ESTE SITE SERÁ DESCONTINUADO EM BREVE. FAVOR ACESSAR trilhosdorio.org
Tempo de leitura: 3 minutos

Com informações do site Italva em Foco e colaboração de Gabriel Paulino, coordenador da regional AFMB – Estrada de Ferro Cantagalo*

Continua após a publicidade

 

Imagem: Amaury Jr.

Na sexta-feira, dia 28 de junho de 2024, o Prefeito Leonardo Orato, conhecido como “Léo Pelanca”, inaugurou o Centro de Memórias Paulo Satiro Siqueira, instalado na antiga estação ferroviária do município de Italva, que foi completamente restaurada. O prédio também abriga a partir de agora a sede da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer.

Imagem: Amaury Jr.

A cerimônia, que recebeu grande público, relembrou as inúmeras tentativas das autoridades italvenses em recuperar o prédio histórico. Para a realização da cerimônia o Prefeito Léo Pelanca convidou ex-secretários de cultura do município, bem como representantes de outros governos, para que subissem ao palco e dessa forma pudessem contar toda a trajetória de luta pela estação, até a sua completa reforma realizada pelo atual governo.

A cerimônia teve a presença de grande público. Imagem: Amaury Jr.

A família do saudoso Paulo Satiro, homenageado que deu nome ao Centro de Memórias, contou a trajetória do antigo funcionário da companhia férrea e presentou a população com um Quepe que pertencia ao Paulo Satiro e que agora fará parte do acervo local.

Imagem: Amaury Jr.

Presença dos vereadores e do ex-deputado federal Felício Laterça, responsável pela emenda que destinou o recurso para a obra, através de um pedido do Vereador Arthur Moreno. Participação também de Antônio Carlos Poeta, que declamou um poema preparado para o momento.

Imagem: Amaury Jr.

Os alunos do projeto Inclusão Cultural entoaram o Hino de Italva sob a regência da professora Renata Schuwartz. Ao final todos puderam conhecer o novo espaço, em uma noite bastante significativa para a história da cidade.

Imagem: Amaury Jr.

 

Texto escrito em 05 de julho de 2024 às 12h25
Última atualização em 05 de julho de 2024 Às 12h25
Imagem de capa: Amaury Jr. – Site Italva em Foco

Loading

Autor

  • AF Trilhos do Rio

    A Associação Ferroviária Trilhos do Rio - AFTR é um grupo de amigos, profissionais, entusiastas e pesquisadores ferroviários que organiza, desde o ano de 2009, eventos, atividades e pesquisas, tanto documentais quanto em campo, sobre a história e patrimônio ferroviário do estado do Rio de Janeiro, com o objetivo de resgatar, preservar e divulgar a história e memória dos transportes sobre trilhos fluminenses.

    Ver todos os posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 + dezesseis =

Previous post Concessionárias se unem para debater soluções às pessoas em situação de rua
Next post Supervia anuncia mais viagens no ramal Santa Cruz e retorno do ramal Deodoro parador
error: Este conteúdo não pode ser copiado. Caso use o arquivo, por favor cite a fonte.