Guilherme.
Belas fotos e parabéns pela criação específica do tópico
De qualquer forma, vale aqui um resumo de tudo que já foi dito. O galpão não é a estação que foi descaracterizada e sim outra construção, que pelos cálculos feitos, teve uma de suas paredes coincidentes com a da estação original.
O galpão possui o dístico da E.F.C.B por ter sido utilizado pela ferrovia para fins de manutenção.
Resumidamente o que aconteceu foi o seguinte:
1) A estação original foi inaugurada no início de 1929 quando a linha auxiliar era dupla. Estranhamente não foi construída entre as linhas e sim com um lado voltado para a rua, no caso a Domingo de Magalhães e portanto, a segunda linha não atendia a estação.
Poucos anos depois, a plataforma dessa estação foi aumentada em comprimento.
2) Em data que ainda não temos, mas estimo final dos anos 30 ou início dos 40, foi construída do outro lado a plataforma da Rio D'ouro e Maria da Graça passou a ter 2 plataformas, não totalmente alinhadas, mas com a plataforma da Rio D'ouro discretamente antes da plataforma original da auxiliar, mas com a maior parte de ambas alinhada.
Não sei se nessa época, a auxilar já dispunha de 3 linhas, mas as plataformas eram bem separadas, pelo que vi nas fotos.
Essa plataforma da Rio D'ouro era adjacente a Rua Antônio de Freitas.
3) Também não sabemos a ordem dos fatos, mas a plataforma da Rio D'ouro foi desativada e foi construída uma moderna entre as linhas 1 e 2 de Maria da Graça. Nesse momento, talvez a estação original tenha sido demolida e o galpão construído.
4) Essa estação agora única, estaria apta a receber trens da auxiliar e Rio D'ouro, pois as linhas eram mistas e a ferrovia já estava eletrificada.
5) Nos anos 70, essa estação mais moderna foi demolida.
Conclusão: O galpão não foi a estação.
