A Associação Fluminense de Preservação Ferroviária – AFPF reúne interessados no resgate, na memória e na história ferroviária no Estado do Rio de Janeiro. Foi fundada em 30 de abril de 1999 por membros da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária – ABPF, dentre eles o saudoso Luís Octávio, um apaixonado pelas ferrovias.
Nossa missão é reativar antigas ferrovias no Estado do Rio, em especial a Mauá, e promover a preservação ferroviária, incentivando a atividade turística e cultural através das memória das ferrovias.
Nossa visão é atuar em diversas atividades de resgate, preservação e manutenção da história ferroviária, divulgando com responsabilidade a história local e regional, promovendo a implantação de Museus e fomentando estudos que ajudem a viabilizar Trens Turísticos no Estado do Rio de Janeiro.
A data escolhida para nossa fundação homenageia à inauguração, da primeira ferrovia do Brasil, a Estrada de Ferro de Petrópolis da Imperial Companhia de Navegação a Vapor, em 1854, mais conhecida por Estrada de Ferro Mauá, obra esta de iniciativa do grande empresário brasileiro, Irineu Evangelista de Souza, agraciado com o título de Barão de Mauá pelo Imperador Pedro II e posteriormente como Visconde.
~ Veja abaixo mais informações e as últimas atividades da AFPF ~
Visite o site da Associação Fluminense de Preservação Ferroviária – AFPF!
Clique aqui!