ESTE SITE SERÁ DESCONTINUADO EM BREVE. FAVOR ACESSAR trilhosdorio.org
Tempo de leitura: 3 minutos

A vistoria teve a intenção de avaliar a reativação da ferrovia para Petrópolis

Continua após a publicidade

O subsecretário de logística de cargas e obras da Secretaria de Transportes – SETRAM, João Carlos Grilo Carletti, esteve nesta sexta-feira (17 de novembro) percorrendo trechos da histórica e desativada Estrada de Ferro Príncipe do Grão-Pará, ferrovia que subia a serra em direção a Petrópolis, ligava, abrangia, e era prolongamento da Estrada Ferro Mauá, a primeira ferrovia do Brasil.

Visita técnica realizada com subscretário da Secretaria de Transportes e equipe pelo antigo leito da EF Príncipe do Grão-Pará, nesta sexta-feira (17). Imagens: Redes sociais.

Em seu perfil em uma rede social, o subsecretário publicou alguns registros e ressaltou diversas vantagens e benefícios que a reativação desta linha ferroviária traria à população e ao estado do Rio de Janeiro, em diversos setores.

 

Contudo, segundo moradores da região, o ramal Vila Inhomirim também precisa urgentemente de investimentos. Além da insegurança pública, o mobiliário, outras estruturas, e a via permanente, não estariam recebendo manutenção nem cuidados, com trilhos tomados de mato e a via permanente em mau estado de conservação, chegando a limitar o trem a parcos 10 km/h de velocidade em alguns pontos.

Visita técnica realizada com subscretário da Secretaria de Transportes e equipe pelo antigo leito da EF Príncipe do Grão-Pará, nesta sexta-feira (17). Imagens: Redes sociais.

Este ramal possui um trecho, ainda operacional, em comum com a pioneira Estrada de Ferro Mauá: compreende a linha entre as estações de Piabetá e Vila Inhomirim, passando e abrangendo ainda a estação Fragoso, todas no território do município de Magé, na Baixada Fluminense. Vila Inhomirim (local da foto abaixo) marcava o início da subida da serra.

Visita técnica realizada com subscretário da Secretaria de Transportes e equipe na estação Vila Inhomiorim, nesta sexta-feira (17). Na imagem Grilo aponta onde a linha ferroviária subia a serra em direção à Petrópolis. Imagens: Redes sociais.

Fazemos votos que ambos os trechos recebam as melhorias e investimentos necessários, benefícios que serão muito bem vindos para a população e para a história das ferrovias fluminenses.

 

Com informações de João Carlos Grilo, via redes sociais
Texto produzido em 17 de novembro de 2023 às 19h39
Última atualiação em 17 de novembro de 2023 às 19h39

Loading

Autor

  • AF Trilhos do Rio

    A Associação Ferroviária Trilhos do Rio - AFTR é um grupo de amigos, profissionais, entusiastas e pesquisadores ferroviários que organiza, desde o ano de 2009, eventos, atividades e pesquisas, tanto documentais quanto em campo, sobre a história e patrimônio ferroviário do estado do Rio de Janeiro, com o objetivo de resgatar, preservar e divulgar a história e memória dos transportes sobre trilhos fluminenses.

    Ver todos os posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 × cinco =

Previous post Tempestade danifica telhado da estação de Guapimirim
Next post Expresso Carioca, o Aeromovel do Rio de Janeiro
error: Este conteúdo não pode ser copiado. Caso use o arquivo, por favor cite a fonte.