*Com informações do MetrôRio
O MetrôRio, por meio de um edital público, selecionou oito projetos sociais para receberem apoio financeiro via Lei Municipal de Incentivo à Cultura (Lei do ISS). Estes projetos, que se concentrarão no desenvolvimento de áreas em situação de vulnerabilidade social próximas às estações do sistema metroviário, foram escolhidos com base nas vertentes de democratização do acesso à cultura, arte e educação.
Como parte de seu compromisso com a responsabilidade social, o MetrôRio apoiará, ao longo de 2024, os seguintes projetos: Geração de Sons, Olhares Cariocas, Um Novo Amanhã, Associação Rede Cruzada, Escolas de Música e Cidadania, Escrevendo Minha História, Núcleo de Acessibilidade e Inclusão da Escola de Música da Rocinha e o Jornal Fala Roça. No ano anterior, a empresa também respaldou oito iniciativas por meio da Lei do ISS, beneficiando 9.459 pessoas através dos projetos.
Abaixo mais detalhes sobre os projetos escolhidos para receber apoio do MetrôRio em 2024:
Gerando Sons
O Instituto Brasileiro de Música e Educação (IBME) propõe o projeto Gerando Sons, que oferece aulas gratuitas de instrumentos musicais para crianças e jovens entre 7 e 19 anos. A iniciativa busca promover a transformação social e integração comunitária por meio da educação, música e cultura para estudantes da rede pública de ensino, famílias e comunidades no Estado do Rio de Janeiro.
Olhares Cariocas
O projeto Olhares Cariocas tem como proposta criar vídeos de alta qualidade utilizando apenas um celular. Com oficinas audiovisuais e de artes digitais, a iniciativa atende 500 jovens e adultos, de 12 a 24 anos, moradores de Triagem, Mangueira, Jacaré, Santo Amaro e outras comunidades da Zona Norte.
Um Novo Amanhã
O Projeto Um Novo Amanhã realiza ações voluntárias para atendimento de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Atuando no desenvolvimento social e integração comunitária, a organização promove cidadania, arte, educação, esporte e cultura.
Rede Cruzada
A Associação Rede Cruzada oferece atividades voltadas para a educação inclusiva, como aulas de leitura, reforço escolar, recreação e alfabetização de crianças e adultos. A organização contribui para a redução dos indicadores de evasão escolar por meio de ações voltadas à educação inclusiva.
Escola Música e Cidadania
Criado há 18 anos, o projeto Escola de Música e Cidadania, da Agência do Bem, oferece oficinas de música a crianças e adolescentes de mais de 30 comunidades do estado do Rio de Janeiro, incluindo aulas teóricas e práticas de técnicas musicais.
Escrevendo Minha História
O projeto Escrevendo Minha História promove oficinas de contação de histórias e redação para crianças e adolescentes de comunidades e alunos da rede municipal de ensino. A iniciativa busca potencializar a escrita e o desenvolvimento educacional.
Núcleo de Acessibilidade e Inclusão da Escola de Música da Rocinha
Localizado próximo à estação São Conrado, o Núcleo de Acessibilidade e Inclusão da Escola de Música da Rocinha oferece atendimento especializado para crianças e jovens com deficiência intelectual, como síndrome de down e autismo. O projeto contará com aulas gratuitas de musicalização para 30 alunos ao longo de 12 meses.
Fala Roça
O projeto Fala Roça, situado na Rocinha, oferece oficinas de comunicação para os moradores da região. Essa iniciativa, vinculada a uma associação de comunicação, estimula a criatividade e interatividade por meio de novas narrativas.
Texto escrito em 16 de janeiro de 2024 às 20h13
Última atualização em 16 de janeiro de 2024 às 20h13
Imagem de capa: divulgação MetrôRio