Após muitos anos sendo responsável, junto com o Auto de Linha 101, pela preservação de parte do trecho ferroviário da Estrada de Ferro Melhoramentos do Brasil/Linha Auxiliar em Miguel Pereira, a locomotiva manobreira Stoltz da Associação Fluminense de Preservação Ferroviária – AFPF, parceira da AF Trilhos do Rio, foi retirada dos trilhos e conduzida para um local inicialmente desconhecido na ocasião, em março de 2022.

Soube-se posteriormente que ela havia sido levada para a Fazenda Mato Alto, em Guaratiba, zona oeste da cidade do Rio de Janeiro. Durante esse período ela realizou serviços na ferrovia particular existente na fazenda, como troca de dormentes da linha. Ao mesmo tempo ela recebeu cuidados e manutenção no local.

(A manobreira) teve a colméia do radiador trocada, ganhou um motor de arranque novo, filtro de óleo novo, colocamos chave de liga/desliga, limpamos o tanque de combustível (provavelmente nunca havia sido limpo), além de ter sido toda lubrificada e recebido graxa nos engates – disse Ricardo Lafayette, presidente da AFPF.
Nessa semana a Stoltz retornou ao seu habitual local de trabalho, podendo atuar junto ao projeto do Trem Turístico de Miguel Pereira, auxiliando na finalização das obras, testes de linha e futuras manobras durante a atuação do serviço turístico.
