Com informações de membros da Associação Fluminense de Preservação Ferroviária – AFPF*
Na manhã desta sexta-feira, dia 09 de fevereiro de 2024, membros da diretoria da Associação Fluminense de Preservação Ferroviária – AFPF, estiveram reunidos com o prefeito do município de Areal, Gutinho Bernardes. A reunião contou com a presença do presidente da AFPF, Ricardo Lafayette, a vice-presidente Ângela França, e o membro do conselho, Carlos Assis.

Continua após a publicidade
A cidade, a pouco mais de 100 quilômetros de distância da capital do estado, já possuiu ferrovia passando por seu território ainda quando pertencia a Três Rios: a Estrada de Ferro Príncipe do Grão-Pará, posteriormente Estrada de Ferro do Norte, e por fim, Leopoldina, que percorria com seus trens a linha em direção a São José do Vale do Rio Preto e à Três Rios. Infelizmente a estrada de ferro foi desativada no trecho para São José do Rio Preto (ainda sem o Vale no nome) em 1947, e no trecho em direção à Três Rios a desativação ocorreu na década de 1960.
A diretoria da AFPF esteve em reunião apresentando uma proposta que pode tornar possível a implantação de um trem turístico na região de Alberto Torres, onde existe ainda a estação ferroviária preservada e neste mesmo local, em 2023, foi inaugurado um museu e implantada a sede da AFPF.
Texto escrito em 09 de fevereiro de 2024 às 20h03
Última atualização em 09 de fevereiro de 2024 às 20h52
Imagem de capa: divulgação AFPF