ESTE SITE SERÁ DESCONTINUADO EM BREVE. FAVOR ACESSAR trilhosdorio.org
Tempo de leitura: 6 minutos
Texto escrito por Mozart Rosa e revisão de ortografia e pontuação realizada por IA ChatGPT

Agrimensor.

Continua após a publicidade

Você sabe o que é?

Nosso herói, o Sr. Ademar Benévolo, era um.

O agrimensor é o profissional que determina os limites legais das propriedades, sejam elas rurais ou urbanas. Seu papel principal é coletar, organizar e fornecer dados para documentos legais, tais como laudos técnicos para a construção civil ou projetos de minas e energia, entre outras especificidades.

É comum a confusão entre as definições de agrimensores e topógrafos, porém a Topografia é uma ciência inserida na Agrimensura, mas a agrimensura trata de questões mais abrangentes como a Geodésia, ciência que permite representar a superfície da terra, onde a topografia está inclusa.

Fonte: IME

Bem vindo(a) a mais um artigo exclusivo do site Trilhos do Rio. Agradecemos a visita e desejamos a todos uma excelente leitura!


O QUE É A TOPOGRAFIA?

O conceito da palavra Topografia deriva das palavras gregas “topos”, que significa lugar, e “graphoen”, sendo traduzida como descrever. Dessa maneira, o termo significa a descrição exata e minuciosa de um lugar, descrevendo os relevos de regiões.

Fonte: Blog da CPE Topografia

A Topografia nasceu alinhada ao estudo dos mapas, realizado na cartografia, onde as pessoas sempre possuíam a necessidade de especificar as condições e estrutura dos caminhos descritos nas cartas geográficas. Sendo assim, a atividade é muito antiga e difundida, sendo a base de qualquer projeto e de obras. Por exemplo, para a realização de obras viárias, edificações, aeroportos, usinas hidrelétricas, sistema de água e esgoto. Em todos os casos é necessário primeiramente o conhecimento da região para a realização dos projetos. Logo, necessita-se do conhecimento da área. Posteriormente, na fase de implantação, a equipe de topografia realiza a locação do projeto para a correta construção.

 

QUAL O FOCO DA TOPOGRAFIA?

A Topografia visa a definição de uma região, determinando o contorno, dimensão e posição relativa de uma localidade, sendo em superfície terrestre, no fundo dos mares ou no interior de minas, por exemplo. Inserido na topografia para a realização dos seus objetivos, há métodos e instrumentos que permitem este conhecimento do terreno e asseguram a adequada implantação da obra ou serviço. Sendo assim, essa área de estudo aplica-se a um raio limitado, ou seja, áreas menores. Pois, nesse limite a terra é considerada sem deformação cilíndrica. Para mensuração de áreas maiores utilizam-se técnicas da Geodésia.

 

O QUE É AGRIMENSURA?

A Agrimensura é uma ciência em que se utiliza conhecimentos da Geomática como ferramenta para a captura e gerenciamento de dados espaciais. Sendo executada desde a Idade Média, foi somente reconhecida como profissão em 1957. Desde então, a Lei 3.144 de 20 de maio de 1957 determina sobre o curso superior em Agrimensura.

Continua após a publicidade

Sendo assim, o engenheiro agrimensor é um profissional apto a responder por diversas competências, como: regularização fundiária, loteamento, desmembramento de terrenos, parcelamento, mudança de titularidade, reserva legal.

Fonte: SEESP

Desse modo, há registros das primeiras propriedades demarcadas ainda no Egito Antigo, na época dos faraós. O agrimensor era a pessoa responsável por determinar onde começava e onde terminava uma faixa de terra pertencente a uma pessoa.

Portanto, a agrimensura possui um conceito mais amplo do que a topografia, utilizando dos instrumentos da topografia para chegar nos resultados pretendidos.

Ao longo do tempo, a Agrimensura se tornou um dos ramos da engenharia, a Engenharia de Agrimensura. Ela utiliza das ferramentas da topografia como instrumentos para auxiliar nos trabalhos, aplicado a construções que irão alterar o ambiente. Sendo assim, possível coordenar e executar levantamentos topográficos, geodésicos, batimétricos, cartográficos e fotogramétricos.

 

GEOMÁTICA

Também conhecida como Geoinformática, é o ramo da informática que integra todos os meios utilizados para a aquisição e gestão de dados espaciais, através do uso de serviços de tecnologia e informação. A gestão inclui a aquisição, captura, modelagem, tratamento, armazenamento, recuperação, análise, exploração, representação, visualização e disseminação de informação espacial e sua aplicação em diversas áreas.

Fonte: Tech Portugal

As suas atividades passam pelo desenvolvimento e uso de bases de dados espaciais, algoritmos, aplicações web, webmapas, processamento digital de imagem, desenho assistido por computador (CAD), deteção remota, drones, cartografia, apoios topográficos, mapeamentos digitais, sistemas de informações geográficas (SIG), hidrografia e muito mais.

 

E QUAL A IMPORTÂNCIA DO AGRIMENSOR PARA AS FERROVIAS?

Todas as informações acima foram retiradas da Internet e republicadas aqui sem nenhuma edição. Nosso objetivo foi o de trazer para quem gosta de ferrovias conhecimento dessa profissão extremamente importante para o setor e praticamente desconhecida pela maioria.

É comum em fóruns e em debates em grupos existirem profissionais das mais diversas áreas, mas nenhum agrimensor. Esse profissional de extrema importância para o setor nunca é citado. Compete a ele determinar cortes de terrenos, angulação, raios de curvatura, tudo que envolva a construção ou a reconstrução de uma ferrovia. Na reconstrução não basta recolocar trilhos, é preciso ver se existem traçados melhores e mais baratos, que podem ser reconstruídos com as tecnologias atuais. Traçados conceituais ligando o ponto A ao ponto B, qualquer um faz, mas determinar a viabilidade técnica desse traçado nenhum engenheiro tem capacidade para isso, isso compete ao Agrimensor. Como já dito anteriormente, ninguém cita esse profissional, ele é ausente dos debates. Isso não tem como dar certo. Abaixo, vídeo de uma dessas novas tecnologias que podem ser usadas em novos túneis ferroviários.

 

DIA DO ENGENHEIRO AGRIMENSOR – 4 DE JUNHO

Assim como ano após ano em dezembro fazemos uma homenagem a D. Pedro II, republicando artigo que fizemos sobre ele e Mauá mostrando a importância dos dois nas ferrovias do Brasil e do mundo, a partir dessa data passaremos todo ano, enquanto existirmos, sempre no dia 4 de junho, a republicar esse texto em homenagem aos agrimensores, essa profissão pouco conhecida, e homenageando também o sr. Ademar Benévolo, em nossa opinião o maior de todos eles.

Fontes: Páginas da Internet e Wikipédia.

 

Gostou? Curtiu?
Compartilhe!

Agradecemos a leitura, até a próxima!

O conteúdo deste artigo pode refletir, ou não, a opinião da instituição, sendo de inteira responsabilidade de seu autor.

Loading

Autor

  • Mozart Fernando

    Engenheiro Mecânico formado pela Faculdade Souza Marques em 1992, foi secretário-geral da AFTR no mandato 2017-2020 e atualmente ocupa o cargo de diretor-técnico da instituição. Iniciou sua carreira profissional em 1978 trabalhando com um engenheiro que foi estagiário da RFFSA entre 1965 e 1966. Esse Engenheiro durante esse período trabalhando no setor de cremalheiras acompanhou o desmonte da E.F. Cantagalo e conhecia diversas histórias envolvendo o desmonte da Ferrovia de Petrópolis realizado pela mesma equipe. Histórias que muitos preferem esquecer. Parte dessa convivência extremamente valiosa está transcrita nos textos publicados pela AFTR. Não se considera um “especialista” em ferrovias, outra palavra que hoje no Brasil mais desmerece do que acrescenta. Se considera um “Homem de Negócios” e entende que o setor ferroviário só terá chance de se alavancar quando os responsáveis por ele também forem homens de negócios. Diferente de rodovias, as ferrovias são negócios. E usar para ferrovias os mesmos parâmetros balizares de construção e projeto usados em rodovias redundará em fracasso. Mozart Rosa é alguém que mais que projetos, quer apresentar Planos de Negócios para o setor.

    Ver todos os posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 × quatro =

Previous post Projeto Aparecida
Next post O Expresso Campo Grande
error: Este conteúdo não pode ser copiado. Caso use o arquivo, por favor cite a fonte.