Esta fazenda foi adqüirida pela “The Leopoldina Railway Company Limited" em 1939, com o objetivo de fornecer lenha nativa para abastecimento das locomotivas a vapor, e para reposição de dormentes das linhas ferroviárias.
Em 1952 a companhia inglesa passou para a administração nacional, e em 1957 passou a fazer parte da Rede Ferroviária Federal (RFFSA). Esta nova empresa administrou a área da antiga Fazenda União até 1996, quando teve suas linhas privatizadas, sendo o trecho da antiga Linha do Litoral administrada atualmente pela empresa "Ferrovia Centro Atlântica".
A antiga fazenda funcionou como abastecedora de madeira até as composições movidas por locomotivas a diesel entrarem em atividade, e a partir daí apenas a extração de madeira para a fabricação de dormentes foi mantida, mas pouco tempo.
Com o fim desta atividade, a antiga fazenda tornou-se um raro trecho onde a mata atlântica regional foi preservada, e em 1998 foi instituida como Reserva Biológica União.
Atualmente esta Reserva Biológica é administrada pela Instituto Chico Mendes, e os trilhos que cruzavam em 45º a rodovia BR-101 foram primeiramente asfaltados e posteriormente retirados, não so na Passagem de nível, como na extensão entre a chave que dava acesso aos trens que coletavam madeira assim como dentro da fazenda, hoje reserva biológica, União.
Não sei dizer o estado atual deste sub-ramal, mas tenho muita curiosidade de conhecer o local. Vejam abaixo a localização e possíveis vestígios de linhas e instalações ferroviárias, dentro da antiga fazenda:



