Estação Guedes da Costa
- DadoDJ
- Administrador
- Mensagens: 3435
- Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
- Localização: Rio de Janeiro
- Contato:
Estação Guedes da Costa
Tópico reservado para postagem de dados, matérias, notícias, informações, registros ou imagens sobre a estação Guedes da Costa
-
- Usuário Ouro
- Mensagens: 124
- Registrado em: 04 Ago 2012, 14:48
Re: Estação Guedes da Costa
EFCB - Linha do Centro: Estação Guedes da Costa
Quando eu, David e Guilherme chegamos ao Km 64 da Linha do Centro (apesar da operação ser da MRS Logística hoje em dia, a quilometragem relativa permanece original - contando a partir da Central do Brasil) eu estava bastante animado porque exatamente naquele local, na bifurcação das linhas da Supervia (Ramal de Paracambi) e da MRS, existiu a Estação Guedes da Costa.
Hoje o local abriga um posto da MRS. Mas a minha maior curiosidade era se aquela edificação onde hoje é o posto, foi a Estação Guedes da Costa.
Eu tinha algumas suspeitas de que de fato o posto foi uma estação ferroviária. Primeiro porque ali existiu uma estação e isso está registrado. Segundo porque o posto fica do lado da via onde deveria existir a estação visto que estaria ao lado da via mais antiga. Terceiro, ela possui uma pequena rampa de acesso que me lembra muito uma plataforma (e no posto eu não vi nenhum funcionário deficiente que justificasse a construção de uma rampa). O meu palpite é que o posto foi erguido por cima da Estação Guedes da Costa, a descaracterizando.
Enfim... Eu não podia afirmar nada até porque o funcionário mais antigo do posto só está lá há dois anos, então não pode confirmar com o pessoal da MRS. Os entornos também não possuem casas onde eu pudesse perguntar sobre o assunto... Na verdade o único sinal de civiliação naquele local é o próprio posto. Por sorte o Vicente me colocou em contato com um amigo dele, pesquisador ferroviário, que confirmou.
Sendo assim... Estou mostrando aqui o posto do Km 64 da Linha do Centro da EFCB. Mas também estou mostrando a Estação Guedes da Costa.
Foto 1: O posto, à esquerda

Foto 2: Uma pequena cabine de alvenaria no lado oposto da via

Foto 3:

Foto 4: O posto da MRS, a Estação Guedes da Costa

Foto 5:

Foto 6:

Foto 7: Um Série 700 passa no Ramal de Paracambi

Foto 8:

Foto 9:

Foto 10: Trilhos TR 67 (trilhos pesados, de carga). Várias fotos que fiz da GE AC44I foram tiradas no Km 64

Foto 11:

Foto 12:

Foto 13: Notem que essa pequena rampa lembra em muito o final de uma plataforma. A planta que nasceu mostra claramente que a rampa é muito mais antiga do que parece. Fora isso, notem que mesmo com a fundação, o posto fica exatamente no mesmo nível do lastro. Isso mostra que pela altura da rampa sem todo esse excesso de pedras de lastro, a rampa ficaria um pouco acima do nível da via, como uma plataforma. Em resumo: meu palpite é que Guedes da Costa foi demolida e o posto foi erguido em seu lugar, contudo a antiga plataforma permanece

Foto 14: Uma torre no posto

Foto 15: Entornos

Foto 16:

Locais interessantes nas proximidades
. EFCB - Linha do Centro: Km 67
. Supervia - Ramal de Paracambi - Ponte no Km 63
Créditos
Texto: Renan Souza
Fotos: 1-16 por Renan Souza em 2009
Contribuições: Guilherme Pinho, David Rodrigues e Vicente Junior (informações)
Quando eu, David e Guilherme chegamos ao Km 64 da Linha do Centro (apesar da operação ser da MRS Logística hoje em dia, a quilometragem relativa permanece original - contando a partir da Central do Brasil) eu estava bastante animado porque exatamente naquele local, na bifurcação das linhas da Supervia (Ramal de Paracambi) e da MRS, existiu a Estação Guedes da Costa.
Hoje o local abriga um posto da MRS. Mas a minha maior curiosidade era se aquela edificação onde hoje é o posto, foi a Estação Guedes da Costa.
Eu tinha algumas suspeitas de que de fato o posto foi uma estação ferroviária. Primeiro porque ali existiu uma estação e isso está registrado. Segundo porque o posto fica do lado da via onde deveria existir a estação visto que estaria ao lado da via mais antiga. Terceiro, ela possui uma pequena rampa de acesso que me lembra muito uma plataforma (e no posto eu não vi nenhum funcionário deficiente que justificasse a construção de uma rampa). O meu palpite é que o posto foi erguido por cima da Estação Guedes da Costa, a descaracterizando.
Enfim... Eu não podia afirmar nada até porque o funcionário mais antigo do posto só está lá há dois anos, então não pode confirmar com o pessoal da MRS. Os entornos também não possuem casas onde eu pudesse perguntar sobre o assunto... Na verdade o único sinal de civiliação naquele local é o próprio posto. Por sorte o Vicente me colocou em contato com um amigo dele, pesquisador ferroviário, que confirmou.
Sendo assim... Estou mostrando aqui o posto do Km 64 da Linha do Centro da EFCB. Mas também estou mostrando a Estação Guedes da Costa.
Foto 1: O posto, à esquerda

Foto 2: Uma pequena cabine de alvenaria no lado oposto da via

Foto 3:

Foto 4: O posto da MRS, a Estação Guedes da Costa

Foto 5:

Foto 6:

Foto 7: Um Série 700 passa no Ramal de Paracambi

Foto 8:

Foto 9:

Foto 10: Trilhos TR 67 (trilhos pesados, de carga). Várias fotos que fiz da GE AC44I foram tiradas no Km 64

Foto 11:

Foto 12:

Foto 13: Notem que essa pequena rampa lembra em muito o final de uma plataforma. A planta que nasceu mostra claramente que a rampa é muito mais antiga do que parece. Fora isso, notem que mesmo com a fundação, o posto fica exatamente no mesmo nível do lastro. Isso mostra que pela altura da rampa sem todo esse excesso de pedras de lastro, a rampa ficaria um pouco acima do nível da via, como uma plataforma. Em resumo: meu palpite é que Guedes da Costa foi demolida e o posto foi erguido em seu lugar, contudo a antiga plataforma permanece

Foto 14: Uma torre no posto

Foto 15: Entornos

Foto 16:

Locais interessantes nas proximidades
. EFCB - Linha do Centro: Km 67
. Supervia - Ramal de Paracambi - Ponte no Km 63
Créditos
Texto: Renan Souza
Fotos: 1-16 por Renan Souza em 2009
Contribuições: Guilherme Pinho, David Rodrigues e Vicente Junior (informações)