Com informações da Agenda do Poder
Texto escrito em 22 de outubro de 2023 às 8h48
Última atualização em 22 de outubro de 2023 às 8h48
A reativação da Estação Barão de Mauá, também conhecida como Leopoldina, ganhou destaque na agenda da Frente Parlamentar Pró-Ferrovias Fluminense da Assembleia Legislativa do Rio (ALERJ). Desativada desde o começo dos anos 2000 e tombada como patrimônio histórico, a estação pode receber investimentos estaduais conforme a Lei Orçamentária Anual (LOA).

Em uma audiência pública na sede da ALERJ, o presidente da frente, deputado Luiz Paulo (PSD), discutiu a inclusão de verbas na LOA de 2024 para a criação da Estrada de Ferro-118 (ligação entre Espírito Santo e Rio de Janeiro), já no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal, e para a revitalização da ferrovia entre Barra Mansa e Angra dos Reis, trecho da antiga Rede Mineira de Viação que encontra-se abandonado.

Luiz Paulo enfatizou a oportunidade de transformar a Estação Leopoldina em um hub de transporte, conectando moradores aos seus locais de trabalho. Ele destacou que o prédio necessita urgentemente de restauração e que tanto o governo federal quanto a prefeitura estão interessados em investir. O presidente da CENTRAL Logística, Fabrício de Moura, anunciou que o projeto executivo deve ser entregue até 7 de dezembro deste ano e que os recursos para a obra já estão previstos no Projeto de Lei Orçamentária Anual enviado à ALERJ. Além disso, Ricardo Lafayette, representante da Associação Fluminense de Preservação Ferroviária (AFPF), informou que a Câmara Municipal está debatendo o plano diretor para a reabertura da Estação Leopoldina.
Imagem de capa: autoria suprimida (2017)