---------------------------------------
É uma estação da linha Belford Roxo
Na linha:
Anterior: Del Castilho
Desativada: Walmart
Atual: Pilares (Cintra Vidal)
Desativada: Terra Nova
Seguinte: Tomás Coelho
----------------------------------------
Acessos:
Rua Álvaro de Miranda
Rua Turi
===============================
Horário de funcionamento:
04:45h às 22:00h (Segunda à Sexta)
-----------------------------------------
06:00h às 19:45h (Sábado)
-----------------------------------------
06:15h às 14:15h (Domingo e Feriado)
-----------------------------------------
Para saber outros horários a partir desta estação, acesse o site da SuperVia:
https://www.supervia.com.br/pt-br/servi ... sua-viagem
Selecione a estação de destino, a data e o horário que irá embarcar.
===============================
Esquema da estação:
Localização: Rua Turi, s/n - Pilares, Rio de Janeiro.
Dados técnicos e históricos:
Inauguração → 25/03/1898
Inauguração da atual construção → 04/04/1978
Antigo nome → Cintra Vidal
Distância à Central do Brasil → 12km
Distância à Belford Roxo → 20km
Altitude → 24m
Plataforma → Ilha (224m)
Área coberta (abrigo) → 47m
Número de passageiros por dia → 900
Histórico de Concessões e Ferrovias:
. E. F. Melhoramentos (1898-1903)
. Estrada de Ferro Central do Brasil
. Estrada de Ferro Leopoldina (1965-1975)
. Rede Ferroviária Federal S.A. (RFFSA)
. Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU)
. Companhia Fluminense de Trens Urbanos (Flumitrens)
. SuperVia - Trens Urbanos
Sobre a estação:
Aberta em 1898 pela Estrada de Ferro Melhoramentos do Brazil e incorporada em 1903 á Estrada de Ferro Central do Brasil, a estação Cintra Vidal homenageia Armando Cintra Vidal, um professor que foi proprietário de uma instituição de ensino naquele local.
Havia, até a década de 20, uma estação chamada "Pilares", porém na Estrada de Ferro Rio D'Ouro, estação esta que foi desativada quando modificado o traçado para passar onde se encontra atual Linha 2 do metrô. Depois de muitos anos, para uma melhor identificação dos passageiros em relação ao bairro, a estação da Linha Auxiliar passou a ter este mesmo nome, já durante a concessão da SuperVia.
A estação possuía um prédio simples, como outras da mesma linha. Em 1977 é entregue o novo e atual prédio da estação, em uma tentativa da Rede Ferroviária Federal em melhorar o atendimento há muito deficiente e que sempre motivava tumultos violentos.
Em 12/01/1999 acontecia o acidente mais grave da então jovem concessão da SuperVia. Dois trens se chocaram de frente entre a antiga estação de Terra Nova e Pilares, causando a morte de 4 pessoas e ferindo outras 32. (Matéria completa abaixo)
Imagem do local do acidente de Pilares, em 12/01/1999 (Foto: Jornal O Dia)
Matéria do dia seguinte ao acidente (Acervo Jornal do Brasil) - Ver em tamanho maior
No fim de 2019 a estação deixou de ser um ponto de rápida ligação com o Centro ou Baixada, já que a velocidade dos trens foi reduzida para 30km/h, fazendo o trem cobrir o mesmo percurso com o dobro do tempo. O motivo alegado pela concessionária seriam as invasões ao leito ferroviário, cada vez mais frequentes, no trecho entre as estações de Triagem e Pilares, acarretando em prejuízo na operação pelo grande número de pessoas trafegando pela via férrea. A cada vez maior presença de meliantes e usuários de droga também tem trazido prejuízo aos passageiros da linha.
Imagens da estação:
=============================================================================
Em 2015 (Autor: Filipe Anacleto)
=============================================================================
Em 2009 (Autor: Carlos Alberto Ramos)
=============================================================================
Em 2007 (Autor: Carlos Alberto Ramos)


=============================================================================
Frames de vídeo que mostram a estação no início dos anos 80 (Autor: Hugo Caramuru)
=============================================================================
Foto provavelmente dos anos 30 (Autor: Correio da Manhã | Acervo: Arquivo Nacional | Pesquisa: Adenilson M. Sousa)
Saiu no jornal:
Problemas operacionais sempre foram uma constante na Linha Auxiliar...
...e não raramente era a causa de diversos tumultos, como este abaixo:
Aviso no jornal sobre o novo sistema de bilhetagem adotado na então estação de Cintra Vidal.
Notícia sobre a inauguração em 8 meses do atual Viaduto Cristóvão Colombo, que fora construído para eliminar a passagem de nível no mesmo local.
O problema é que esses 8 meses viraram 11 anos, pois o viaduto só foi entregue ao tráfego em 1965 pelo Governador Carlos Lacerda.
=============================================================================
Imagem aérea da estação (ao centro) e entorno no ano de 2020
=============================================================================
Trilhos do Rio
Passado, presente e futuro: Tudo na mesma linha