ESTE SITE SERÁ DESCONTINUADO EM BREVE. FAVOR ACESSAR trilhosdorio.org
Tempo de leitura: 4 minutos

Com informações de Daddo Moreira*

Continua após a publicidade

 

Neste dia 12 de novembro foi inaugurada oficialmente a exposição “Bondes do Rio de Janeiro: passado, presente e futuro” que conta com a nossa participação e colaboração, do Departamento de Pesquisas em Projetos Trilhos do Rio.

Telas mostrando vídeos sobre o passado e o presente dos Bondes – Imagem: Daddo Moreira

A exposição está em cartaz no Espaço Cultural Urbana Carioca, gerido pelo Instituto IEVA e com realização desta instituição, além do Diário do Rio de Cultura, e com apoio do Departamento de Pesquisas e Projetos Trilhos do Rio e do projeto Reviver Carioca.

Público assistindo a exibição dos vídeos sobre os bondes – Imagem: Daddo Moreira

O belo e agradável espaço fica localizado na Praça Quinze de Novembro, nº 34, Loja – no Centro do Rio de Janeiro, ao lado do Arco do Teles.

Público presente ao evento – Imagem: Daddo Moreira

Além das parcerias, o evento contou com informações e material cedidos pelo VLT Rio, e o patrocínio das empresas Cury Construtora e Sérgio Castro Imóveis.

Às 14h foi aberta ao público a exposição, que conta com 6 TVs em alta resolução mostrando:

  • o passado, com o histórico e belas imagens dos bondes que trafegaram pelo Centro do Rio e no bairro de Santa Teresa – 3 TVs;
  • o presente, com imagens cedidas pela empresa VLT Rio, mostrando o eficiente, moderno e ecológico sistema do Veículo Leve sobre Trilhos do Rio de Janeiro, a sétima geração dos bondes – 1 TV;
  • o futuro, onde são apresentadas algumas propostas e projetos de expansão do Bonde de Santa Teresa, como o trajeto de volta ao Sumaré e Alto da Boa Vista, que existiu no início do século XX, dentre outras – 2TVs.

Durante o evento alguns membros das instituições, como Cláudio André (Sérgio Castro Imóveis), Daddo Moreira e Mozart Rosa (coordenador e engenheiro, técnico e redator do DPP Trilhos do Rio, respectivamente) tomaram a palavra em breves discursos, ressaltando a história e a importância dos bondes para o desenvolvimento do Rio de Janeiro, e detalhando diversas informações relacionadas.

Durante a inauguração, considerável quantidade de pessoas prestigiou o evento – Imagem: Daddo Moreira

Ao final desta abertura de exposição, foi oferecido um saboroso coffe-break, e em seguida ocorreu um evento no espaço Diário do Rio de Cultura, localizado na Travessa do Comércio, nº 4, onde estavam confirmadas palestras com o Prof. Carlos Murdoch – Mestre em Arquitetura pela UFRJ e Coordenador do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Veiga de Almeida; e o Dr. Francisco Carrera – Mestre em Direito da Cidade pela UERJ e Presidente da Comissão de Direito Municipal da OAB-RJ.

Espaço Urbana Carioca – Imagem: Daddo Moreira

Para não reduzir a surpresa, vamos nos limitar a fornecer apenas estas informações, e deixamos o convite a todos para conhecerem mais sobre o passado, o presente e o futuros dos bondes no Rio de Janeiro, não percam!

 

Texto escrito em 12 de novembro de 2024 às 21h21
Última atualização em 12 de novembro de 2024 às 21h21
Imagem de capa: divulgação IEVA

Loading

Autor

  • Daddo Moreira

    Formado em Arquivologia, pós-graduando em Engenharia Ferroviária, técnico em TI, produtor e editor multimídia, webmaster e webdesigner, pesquisador e historiador informal. No começo dos anos 2000 se aprofundou na área de mobilidade e transportes (e a preservação histórica inerente ao assunto, sobretudo envolvendo os transportes sobre trilhos), e a partir de contatos pessoais e virtuais participou de, e formou, grupos voltados para a disseminação do assunto, agregando informações através de pesquisas presenciais e em campo. Em 2014 fundou formalmente a AFTR - Associação Ferroviária Trilhos do Rio onde reuniu membros determinados a lutarem pela preservação e reativação de trechos ferroviários, além de todos os aspectos ligados às ações, como o resgate da memória e cultura regional, melhoria na mobilidade e consequentemente na qualidade de vida da população, etc Foi presidente e é o atual coordenador-geral da AFTR Não se considera melhor do que ninguém, procura estar sempre em constante evolução e aprendizado, e acumula experiências sendo sempre grato aos que o acompanha e apoia. "Informação e conhecimento: para se multiplicar, se divide"

    Ver todos os posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

10 − 2 =

Previous post Projeto Trilhos do Rio 7 – O Bonde Carioca (parte 4)
Next post Bonde de Santa Teresa recebe Selo Carbono Neutro
error: Este conteúdo não pode ser copiado. Caso use o arquivo, por favor cite a fonte.