Com informações do site Italva em Foco e colaboração de Gabriel Paulino, coordenador da regional AFMB – Estrada de Ferro Cantagalo*

Na sexta-feira, dia 28 de junho de 2024, o Prefeito Leonardo Orato, conhecido como “Léo Pelanca”, inaugurou o Centro de Memórias Paulo Satiro Siqueira, instalado na antiga estação ferroviária do município de Italva, que foi completamente restaurada. O prédio também abriga a partir de agora a sede da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer.

A cerimônia, que recebeu grande público, relembrou as inúmeras tentativas das autoridades italvenses em recuperar o prédio histórico. Para a realização da cerimônia o Prefeito Léo Pelanca convidou ex-secretários de cultura do município, bem como representantes de outros governos, para que subissem ao palco e dessa forma pudessem contar toda a trajetória de luta pela estação, até a sua completa reforma realizada pelo atual governo.

A família do saudoso Paulo Satiro, homenageado que deu nome ao Centro de Memórias, contou a trajetória do antigo funcionário da companhia férrea e presentou a população com um Quepe que pertencia ao Paulo Satiro e que agora fará parte do acervo local.

Presença dos vereadores e do ex-deputado federal Felício Laterça, responsável pela emenda que destinou o recurso para a obra, através de um pedido do Vereador Arthur Moreno. Participação também de Antônio Carlos Poeta, que declamou um poema preparado para o momento.

Os alunos do projeto Inclusão Cultural entoaram o Hino de Italva sob a regência da professora Renata Schuwartz. Ao final todos puderam conhecer o novo espaço, em uma noite bastante significativa para a história da cidade.

Texto escrito em 05 de julho de 2024 às 12h25
Última atualização em 05 de julho de 2024 Às 12h25
Imagem de capa: Amaury Jr. – Site Italva em Foco