Com informações do Diário do Rio e do Governo do Estado do Rio de Janeiro*
Como publicado pelo site Trilhos do Rio há alguns meses (vídeo abaixo, gravado na ocasião do início das intervenções), as obras de revitalização do sistema de Bondes de Santa Teresa prosseguem. Na terça-feira (27/08) foi concluído o primeiro trecho no ramal Paula Mattos, e a partir desta quarta-feira (28/08), o novo percurso entre o Largo dos Guimarães e o Posto de Saúde Ernani Agrícola entrará em operação de forma experimental, atendendo os moradores do bairro de segunda a sexta-feira, das 8h às 9h, com embarque gratuito.
As obras de revitalização, iniciadas em janeiro de 2024, contaram com um investimento de aproximadamente R$ 70 milhões. O objetivo das intervenções é modernizar o sistema, proporcionando mais segurança e conforto aos passageiros. A revitalização atende a uma antiga demanda dos moradores, que aguardavam há mais de uma década a reativação dos ramais Paula Mattos e Silvestre.
“É uma grande satisfação realizar essa entrega. Hoje completam 13 anos do acidente que tirou a vida de seis pessoas aqui. Tenho certeza de que a revitalização traz um ganho significativo para os moradores de Santa Teresa, assim como para o turismo. Com a inauguração deste ramal, decidimos dar prioridade aos residentes que dependem do bonde para trabalhar, voltar para casa e acessar serviços essenciais, como atendimento médico”, destacou o governador Cláudio Castro.
A revitalização beneficiará cerca de 40 mil moradores de Santa Teresa. Em julho, o sistema registrou cerca de 67 mil embarques. Atualmente, as obras estão em andamento em dois ramais, e o próximo a ser inaugurado será o Silvestre, que conecta o Trem do Corcovado a Santa Teresa.
“Este momento marca um novo capítulo na história do bonde, após mais de uma década de espera. A operação desse trecho é fundamental para atender tanto os trabalhadores do posto quanto aqueles que necessitam de atendimento médico. Continuaremos nos esforçando para entregar todo o trajeto original à população, até o Silvestre”, afirmou o secretário de Estado de Transporte e Mobilidade Urbana, Washington Reis.
Às vésperas do aniversário do bonde, que completará 128 anos no próximo domingo (01/09), diversas melhorias já são visíveis. Desde abril, foram incorporados 34 novos profissionais, incluindo 16 motorneiros, 16 auxiliares e dois supervisores. Além disso, mais de 1.000 metros de via permanente e rede aérea foram completamente renovados.
Com a incorporação dos novos motorneiros, os intervalos entre as viagens foram reduzidos, beneficiando tanto os moradores quanto os turistas. Além disso, em maio, o sistema foi reforçado com a adição de mais um bonde, totalizando cinco veículos em operação.
Texto escrito em 28 de agosto de 2024 às 7h12
Última atualização em 28 de agosto de 2024 às 7h12
Imagem de capa: Daddo Moreira / DPP Trilhos do Rio