ESTE SITE SERÁ DESCONTINUADO EM BREVE. FAVOR ACESSAR trilhosdorio.org
Tempo de leitura: 2 minutos

Com informações baseadas em publicação do site G1, por Lucas Soares, Anna Beatriz Lourenço, RJ1*

Continua após a publicidade

 

O secretário de coordenação governamental da prefeitura do Rio, Jorge Arraes, anunciou que as obras na Estação Leopoldina devem ter início no segundo semestre deste ano, com previsão de conclusão até 2026. Recentemente, o município e a União firmaram um termo de cooperação para restaurar esse importante prédio histórico.

Além do restauro da estação, o amplo terreno ao seu redor será destinado a diversos equipamentos públicos e um novo bairro popular, com habitações do programa Minha Casa, Minha Vida, em uma área de 125 mil m².

Arraes destacou: “Nossa previsão é iniciar os investimentos aqui no segundo semestre. Vamos aproveitar o projeto já aprovado pelo Iphan para restaurar o prédio tombado.” O projeto, inspirado em estações de Londres, visa preservar a arquitetura histórica da Estação Leopoldina.

Além disso, a prefeitura planeja construir um centro de convenções ao lado da estação, visando sediar grandes eventos, como feiras e conferências internacionais. Outro projeto é a criação da Cidade do Samba 2, destinada aos barracões das escolas de samba da Série Ouro.

Na parte posterior do elevado que liga a Linha Vermelha ao Túnel Rebouças, será erguido um novo bairro popular, com 600 unidades residenciais do programa Minha Casa, Minha Vida. O local também contará com uma Clínica da Família e uma escola pública.

O secretário Arraes ressaltou que, após o restauro, o uso do prédio da estação será definido em conjunto com o governo federal. A Estação Leopoldina, inaugurada há 98 anos, é parte integrante do projeto de revitalização, que inclui também melhorias na mobilidade, como a extensão do VLT até o local, facilitando o acesso aos moradores e usuários da região.

Texto escrito em 28 de fevereiro de 2024 às 20h03
Última atualização em 28 de fevereiro de 2024 às 20h03
Imagem de capa:

Loading

Autor

  • AF Trilhos do Rio

    A Associação Ferroviária Trilhos do Rio - AFTR é um grupo de amigos, profissionais, entusiastas e pesquisadores ferroviários que organiza, desde o ano de 2009, eventos, atividades e pesquisas, tanto documentais quanto em campo, sobre a história e patrimônio ferroviário do estado do Rio de Janeiro, com o objetivo de resgatar, preservar e divulgar a história e memória dos transportes sobre trilhos fluminenses.

    Ver todos os posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

um × 4 =

Previous post Site promove cursos de pós-graduação na área ferroviária
Next post Prefeitura quer ajuda federal para trocar BRTs por VLTs
error: Este conteúdo não pode ser copiado. Caso use o arquivo, por favor cite a fonte.