*Com informações da Aerom
Através de um contrato estabelecido com a COPPE (Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-graduação e Pesquisa em Engenharia) e a Escola Politécnica da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), a empresa gaúcha Aerom concluiu o desenvolvimento de um veículo inovador destinado ao Sistema MagLev-Cobra, um trem de levitação magnética. Este projeto é coordenado pelo Dr. Richard Stephan, Professor Titular do Departamento de Engenharia Elétrica da UFRJ, foi financiado pela FAPERJ (Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro). A inspeção final de montagem ocorreu na fábrica do Grupo Coester em São Leopoldo – RS, com a presença do Dr. Richard Stephan e do Eng. Jonatha Gomes Tavares de Mello nesta quinta-feira (11).
Fabricado no Rio Grande do Sul, o veículo será transportado para o Rio de Janeiro no início de fevereiro, onde passará por fases cruciais, incluindo integração, testes e a instalação do sistema de automação. Prevê-se que entre em operação no primeiro semestre deste ano. O veículo apresenta uma identidade visual alinhada aos padrões dos modais de transporte mais eficientes e ecologicamente corretos do mundo, incorporando avançados conceitos de fabricação para contribuir significativamente para a nova missão comercial do sistema.
A tecnologia MagLev-Cobra opera por meio da levitação magnética, utilizando supercondutores e trilhos de ímãs de terras raras para a sustentação do veículo. Essa abordagem inovadora, baseada na levitação diamagnética supercondutora, está em desenvolvimento na China e Alemanha, mas sem experiência de operação aberta ao público. O MagLev-Cobra operou em uma linha de 200 metros na Cidade Universitária da UFRJ desde 2015 até o início da COVID19, transportando mais de 20.000 pessoas. O veículo anterior era artesanal, mas agora, com o novo veículo projetado e construído pela Aerom, o projeto entra em uma nova fase, com padrão industrial, sistema de portas, refrigeração e automação de qualidade internacional.
Alinhado aos princípios do Sistema Aeromovel, o MagLev-Cobra é movido por energia elétrica, caracterizando-se por baixo ruído, baixo peso, flexibilidade construtiva, reduzido consumo energético e ausência de emissões poluentes. A introdução desse novo veículo representa uma evolução significativa para o Sistema, e a Aerom está orgulhosa de contribuir para o avanço desse projeto com base em sua vasta experiência, estudos e aplicações desenvolvidos ao longo dos anos. A empresa acredita firmemente que os desafios globais exigem soluções inovadoras, especialmente no contexto da emergência climática, sendo essencial desenvolver tecnologias que contribuam para encontrar soluções sustentáveis para os desafios mais prementes.
Texto escrito em 12 de janeiro de 2024 às 21h13
Última atualização em 12 de janeiro de 2024 às 22h56
Imagem de capa: divulgação Aerom