A vistoria teve a intenção de avaliar a reativação da ferrovia para Petrópolis
O subsecretário de logística de cargas e obras da Secretaria de Transportes – SETRAM, João Carlos Grilo Carletti, esteve nesta sexta-feira (17 de novembro) percorrendo trechos da histórica e desativada Estrada de Ferro Príncipe do Grão-Pará, ferrovia que subia a serra em direção a Petrópolis, ligava, abrangia, e era prolongamento da Estrada Ferro Mauá, a primeira ferrovia do Brasil.

Em seu perfil em uma rede social, o subsecretário publicou alguns registros e ressaltou diversas vantagens e benefícios que a reativação desta linha ferroviária traria à população e ao estado do Rio de Janeiro, em diversos setores.
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Contudo, segundo moradores da região, o ramal Vila Inhomirim também precisa urgentemente de investimentos. Além da insegurança pública, o mobiliário, outras estruturas, e a via permanente, não estariam recebendo manutenção nem cuidados, com trilhos tomados de mato e a via permanente em mau estado de conservação, chegando a limitar o trem a parcos 10 km/h de velocidade em alguns pontos.

Este ramal possui um trecho, ainda operacional, em comum com a pioneira Estrada de Ferro Mauá: compreende a linha entre as estações de Piabetá e Vila Inhomirim, passando e abrangendo ainda a estação Fragoso, todas no território do município de Magé, na Baixada Fluminense. Vila Inhomirim (local da foto abaixo) marcava o início da subida da serra.

Fazemos votos que ambos os trechos recebam as melhorias e investimentos necessários, benefícios que serão muito bem vindos para a população e para a história das ferrovias fluminenses.
Com informações de João Carlos Grilo, via redes sociais
Texto produzido em 17 de novembro de 2023 às 19h39
Última atualiação em 17 de novembro de 2023 às 19h39