ESTE SITE SERÁ DESCONTINUADO EM BREVE. FAVOR ACESSAR trilhosdorio.org
Tempo de leitura: 2 minutos

Com informações do site G1
Texto escrito em 18 de outubro de 2023 às 14h11
Última atualização em 18 de outubro de 2023 às 14h11

Continua após a publicidade

 

A licitação para a realização do estudo de viabilidade da Linha 3 do metrô do Rio de Janeiro foi marcada para o dia 19 de dezembro deste ano. O governo estadual do Rio tem a intenção de assegurar que a empresa vencedora conclua os serviços licitados no prazo máximo de um ano.

A empresa vitoriosa na licitação terá a responsabilidade de conduzir uma análise abrangente, que inclui a avaliação da viabilidade técnica, jurídica, econômica e ambiental do projeto. O cronograma estabelecido engloba a elaboração dos projetos conceituais de engenharia, a avaliação dos impactos ambientais e a análise da demanda prevista para a linha.

O chamamento público, publicado no Diário Oficial do Estado, especifica que o estudo deve englobar os trechos Praça XV x Araribóia x Alcântara e Jardim Oceânico x Alvorada x Recreio dos Bandeirantes, conforme delineado no Plano Diretor Metroviário (PDM).

O governador Cláudio Castro (PL) destacou a importância desse passo, afirmando que o governo está focado em encontrar soluções para os desafios enfrentados pelo transporte público no Rio de Janeiro. Além disso, o planejamento visa à expansão futura do metrô na cidade.

Além das avaliações dos benefícios sociais e econômicos, o estudo também servirá para fornecer informações cruciais visando a futura prestação dos serviços, indicando as obras necessárias para a expansão da rede metroviária e podendo considerar tanto financiamentos públicos quanto privados. Além disso, o estudo destacará as vantagens e riscos associados aos projetos.

Essa iniciativa foi incorporada aos projetos do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal, no Rio de Janeiro.

Washington Reis, Secretário de Estado de Transporte e Mobilidade Urbana, ressaltou a importância desse estudo para a população carioca. Ele destacou que a expansão do metrô é uma prioridade para atender às demandas da cidade, algo que a população vem aguardando há décadas.

 

Imagem de capa: TV Globo/RJ TV (Arquivo)

Loading

Autor

  • Daddo Moreira

    Formado em Arquivologia, pós-graduando em Engenharia Ferroviária, técnico em TI, produtor e editor multimídia, webmaster e webdesigner, pesquisador e historiador informal. No começo dos anos 2000 se aprofundou na área de mobilidade e transportes (e a preservação histórica inerente ao assunto, sobretudo envolvendo os transportes sobre trilhos), e a partir de contatos pessoais e virtuais participou de, e formou, grupos voltados para a disseminação do assunto, agregando informações através de pesquisas presenciais e em campo. Em 2014 fundou formalmente a AFTR - Associação Ferroviária Trilhos do Rio onde reuniu membros determinados a lutarem pela preservação e reativação de trechos ferroviários, além de todos os aspectos ligados às ações, como o resgate da memória e cultura regional, melhoria na mobilidade e consequentemente na qualidade de vida da população, etc Foi presidente e é o atual coordenador-geral da AFTR Não se considera melhor do que ninguém, procura estar sempre em constante evolução e aprendizado, e acumula experiências sendo sempre grato aos que o acompanha e apoia. "Informação e conhecimento: para se multiplicar, se divide"

    Ver todos os posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezoito + dezoito =

Previous post Supervia inicia campanha de segurança em passagens em nível
Next post Miguel Pereira, Três Rios, Iguaba Grande, Magé: ferrovias como atrações no evento ExpoRio Turismo
error: Este conteúdo não pode ser copiado. Caso use o arquivo, por favor cite a fonte.