ESTE SITE SERÁ DESCONTINUADO EM BREVE. FAVOR ACESSAR trilhosdorio.org
Tempo de leitura: 2 minutos

Com informações da Prefeitura de Rio Claro, de Redes Sociais e mensageiros instantâneos da AFTR
Texto publicado em 19 de julho de 2023 às 10h
Última atualização em 19 de julho de 2023 às 10h

Continua após a publicidade

A prefeitura de Rio Claro está realizando obras de reforma da estação ferroviária que leva o nome do município, e também a urbanização de seu entorno.

Foto: Eduardo Garcia

A estação ferroviária Rio Claro pertence à linha tronco da Estrada de Ferro Oeste de Minas, posteriormente Rede Mineira de Viação, e tem seus pontos extremos em Goaindira-GO e Angra dos Reis-RJ, município vizinho à cidade de Rio Claro.

Infelizmente há vários anos não se tem mais tráfego neste trecho, que reúne muitas paisagens deslumbrantes e certamente é um dos cenários ferroviários mais bonitos do país.

Foto: Eduardo Garcia

Por não ter tráfego de trens, a linha vem dia a dia sendo depredada, com furto constantes de trilhos. Em Angra dos Reis já são vários quilômetros de material de via permanente subtraídos do leito ferroviário. Em outros trechos o cenário não é diferente, mas felizmente dentro do perímetro urbano de Rio Claro a linha ainda está preservada.

A iniciativa da prefeitura de Rio Claro em restaurar este espaço e preservar um pouco da memória ferroviária que ainda existe na região merece ser destacada.

Foto: Eduardo Garcia

As obras tem a previsão de durar 8 meses, e tem o orçamento de aproximadamente R$ 6,8 milhões. Iniciadas em janeiro deste ano, a previsão é de que em setembro estarão concluídas.

A AF Trilhos do Rio acompanhará estas obras e poderá trazer novidades em breve.

 

Foto de capa: Foto: Eduardo Garcia

Loading

Autor

  • Daddo Moreira

    Formado em Arquivologia, pós-graduando em Engenharia Ferroviária, técnico em TI, produtor e editor multimídia, webmaster e webdesigner, pesquisador e historiador informal. No começo dos anos 2000 se aprofundou na área de mobilidade e transportes (e a preservação histórica inerente ao assunto, sobretudo envolvendo os transportes sobre trilhos), e a partir de contatos pessoais e virtuais participou de, e formou, grupos voltados para a disseminação do assunto, agregando informações através de pesquisas presenciais e em campo. Em 2014 fundou formalmente a AFTR - Associação Ferroviária Trilhos do Rio onde reuniu membros determinados a lutarem pela preservação e reativação de trechos ferroviários, além de todos os aspectos ligados às ações, como o resgate da memória e cultura regional, melhoria na mobilidade e consequentemente na qualidade de vida da população, etc Foi presidente e é o atual coordenador-geral da AFTR Não se considera melhor do que ninguém, procura estar sempre em constante evolução e aprendizado, e acumula experiências sendo sempre grato aos que o acompanha e apoia. "Informação e conhecimento: para se multiplicar, se divide"

    Ver todos os posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

três × três =

Previous post Supervia altera grade horária e volta a circular até Vila Inhomirim
Next post Supervia anuncia saída de presidente da empresa
error: Este conteúdo não pode ser copiado. Caso use o arquivo, por favor cite a fonte.