Inauguração: 1876
Desativação: 1964
Histórico de concessões e ferrovias: E.F. de Cantagallo (1876-1889), The Leopoldina Railway Company Ltd. (1889-1950), E.F. Leopoldina (1950-1957) e RFFSA (1957-1964)
Plataformas: 1
Uso atual: 7º CPA/11º BPM de PMERJ, Correios, lanchonete e parada de ônibus intermunicipais
Monnerat foi a última estação da extinta Linha do Cantagalo que eu percorri nesse dia. O belíssimo local, 2º Distrito de Duas Barras, parece que parou no tempo, devido a tranquilidade e quantidade de construções antigas preservadas. A estação, felizmente, encontra-se em excelente estado de conservação e sofreu poucas descaracterizações. Após o fim da ferrovia, a mesma passou a servir como parada de ônibus intermunicipais, função que mantém até hoje.
Fotos antigas

Fotos
1. Eu tentei reproduzir o ângulo da foto antiga

2. Lateral

3. A parte de trás está bem descaracterizada

4.

5. A outra lateral

6. Monnerat

7.

8.

9.

10. A frente da estação

11.

12. Lanchonete que funciona no local

13.

14.

15. Agência do Correios

16.

17. Sobre a antiga plataforma, sentido estação Cordeiro

18.

19.

20.

21. Passageiros não aguardam mais o trem e sim o ônibus

22. Detalhe da cobertura

23.

24.

25.

26. A estação agora funciona como parada de ônibus intermunicipais

27.

28.

29. No lugar do trem, o ônibus

30. Essa construção não pertencia a ferrovia, mas foi construída seguindo as linhas da antiga estação

Esse foi o fim do meu passeio. Em breve pretendo fotografar as demais estações de Nova Friburgo, a estação de Cordeiro e descer a serra em busca de vestígios da extinta ferrovia entre Nova Friburgo e Cachoeiras de Macacu. Aguardem e espero que tenham gostado dessa primeira parte.