Com informações do site G1, Jornal O Dia e relatos de colaboradores da AFTR
Texto escrito em 24 de agosto de 2023 às 22h51
Última atualização em 24 de agosto de 2023 às 22h51
Quem utiliza os sistemas de transportes sobre trilhos nesta quinta-feira (24), mais especificamente os trens da Supervia e do Metrô Rio, sofreu para se locomover e chegar ao seu destino.
Na parte da manhã um descarrilamento de trem da SuperVia afetou os ramais Santa Cruz e Deodoro, próximo à estação Bento Ribeiro, na Zona Norte do Rio. O incidente envolveu uma composição de serviço sem passageiros e não resultou em feridos. O ramal Santa Cruz operou com intervalos de até 40 minutos devido ao incidente. Equipes da SuperVia e a Agetransp estão investigando o ocorrido. Passageiros inicialmente suspeitaram de uma colisão entre trens, mas a confusão foi causada pela quantidade de vagões.

Mais tarde, o ramal Santa Cruz enfrentou mais problemas, aumentando os intervalos entre as composições. Durante o horário de pico à tarde, os passageiros precisavam trocar de composição na estação Deodoro para seguir aos terminais Central do Brasil ou Santa Cruz.
Ainda no final do dia, um problema técnico entre as estações de metrô Botafogo e Cardeal Arcoverde/Copacabana, na Zona Sul, causou transtornos durante a volta para casa. Passageiros reclamaram da superlotação e da demora para resolver a situação nas redes sociais. Segundo relatos, uma composição sofreu avaria entre as estações citadas, paralisando a circulação. Ainda segundo relatos, uma outra composição “empurrou” a composição avariada até a estação Botafogo para desobstruir a via, informação não confirmada.

A estação Botafogo foi fechada para embarque e ficou lotada. A situação começou por volta das 17h20 e os intervalos foram normalizados por volta das 18h40. Do lado de fora, ônibus não conseguiam atender a demanda de passageiros que optaram pelo modal ao invés do metrô, com os veículos saindo também superlotados. Tudo isso, aliado ao trânsito congestionado comum dos finais de tarde, contribuiu para que a volta para casa se tornasse ainda mais complicada.
Imagem de capa: Daddo Moreira / AFTR