ESTE SITE SERÁ DESCONTINUADO EM BREVE. FAVOR ACESSAR trilhosdorio.org
Tempo de leitura: 2 minutos

Com informações de Thiago Costa, presidente da Associação Ferroviária Melhoramentos do Brasil, e do Jornal O Dia
Texto escrito em 20 de outubro de 2023 às 14h15
Última atualização em 22 de outubro de 2023 às 10h28

Continua após a publicidade

 

Como anunciado no último dia 12 de outubro, em notícia divulgada aqui no site pela AF Trilhos do Rio, o Trem Turístico de Miguel Pereira iniciará testes operacionais a partir do dia 25 de outubro, visando ajustes no funcionamento, tráfego e segurança. Hoje a locomotiva a vapor e carros de passageiros já começaram a ser manobrados para a estação Miguel Pereira, saindo de Governador Portela, onde esteve sendo reformada desde que foi trazida da ferrovia do SESC Grussaí, no município de São João da Barra, na região Norte-fluminense.

Confira abaixo alguns vídeos produzidos durante as manobras:

Imagens: Thiago Costa (AFMB)

A inauguração está programada para acontecer no aniversário da cidade, na próxima quarta-feira, dia 25. Ainda não está definido se o trem iniciará os testes neste dia com ou sem passageiros, mas como adiantado pelo site da AF Trilhos do Rio a tarifa permitida poderá ser de até R$ 70,00 em um primeiro momento.
O trem, movido a vapor, percorrerá uma rota de 9 km e, ao longo do percurso, tripulantes vestidos com trajes de época narrarão a história da cidade, desde os tempos de colonização. Vale destacar que o conjunto ferroviário da RFFSA local é reconhecido como patrimônio cultural nacional.

De acordo com o prefeito de Miguel Pereira, André Português, o equipamento, gentilmente doado pela Federação do Comércio do Estado (Fecomércio) em parceria com o Governo do Estado do Rio de Janeiro, tem a capacidade de transportar aproximadamente 940 mil passageiros por ano, ou cerca de 2500 passageiros por dia, todos os dias, uma estimativa bem otimista. O trem é composto por duas unidades, cada uma compreendendo duas locomotivas e três vagões.

O prefeito destacou ainda a importância desse novo recurso para o turismo da cidade, considerando-o um atrativo significativo que ajudará a atrair um maior número de visitantes. Além disso, ele enfatizou que a intenção é fortalecer o senso de pertencimento dos residentes locais, uma vez que a história da cidade e do estado será compartilhada ao longo da viagem no trem, proporcionando uma conexão mais profunda com suas raízes.

 

Imagem de capa: Thiago Costa/AFMB

Loading

Autor

  • AF Trilhos do Rio

    A Associação Ferroviária Trilhos do Rio - AFTR é um grupo de amigos, profissionais, entusiastas e pesquisadores ferroviários que organiza, desde o ano de 2009, eventos, atividades e pesquisas, tanto documentais quanto em campo, sobre a história e patrimônio ferroviário do estado do Rio de Janeiro, com o objetivo de resgatar, preservar e divulgar a história e memória dos transportes sobre trilhos fluminenses.

    Ver todos os posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezenove + dezoito =

Previous post Falha técnica suspende temporariamente conta do VLT em rede social
Next post Frente parlamentar debate recuperação da estação Leopoldina
error: Este conteúdo não pode ser copiado. Caso use o arquivo, por favor cite a fonte.