O Plano Inclinado do Outeiro da Glória, um patrimônio histórico e turístico inaugurado em 1944, encontra-se em condições lamentáveis. Desde a pintura desgastada até a falta de iluminação devido aos frequentes furtos de cabos de energia elétrica, o equipamento enfrenta uma série de problemas.
O descaso não se limita ao veículo, se estendendo também à escada próxima ao meio de transporte, que costuma estar com lixo, infestada de ratos, baratas e insetos, e acompanhada por um desagradável odor que afasta até mesmo os visitantes mais resilientes e determinados.
O abandono atingiu seu ápice dramático recentemente. A Rioluz anunciou que, desde o último domingo (10 de novembro), o sistema está inoperante devido aos frequentes furtos de cabos, resultando na paralisação do transporte e afetando negativamente a acessibilidade ao local, que serve como uma rota alternativa aos moradores e turistas que querem acessar a parte alta do bairro.

Apesar de ser um importante ponto turístico, muitos moradores do bairro e turistas desconhecem o Plano Inclinado da Glória. Operando em horários específicos e oferecendo acesso gratuito, a realização de manutenção no equipamento e nas estruturas de apoio, juntamente com um eficaz plano de divulgação, poderiam impulsionar o turismo no histórico e significativo bairro da Glória.
Com informações do Diário do Rio/@InformeGloriano
Texto escrito em 24 de novembro de 2023 às 21h09
Última atualização em 24 de novembro de 2023 às 21h09
Imagem de capa: Estadão