ESTAÇÃO BARÃO DE MAUÁ

95 anos (1926-2021)

Os 95 anos da Leopoldina, a Estação Barão de Mauá

Tempo de leitura: 2 minutos

No dia 06 de novembro de 1926 foi inaugurada a estação Barão de Mauá, a principal estação da Leopoldina Railway. De acordo com o projeto original ela se chamaria Praia Formosa, substituindo a, de certa forma acanhada, estação anterior, tornando-se o ponto de origem e chegada de importantes e diversos serviços ferroviários ligando a Capital do Estado à cidades da Região Metropolitana, do interior do Rio de Janeiro e até de outros estados.

Infelizmente nos anos 2000 ela foi desativada e encontra-se até o momento lamentavelmente abandonada e depredada, tendo em suas plataformas vários equipamentos ferroviários raros e históricos, igualmente abandonados.

Imagens valem mais que mil palavras, portanto abaixo vamos apenas exibir imagens da estação, desde suas origens até a atualidade, mostrando o que ela poderia ser e como está hoje.

Ressaltamos, além disso, que a equipe técnica da AF Trilhos do Rio já elaborou diversas propostas e projetos para a estação e região. Vocês podem conferir no link abaixo um resumo dessas propostas, mas lembramos que essa é apenas uma amostra das ideias, pois muito mais podem ser implementadas.

Portal Rio – Reativando a Estação Leopoldina

As imagens estão distribuídas aleatoriamente, mesclando fotos antigas, recentes e atuais, dentre os anos de 1925 e 2021, de várias fontes e autorias.

Sem mais delongas…

 

 1,654 visualizações no total,  25 visualizações hoje

Comente via Facebook
Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Este conteúdo não pode ser copiado assim. Caso use o arquivo, por favor cite a fonte.