---------------------------------------
É uma estação da linha Belford Roxo
Na linha:
Anterior: Jacarezinho (Vieira Fazenda)
Desativada: Maria da Graça
Atual: Del Castilho
Desativada: Walmart
Seguinte: Pilares (Cintra Vidal)
----------------------------------------
Acessos:
Avenida Suburbana
Avenida Pastor Martin Luther King Junior (RJ-083)
===============================
Horário de funcionamento:
05:00h às 22:00h (Segunda à Sexta)
-----------------------------------------
06:00h às 19:45h (Sábado)
-----------------------------------------
06:15h às 14:15h (Domingo e Feriado)
-----------------------------------------
Para saber outros horários a partir desta estação, acesse o site da SuperVia:
https://www.supervia.com.br/pt-br/servi ... sua-viagem
Selecione a estação de destino, a data e o horário que irá embarcar.
===============================
Esquema da estação:
Localização: Avenida Suburbana, 3600 - Del Castilho, Rio de Janeiro.
Dados técnicos e históricos:
Inauguração → 28/03/1898
Inauguração da atual construção → S/D
Antigo nome → Del Castillo
Distância à Central do Brasil → 10km
Distância à Belford Roxo → 22km
Altitude → 21m
Plataforma → Ilha (225m)
Área coberta (abrigo) → 48m
Número de passageiros por dia → S/D
Histórico de Concessões e Ferrovias:
. E. F. Melhoramentos (1898-1903)
. Estrada de Ferro Central do Brasil
. Estrada de Ferro Leopoldina (1965-1975)
. Rede Ferroviária Federal S.A. (RFFSA)
. Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU)
. Companhia Fluminense de Trens Urbanos (Flumitrens)
. SuperVia - Trens Urbanos
Sobre a estação:
Aberta em 1898 pela Estrada de Ferro Melhoramentos do Brazil e incorporada em 1903 á Estrada de Ferro Central do Brasil, a estação Del Castilho homenageia Manoel Maria Del Castillo, um engenheiro da Estrada de Ferro Melhoramentos do Brazil e depois da Estrada de Ferro Central do Brasil.
Havia, próxima a esta, uma estação chamada "Liberdade", pertencente a Estrada de Ferro Rio D'Ouro, com o passar dos anos as duas passaram a ter o mesmo nome (Del Castilho), mesmo que informalmente. Anos mais tarde, no fim da década de 60, a linha da Rio D'Ouro e sua estação foram desativadas para dar lugar a Linha 2 do metrô. Em 1983 a estação da Companhia do Metropolitano é inaugurada, sendo fechada por problemas operacionais em 1985 e reaberta em 1987 no governo de Wellington Moreira Franco.
A estação fica também próxima a antiga fábrica da Companhia de Tecidos Nova América, que foi uma grande referência do setor no Estado e no Brasil, funcionando no prédio entre 1925 e 1991. Em 1995 torna-se o atual Shopping Nova América, um grande centro de compras da zona norte carioca.
Atualmente a estação é uma das mais precárias do sistema, sofrendo diretamente com ações do tráfico de drogas.
No fim de 2019 a estação deixou de ser um ponto de rápida ligação com o Centro ou Baixada, já que a velocidade dos trens foi reduzida para 30km/h, fazendo o trem cobrir o mesmo percurso com o dobro do tempo. O motivo alegado pela concessionária seriam as invasões ao leito ferroviário, cada vez mais frequentes, no trecho entre as estações de Triagem e Pilares, acarretando em prejuízo na operação pelo grande número de pessoas trafegando pela via férrea. A cada vez maior presença de meliantes e usuários de droga também tem trazido prejuízo aos passageiros da linha.
Imagens da estação:
=============================================================================
Aspecto do acesso à estação em 2016 (Jornal Extra)
Em 2008 (Autor: Renan F. Souza)
=============================================================================
Frames de vídeo que mostram a estação no início dos anos 80 (Autor: Hugo Caramuru)
=============================================================================
Imagem aérea da estação (ao centro) e entorno no ano de 2020
=============================================================================
Trilhos do Rio
Passado, presente e futuro: Tudo na mesma linha