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Com informações do Jornal O GloboJornal O Globo*

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O Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ) aprovou por unanimidade um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) que envolve o governo estadual, o Ministério Público, a concessionária MetrôRio e as empreiteiras do projeto. Com a expectativa de retomada das obras ainda este ano, a conclusão está prevista para ocorrer em dois a três anos. Contudo, os passageiros da Linha 4 precisarão fazer baldeação na estação São Conrado, uma vez que a alça entre o Leblon e a Gávea não será finalizada imediatamente.

A Secretaria de Transporte e Mobilidade (Setram) informou que restam apenas 40 metros para completar a escavação da galeria entre São Conrado e Gávea, enquanto a ligação Leblon-Gávea ainda precisa de mais 1,2 quilômetro de tunelamento. A conclusão dessa alça dependerá da futura expansão do metrô até a Estação Uruguai, com a previsão de que aproximadamente 6,5 quilômetros precisem ser escavados sob o Maciço da Tijuca.

O custo das obras para a conclusão é ligação da estação Gávea está estimado em R$ 697 milhões, com a concessionária MetrôRio arcando com a maior parte. O início das obras, após a homologação do TAC, levará cerca de 60 dias, com a entrega da estação Gávea prevista para até três anos. O governo do estado, por meio do governador Cláudio Castro, garantiu recursos adicionais para evitar interrupções, destacando a urgência e prioridade na conclusão do projeto, que é considerado essencial para melhorar a mobilidade urbana no Rio.

 

Texto escrito em 26/09/2024 às 17h34

Última atualização em 26/09/2024 às 17h34

Imagem de capa: editoria de arte O Globo

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  • AF Trilhos do Rio

    A Associação Ferroviária Trilhos do Rio - AFTR é um grupo de amigos, profissionais, entusiastas e pesquisadores ferroviários que organiza, desde o ano de 2009, eventos, atividades e pesquisas, tanto documentais quanto em campo, sobre a história e patrimônio ferroviário do estado do Rio de Janeiro, com o objetivo de resgatar, preservar e divulgar a história e memória dos transportes sobre trilhos fluminenses.

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