—
Com informações do Jornal O Dia
Artigo publicado no dia 13 de julho de 2023 às 23h41
Última atualização no dia 13 de julho de 2023 às 23h41
—
Os passageiros enfrentaram dificuldades ao retornarem para casa nesta quinta-feira (13) no Rio de Janeiro, devido a um problema de energia que interrompeu o tráfego na Linha 2 (Pavuna x Botafogo) do metrô. Entre as 17h e as 18h40, houve a suspensão do serviço nos dois sentidos entre as estações de Maria da Graça e São Cristóvão, na Zona Norte. Como resultado, as estações da cidade ficaram superlotadas.
Segundo informações da concessionária MetrôRio, as estações da Central do Brasil e Carioca, localizadas no Centro, foram temporariamente fechadas para embarque. Passageiros também relataram o fechamento de outras estações na Zona Norte, como em São Cristóvão. Além disso, as linhas 1 e 4 operaram com intervalos irregulares.
A concessionária informou em comunicado que os passageiros teriam recebido bilhetes de devolução ou o “Siga Viagem” para que pudessem prosseguir o trajeto utilizando outros meios de transporte.
Um dos passageiros, Gilberto Giorno, de 35 anos, lamentou o transtorno, afirmando que aguardava a liberação do metrô desde as 17h. Ele expressou sua insatisfação com os frequentes problemas no metrô, tanto pela manhã quanto à noite, mencionando superlotação e intervalos irregulares. Gilberto ressaltou a dificuldade em prever quando o serviço seria restabelecido e o impacto em sua rotina diária, incluindo buscar sua filha na escola.
Nas redes sociais, outros clientes também manifestaram sua frustração com a espera e as confusões ocorridas nas estações.
Em razão dos intervalos irregulares, a operadora dos BRTs Mobi-Rio anunciou que o serviço da Linha 18 (Jardim Oceânico x Recreio Shopping Expresso) do BRT seria estendido até às 22h.
A Agência Reguladora de Serviços Públicos Concedidos de Transportes Aquaviários, Ferroviários, Metroviários e de Rodovias do Estado do Rio de Janeiro (Agetransp) abrirá um processo regulatório para investigar as causas da interrupção de energia. A apuração incluirá a responsabilidade da concessionária na manutenção dos equipamentos e no atendimento aos passageiros.
Foto de capa: Instagram Metrô que o Rio precisa