ESTE SITE SERÁ DESCONTINUADO EM BREVE. FAVOR ACESSAR trilhosdorio.org
Tempo de leitura: 2 minutos

Com informações de Redes Sociais da prefeitura de Nova Friburgo*

Continua após a publicidade

 

No dia 27 próximo, a Prefeitura de Nova Friburgo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, realizará um evento cultural em celebração ao Centenário de Riograndina. A festividade terá lugar na Praça Nossa Senhora do Rosário, no centro do 2º distrito, com atrações gratuitas para toda a comunidade a partir das 14h.

A programação incluirá apresentações dos seguintes artistas: Dj Saulo Emerick (14h); Teatro Infantil com a Cia Artes Integradas (15h); Marlon Dias (16h); Israel Lacerda e banda (18h) e, para encerrar a noite, Thays Sodré com a participação de Nó Cego (20h).

No decorrer do evento, será realizada a exposição “Às margens do Rio Grande – 100 anos de Riograndina”, pela Fundação D. João VI, e a presença do Clube do Trem de Nova Friburgo, além de uma exposição de carros antigos com os Escaravelhos.

O evento conta com o apoio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, das concessionárias Águas de Nova Friburgo e Rota 116, assim como do Hospital Serrano e das empresas Fri Online e Frigodário.

SOBRE RIOGRANDINA

O 2º distrito de Nova Friburgo, originalmente denominado Estação do Rio Grande, foi estabelecido pela Lei Municipal nº1.809, de 25 de janeiro de 1924, passando a ser Riograndina conforme o Decreto Estadual nº 1.056, de 31 de dezembro de 1943.

A região destaca-se por uma agricultura robusta e por referências históricas da era ferroviária, como pontes e túneis da linha férrea. Um ponto emblemático do distrito é o Casarão de Riograndina, na antiga estação de trem, que hoje abriga um Ponto de Cultura.

Atualmente, a localidade abrange os bairros Alto dos Michéis, Janela das Andorinhas, Nova Zelândia, Maringá e Progresso, além da região central do distrito.

 

Texto escrito em 25 de janeiro de 2023 às 23h46
Última atualização em 25 de janeiro de 2023 às 23h46
Imagem de capa: Portal Multiplix

Loading

Autor

  • AF Trilhos do Rio

    A Associação Ferroviária Trilhos do Rio - AFTR é um grupo de amigos, profissionais, entusiastas e pesquisadores ferroviários que organiza, desde o ano de 2009, eventos, atividades e pesquisas, tanto documentais quanto em campo, sobre a história e patrimônio ferroviário do estado do Rio de Janeiro, com o objetivo de resgatar, preservar e divulgar a história e memória dos transportes sobre trilhos fluminenses.

    Ver todos os posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

20 − 16 =

Previous post VLI celebra projeto Estação de Memórias
Next post RJ 159 – A Rodovia das Águas
error: Este conteúdo não pode ser copiado. Caso use o arquivo, por favor cite a fonte.