Quando eu era pequena...
Minha mãe sempre trabalhou na CTB na Rua Alexandre Mackenzie, ali atrás da Light, onde hoje é o Centro Cultural Light.
Lembro-me que quase todos os dias eu ia de carro com meu pai buscar mamãe no trabalho. Isso era início dos anos 60, pois nasci em fev/1960.
Como morava, e moro até hj, na Ilha do Governador, nosso itinerário era sempre a Rodrigues Alves, Barão de Tefé, Camerino e Marechal Floriano.
Não me lembro bem a idade que tinha, mas devia ser lá pelos meus 6 anos. Até hoje sinto o cheirinho das maçãs que chegavam da Argentina
de navio no armazém (acho que nº3) em frente à Barão de Tefé. Lembro-me também das inúmeras PNs que existiam por todo o trajeto.
Eu costumava contar a quantidade de vezes que o carro passava sobre uma delas e mais parecia um "terremoto" o barulho que fazia.
Depois disso, eu mesma trabalhei 21 anos na Embratel no mesmo endereço e fazia o mesmo percurso. Era pra eu saber de cor cada PN pra contar pra vcs.
Sinto muito pessoal, mas hoje só tenho vagas lembranças; até pq jamais imaginei que um dia eu fosse gostar das coisas do Rio Antigo.
Para mim, os trilhos são parte deste Rio Antigo de que tanto sinto saudade, apesar de não(?) ter vivido naquele tempo.
Se existirem outras vidas além desta, eu não sei, alguma delas eu vivi neste tal de Rio Antigo. E talvez muitos de vcs tenham sido meus vizinhos.
O fato é que não sei se poderei colaborar muito com as pesquisas de vcs, pois não sou nenhuma
expert em trilhos, apesar de os admirar e saber da sua incrível importância.
Mas... Sempre tem uma mas, né?! Como minha memória chega lá pelos idos de 1966, e ainda, considerando-se que, quando criança, eu ouvi muuuiiitas histórias de vida de meus familiares, que hoje soam como parte da história da cidade para mim, gostaria de fazer um pedidozinho a vcs.
Dei uma olhada nos tópicos de mapas, GoogleEarth etc., e percebi que meu olhar em relação às estradas de ferro é o de uma perfeita analfabeta em trilhos, comparando com o de vcs. Portanto, pergunto: teria como alguém, algum dia (não é sangria desatada), fazer um esqueminha pra mim, mostrando os trajetos das principais EFs aqui do Rio? Tipo assim...
"For dummies" mesmo, sabe?! Central do Brasil e Leopoldina pra começar, pois eu não tenho a menor ideia das estações que existiam nelas (até por conta de eu ter nascido e morado até hj na Ilha). Mas, por exemplo, lembro-me muito bem quando um tio meu dizia sempre que pegava o trem e saltava na estação de Praia Pequena pra ir ao trabalho. Passei anos me perguntando que diacho de "praia" seria essa em que passava um trem?!?!?!

No entanto, se eu conseguisse "visualizar" na mente, para início de conversa, essas 2 EFs, teria como me localizar no tempo e no espaço.
Será que isso é pedir muito?
Ahhh, sim, e me digam, por favor, quem é quem nessa brincadeira de linha auxiliar, Rio d'Ouro etc., ok?!
Não sei não, mas acho que depois disso posso vir a contribuir mais para o fórum.
Minha sorte é que eu não tenho vergonha de dizer a verdade.
Abraços a todos