Praia Formosa [E. F. Leopoldina]
-
- Usuário Diamante
- Mensagens: 242
- Registrado em: 13 Set 2011, 22:34
Praia Formosa [E. F. Leopoldina]
A inauguração das obras do novo porto do Rio de Janeiro, na primeira década do século XX, possiblitou que a Leopoldina instalasse, em áreas ganhas através do aterro do mar e mangue, um grande complexo ferroviário para as suas linhas, que rivalizava em tamanho com o terminal Marítima da Central do Brasil. O terminal, batizado de Praia Formosa - antiga praia que existia na região - foi inaugurado em 1909 (uma fonte cita 1911) e possuia além das instalações para carga e oficinas, uma estação de passageiros provisória que servia como terminal da Linha do Norte (que ligava o Rio de Janeiro à Petrópolis e Três Rios, cidade de Minas Gerais). Essa estação funcionou até 1926, quando a estação Barão de Mauá (Leopoldina) foi finalmente construída. Praia Formosa então passou a ser apenas um terminal de cargas, função que manteve até o ano de 2011, quando o seu fim foi anunciado. Ironicamente, obras de melhoramento do porto o fizeram surgir e agora, passados cem anos, as novas obras de revitalização da Zona Portuária para a construção da Vila da Mídia da Olimpíadas de 2016 o fará desaparecer.
Desde que a sua adiministração passou para a FCA (Ferrovia Centro-Atlântica), em 1996, Praia Formosa vinha sofrendo lentamente com o abandono e descaso, já que a cada ano que passava, a concessionária vinha abandonando paulatinamente as suas atividades na região metropolitana, até que em meados de 2005, a mesma encerrou as suas atividades na estação após dois acidentes: um envolvendo uma betoneira que avançou o sinal da passagem de nível da Avenida Francisco Bicalho e se chocou com uma locomotiva que se dirigia a Estação Barão de Mauá e o outro em Itaboraí, quando um trem descarrilou e despejou 60 mil litros de óleo diesel no Rio Caceribu.
Fotos antigas
Imagem via Google Earth
Fotos
1.
2.
3.
4.
5.
6.
7.
8.
9.
10.
11.
12.
13.
14.
15.
16.
17.
18.
19.
20.
21.
22.
23.
24.
25.
26.
27.
28.
29.
30.
31.
32.
33.
34.
35.
36.
37.
38.
39.
40.
41.
42.
43.
44.
45.
46.
47.
48.
49.
50.
51.
52.
53.
54.
55.
56.
57.
58.
59.
60.
61.
62.
Todas as fotos foram tiradas no dia 13 de novembro de 2011.
Desde que a sua adiministração passou para a FCA (Ferrovia Centro-Atlântica), em 1996, Praia Formosa vinha sofrendo lentamente com o abandono e descaso, já que a cada ano que passava, a concessionária vinha abandonando paulatinamente as suas atividades na região metropolitana, até que em meados de 2005, a mesma encerrou as suas atividades na estação após dois acidentes: um envolvendo uma betoneira que avançou o sinal da passagem de nível da Avenida Francisco Bicalho e se chocou com uma locomotiva que se dirigia a Estação Barão de Mauá e o outro em Itaboraí, quando um trem descarrilou e despejou 60 mil litros de óleo diesel no Rio Caceribu.
Fotos antigas
Imagem via Google Earth
Fotos
1.
2.
3.
4.
5.
6.
7.
8.
9.
10.
11.
12.
13.
14.
15.
16.
17.
18.
19.
20.
21.
22.
23.
24.
25.
26.
27.
28.
29.
30.
31.
32.
33.
34.
35.
36.
37.
38.
39.
40.
41.
42.
43.
44.
45.
46.
47.
48.
49.
50.
51.
52.
53.
54.
55.
56.
57.
58.
59.
60.
61.
62.
Todas as fotos foram tiradas no dia 13 de novembro de 2011.
-
- Usuário Diamante
- Mensagens: 1057
- Registrado em: 14 Set 2011, 08:11
Re: Praia Formosa [E. F. Leopoldina]
Que tal embarcarmos em um trem na estação de Praia Formosa?
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
- DadoDJ
- Administrador
- Mensagens: 3417
- Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
- Localização: Rio de Janeiro
- Contato:
Re: Praia Formosa [E. F. Leopoldina]
Minha nossa ! ! !
Se tiver algum hipertenso ou "cardíaco" aqui no fórum, tome seu medicamento antes de ver estas fotos ... o Adenilson ainda vai matar alguém assim !
SHOW !
Se tiver algum hipertenso ou "cardíaco" aqui no fórum, tome seu medicamento antes de ver estas fotos ... o Adenilson ainda vai matar alguém assim !
SHOW !
-
- Usuário ativo
- Mensagens: 16
- Registrado em: 13 Out 2012, 13:56
Re: Praia Formosa [E. F. Leopoldina]
A estação "Praia Formosa" da Leopoldina ficava ao lado da estação Alfredo Maia, separadas apenas pela Rua Figueira de Mello. No Mapa que consta no site "Estações Ferroviárias" isto é bem visível. Eu tenho uma cópia deste mapa, só que está no Brasil. Quando inauguraram a estação Barão de Mauá, abriu-se um ramal cruzando o canal do mangue, onde a LR montou uma oficina de sinalização e uma estação de cargas, que foi denominada de Praia Formosa.
-
- Usuário ativo
- Mensagens: 16
- Registrado em: 13 Out 2012, 13:56
Re: Praia Formosa [E. F. Leopoldina]
Nesta última foto, que é de tirar o fôlego, há um detalhe interessante. A estação era um terminal multimodal, pois do outro lado da plataforma é uma parada de bondes.
-
- Usuário Diamante
- Mensagens: 414
- Registrado em: 20 Set 2011, 16:35
Re: Praia Formosa [E. F. Leopoldina]
Rapaz!!Essas fotos esstão demais!!! Vc fez o q eu sonhava fazer qdo ia ao Rio! Parabéns, são furo de reportagens essas fotos!! Ponto para o Forum!
-
- Usuário Diamante
- Mensagens: 414
- Registrado em: 20 Set 2011, 16:35
Re: Praia Formosa [E. F. Leopoldina]
Achei isso em "A Noite", 15 de março de 1920:
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
-
- Usuário Diamante
- Mensagens: 414
- Registrado em: 20 Set 2011, 16:35
Re: Praia Formosa [E. F. Leopoldina]
Para reforçar:
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
-
- Usuário Diamante
- Mensagens: 414
- Registrado em: 20 Set 2011, 16:35
Re: Praia Formosa [E. F. Leopoldina]
Mais Praia Formosa.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
-
- Usuário ativo
- Mensagens: 13
- Registrado em: 14 Abr 2012, 12:20
Re: Praia Formosa [E. F. Leopoldina]
estava vendo imagens no GE e já estão disponíveis imagens de 2012 e já dá para perceber os efeitos no terreno que foi das oficinas de Praia Formosa.
mas algo que eu reparei foi que a fila de locomotivas e vagões abandonados continua lá.
Fico pensando no destino dessas pobres coitadas.
e aliás por pura ironia, os galpões hoje viraram ponto final dos ônibus que paravam no terminal em frente.
mas algo que eu reparei foi que a fila de locomotivas e vagões abandonados continua lá.
Fico pensando no destino dessas pobres coitadas.
e aliás por pura ironia, os galpões hoje viraram ponto final dos ônibus que paravam no terminal em frente.