Com informações do Diário do Transporte
Texto escrito em 12 de agosto de 2023 às 11h05
Última atualização em 12 de agosto de 2023 às 11h05
Na sexta-feira, dia 11 de agosto de 2023, foi lançada no Teatro Municipal do Rio de Janeiro a terceira edição do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) pelo governo federal. A administração comunicou que nos próximos quatro anos serão destinados investimentos públicos federais no valor de R$ 371 bilhões em diversas áreas, como transporte, energia, infraestrutura urbana, inclusão digital, infraestrutura social inclusiva e acesso universal à água.

No estado do Rio de Janeiro, o programa abrange inicialmente dois projetos de transporte: a Linha 3 do Metrô Rio e o BRT Transbrasil, mas no caso da Linha 3 do Metrô, o investimento está direcionado apenas para estudos, inicialmente. Esta linha tem promessa e potencial para conectar a Praça XV, na Zona Portuária do Rio, até Itaboraí, na Região Metropolitana, passando por Niterói e São Gonçalo.
O projeto, concebido em 1968, inicialmente tinha previsão de conclusão para 1990. Em 2011, o Governo Federal anunciou o início das obras para inauguração em 2014, e em 2013, houve um anúncio conjunto entre o governador Sérgio Cabral e a presidente Dilma Rousseff, delineando uma parceria entre os governos federal e estadual para angariar um montante total de R$ 2,57 bilhões para a construção da Linha 3. Mas nada saiu do campo das intenções
Em 2014, o então governador Pezão expressou a intenção de iniciar a construção da Linha 3 ainda naquele ano, mas a falta de recursos estaduais impediu o avanço do projeto. Todas estas iniciativas, sem citar as demais anteriores e posteriores (já que existe projeto de ligar Rio de Janeiro e Niterói por trilhos desde o século XIX!), levaram a obra ser conhecida como “A lenda”.

Atualmente, o Metrô do Rio de Janeiro é composto pelas Linhas 1, 2 e 4, se estendendo por uma extensão total de pouco mais de 50 quilômetros e 40 estações, todas dentro do município do Rio de Janeiro.