023

Abaixo segue o local hoje quase no mesmo ângulo da segunda foto acima (ver link acima). É claro que devido ao muro do metrô, a foto abaixo foi tirada bem mais de perto.
Inhaúma.jpg

tche escreveu:E o entorno do local continua o mesmo, com os prédios, a árvore, e obviamente sem a estação...
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco

Mensagem por DadoDJ » 27 Nov 2012, 12:17

Aproveitando que hoje tive uma folga, e com essa chuva fiquei preso em casa, eis as superposições relativas à estação de Inhaúma.
vv
Confesso que fiquei chateado quando terminei o serviço, pois constatei que a estação havia ficado totalmente fora do traçado da Av.Automóvel Clube e da linha 2 do metrô e mesmo assim foi demolida !
==:(
Vamos lá:
Superposição Inhaúma 100%.png
^^ Imagem aérea 100% - Imagem de satélite 0%
Superposição Inhaúma 70%.png
^^ Imagem aérea 70% - Imagem de satélite 30%
Superposição Inhaúma 50%.png
^^ Imagem aérea 50% - Imagem de satélite 50%
Posição da Estação Inhaúma baseada em aerofotogrametria de 1928.png
^^ Posição de Inhaúma atualmente, se ela tivesse sido preservada ...

Espero que as imagens ajudem nas pesquisas. Se precisarem de algum ajuste ou outra marcação, é só falar !
okk
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

HUGO CARAMURU
Usuário Diamante
Mensagens: 414
Registrado em: 20 Set 2011, 16:35

Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco

Mensagem por HUGO CARAMURU » 27 Nov 2012, 14:39

Excelente trabalho de superposição!!! Muito bem feito!! Realmente deu pra se chatear sabendo que tava longe do traçado do metrô e não foi preservada... Mas me ficou uma dúvida: se houve duas, a outra seria onde? Ao lado? ou a reforma foi só na parte da plataforma?

Trancado

Voltar para “EF Rio d'Ouro”