Tempo de leitura: 3 minutos
Artigo autoral, e também com informações do Portal G1
Redigido em 29 de abril às 11:56
Última atualização em 29 de abril às 11:56
Hoje, 30 de abril, é o dia da Baixada Fluminense e também celebra-se mais um aniversário da inauguração da “Imperial Companhia de Navegação a Vapor e Estrada de Ferro de Petropolis”, a pioneira “Estrada de Ferro Mauá”. Essa importante via férrea foi inaugurada em 1854, completando portanto 169 anos, e foi a precursora das demais ferrovias Brasileiras, revolucionando o transporte de pessoas e mercadorias no país.
 
Construída por Irineu Evangelista de Souza, um importante empresário do século XIX que vislumbrou a necessidade de modernizar os meios de transporte no Brasil, a estrada de ferro tinha por intenção ligar as cidades de Petrópolis e Rio de Janeiro, facilitando o transporte de produtos agrícolas, além de permitir o deslocamento mais rápido de pessoas entre as duas cidades. Contudo este objetivo inicial foi alcançado apenas quando a Estrada de Ferro Príncipe do Grão-Pará prolongou a linha da EF Mauá e galgou a Serra da Estrela, alcançando a Cidade Imperial há 140 anos atrás.
 
A importância histórica da Estrada de Ferro Mauá para o Brasil é inegável. Além de ter sido a primeira ferrovia do país, ela também teve um papel fundamental no desenvolvimento da economia brasileira, impulsionando a produção e a comercialização de produtos e o transporte de pessoas. Além disso, e partir daí, os trens também contribuíram para o desenvolvimento urbano das cidades por onde passavam, possibilitando o surgimento de novos povoamentos e a expansão das atividades comerciais.
 
Infelizmente, há décadas a ferrovia encontra-se abandonada e em estado de deterioração, o que é uma triste realidade para um patrimônio histórico tão importante para o Brasil. É necessário que as autoridades e a sociedade se conscientizem e se mobilizem para a restauração e preservação dessa importante ferrovia, para que as próximas gerações possam conhecer e valorizar a história e a importância da Estrada de Ferro Mauá para o país.
Em algumas cidades da região, eventos marcarão o Dia da Baixada Fluminense, com diversas atividades. O portal G1 divulgou algumas delas, confiram:
  • 10h – Cineclub para crianças, inauguração de Memorial Hidras do Iguassú (Pilar, Duque de Caxias);
  • 10h – Expo Baixada Magé, de 10h às 15h na estação Guia de Pacobaíba (Magé);
  • 12h – feijoada e roda de samba do Enraizados (Rua Pres. Kenedy, 41 – Morro Agudo, Nova Iguaçu);
  • 14h – escola clandestina hip hop – batalha de MCs, campeonato de skate e patins, graffiti e pocket show (Magé);
  • 14h – Movimenta Rua – pocket show, brincadeira para as crianças, exibição do documentário “Existe amor na BXD” (Parque Lafaiete, Duque de Caxias).
Foto de capa: Clube de Engenharia (imagem colorida por AI)

Loading

Continua após a publicidade

Autor

  • AF Trilhos do Rio

    A Associação Ferroviária Trilhos do Rio - AFTR é um grupo de amigos, profissionais, entusiastas e pesquisadores ferroviários que organiza, desde o ano de 2009, eventos, atividades e pesquisas, tanto documentais quanto em campo, sobre a história e patrimônio ferroviário do estado do Rio de Janeiro, com o objetivo de resgatar, preservar e divulgar a história e memória dos transportes sobre trilhos fluminenses.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quatro + 8 =

Previous post Artigo nº2: Ferrovias Europeias, Americanas… podemos comparar com as Brasileiras?
Next post Obras no Méier revelam supostos dormentes de linha de Bondes
error: Este conteúdo não pode ser copiado assim. Caso use o arquivo, por favor cite a fonte.