E. F. Melhoramentos - EFCB [Linha Auxiliar]

Área para postarmos informações, fotos e documentos sobre a ferrovia e suas estações
Melekh
Usuário Diamante

Re: E. F. Melhoramentos - EFCB [Linha Auxiliar]

Mensagem por Melekh » 12 Abr 2012, 14:11

Pessoal,

Em minhas caminhadas pela linha entre Maria da Graça e Triagem, na saída do Ramal da Arará, já chegando próximo de Vieira Fazenda, no local abaixo da Linha do Metrô, havia uma demolição semelhante a uma plataforma, eu já havia comentado com o Adenilson, quando nos fomos em Maria da Graça, que havia uma “crakuda” que queria se prostituir comigo em troca de crak, justamente no local em que havia esse resquício.

Na época não tirei fotos, pois havia bandidos próximos.

Quem passa de trem na direção Belford Roxo, verá este local logo no encontro entre a Auxiliara e Arará.

Bom, coloco aqui imagens do local, para todos poderem emitir suas opiniões.

Imagem

Imagem

Imagem

Provaveis Galpões de Manobra do Ramal do Cais do Porto.

Imagem

Imagem

Imagem

Mapa com as indicações.

Imagem

É isso.

Adenilson
Usuário Diamante

Mensagem por Adenilson » 12 Abr 2012, 14:55

Melekh escreveu:Grande Adenilson, tudo ótimo!

Realmente, caso Cesário Machado tivesse sua plataforma no lado esquerdo no sentido Del Castilho, é possível que exista alguma coisa ainda que possa ser achada, mas se for do lado direito da linha, indo para Del Castilho, só milagre!
Melekh. Se existir alguma foto dessa parada, ela vai ser achada por algum de nós. A cada férias minhas, vou tentar reservar um período para realizar pesquisas ferroviárias.
Para ser sincero, era para ter alguma coisa mais concreta dessa parada. Quem sabe você não acha no malho?
Enquanto não temos maiores detalhes, estou mantendo a minha crença que C.Machado tenha sido desativada antes mesmo da inauguração de Maria da Graça, havendo portanto um período sem as 2 estações/paradas.

Sobre o que você comentou...

“ a rua abaixo poderia ser a Comendador Gracindo de Sá mostrando um trem se aproximando de Vieira Fazenda, que estaria fora da foto a esquerda.... Repare que tudo indica que há ao fundo não é uma plataforma e sim um 3º trilho em ângulo muito rasante, pois vejo dormentes saindo dos mesmos.”
Melekh. Me lembro dessa foto quando houve um debate de onde seria.
Me diga uma coisa, vc não postou essa foto espelhada?
Vc tem a foto em melhor resolução para visualizar o número na frente da locomotiva? Assim veríamos se a foto foi espelhada.
Respondendo a sua pergunta, me veio a cabeça, os 2 trilhos da auxiliar e em primeiro plano o ramal da Arará, caso a foto seja (fosse) da região, mas esse trilho mais próximo me parece bitola métrica, então me veio a dúvida e a possibilidade da foto estar rebatida.
Uma coisa ficou clara, a locomotiva que está na bitola mista parece estar usando a bitola métrica, devendo ser da Rio D'ouro ou dependendo do trecho, da Leopoldina.

Eu pergunto: O 3º trilho poderia ser o que ligaria a Fábrica GE?
Não conheço maiores detalhes sobre esse ramal para responder. :ttn:

Já foi postado no TGVBR um ônibus antigo cruzando a Miguel Ângelo e na Cancela constava quatro (04) linhas, mas como se a L. Auxiliar não possui quatro linhas?
Eu já tinha pensado sobre isso, uma vez que tive certeza que aquela foto do Malta com 4 linhas não era de Del Castilho e sim do Engenho Novo e essa continha 4 linhas.
Ontem ao responder uma indagação do Amaral, verifiquei que possivelmente o ramal do Arará tinha 2 linhas. Ao dar um zoom no viaduto do Arará, percebi que o espaço ali destinado era para 2 linhas, pois a atual linha singela não está centralizada no viaduto.
Mesmo havendo 2 linhas, acho que esta segunda não avançava em direção a Maria da Graça podendo ficar em algum pátio ferroviário por ali. Quem sabe até o apontado por você como sendo o de Herédia de Sá

Imagem

Sobre Maria da Graça, acredito também que cada ferrovia tivesse a sua plataforma, mas tem um detalhe.

Após a extinção do Ramal do Caju, a E.F.R.D, partia de Francisco Sá e também já chegou partir inclusive de São Francisco Xavier (E.F. do Norte), eu já vi um documento postado sobre isso.
Bom, acontece que a E.F. Rio D’Ouro, fora absorvida pela E.F.C.B., passando a usar a Linha Auxiliar até Del Castilho para o seu trajeto, sendo assim construiriam uma estação diferente, já que poderiam utilizar a da L. Auxiliar?
Melekh. Quando eu chegar no tópico de Maria da Graça vou dar a minha opinião, utilizando-me de várias fotos.
Uma coisa estou quase certo. A partir dos anos 50, a plataforma era única para as 2 ou ainda na pior das hipóteses, os seus trens não paravam mais lá.

Adenilson, muito boa as fotos aerofotograficas de 1928.

Em tempo: você comentou algo sobre foto da estação Inhaúma, conseguiu?
Obrigado Melekh. Já estou com as fotos nas mãos, mas tem muita foto revelada ao contrário (rebatida) e percebi isso, pois conheço bem as regiões.
Estou estudando bem as fotos para publica-las do lado correto. okk

Abração!

Adenilson
Usuário Diamante

Mensagem por Adenilson » 12 Abr 2012, 15:07

Melekh.

Sobre a sua postegem sobre Herédia de Sá, vc não teria trocado os números do galpão representados no Google (visão do satélite ) e (street view)?

A respeito dos resquícios de Herédia de Sá, sempre os visualizei lá e não sei como isso não tinha sido dito antes.
Já tinha falado do espaçamento entre os trilhos.
Ao tentar dar a minha opinião para o AVVP, eu dissera que na minha opinião, a plataforma ia do ponto onde você apontou o primeiro resquício até quase a esquina da Rua Viúva Cláudio.
A minha dúvida é saber se essa estação teve duas plataformas como Vieira Fazenda.

Adenilson
Usuário Diamante

Mensagem por Adenilson » 15 Abr 2012, 16:11

Olá Pessoal. Sobre o assunto Herédia de Sá ainda e o que comentei, vejam a foto abaixo e dêem uma olhada como parece ter havido uma segunda linha no ramal de Arará.
A linha singela que aparece na foto não está centralizada :ttn:
Será que isso justificaria a foto de um lotação próximo a Maria da Graça com uma placa mostrando 4 linhas?
Segundo as "cicatrizes" dá a impressão que uma dessas linhas de Arará se afastava da linha tronco no pátio de Herédia de Sá. o0

Imagem

Agora partindo do princípio que Herédia de Sá teve um pátio parecido com Vieira Fazenda, ou seja com 2 plataformas estreitas e as duas linhas da auxiliar, passando entre elas, a configuração do pátio pode ter sido a abaixo:
Imagem

ESTAÇÃO VIEIRA FAZENDA (Atual Jacarezinho).

Prezados foristas. Foi legal demais que a estação Herédia de Sá tenha rendido tanto papo. Vou voltar a postar aspectos sobre essa estação e quem quiser voltar ao assunto, sinta-se a vontade, mas as minhas postagens tem que continuar.
Abaixo segue uma postagem que já fiz quando abordei o assunto da parada Praia Pequena na Rio D'ouro com Vieira Fazenda destacada com seta Vermelha.

No ângulo abaixo é possível ver o pátio de Vieira Fazenda e uma minúscula construção no meio da plataforma. Tudo indica que na foto abaixo, haja uma segunda plataforma do lado oposto,
uma vez que a Melhoramentos já havia sido duplicada.

Imagem

Agora veja uma foto que o Melekh postou com o destaque para Vieira Fazenda e Cesário Machado (próxima postagem).

A foto é anterior a construção da estação de Maria da Graça.

O Melekh brilhantemente já pesquisou as seguintes datas.

1924- Duplicação da E.F.Melhoramentos.
1945- Alargamento da bitola.

Partindo do princípio que a estação Maria da Graça é de 1928 e a linha foi duplicada em 1924, fiquei pensando se a foto abaixo ainda não é do tempo que a Melhoramentos ainda era em linha singela. :ttn:

Imagem

Comparem também a pequena edificação de Vieira Fazenda da foto acima com a aerofotografia de 1928. Parece ser a mesma, não?

Indago o seguinte: Se o prédio de Vieira Fazenda originalmente era do lado direito e é o mesmo de 1928 onde com certeza a linha já era dupla, podemos acreditar que a linha nova inserida foi do lado esquerdo (sentido subúrbio)?
A pergunta somente teria ares de certeza se a foto da fábrica O cruzeiro estiver com linha singela.

Caso a linha nova tenha sido do lado esquerdo (sentido subúrbio), vocês não acham que a Parada Cesário Machado pode ter sido demolida em torno de 1924, quando a ferrovia foi duplicada? :(
Pergunta válida também se ficar certificado o que os mapas mostram. A plataforma de Cesário Machado do lado esquerdo da via (sentido subúrbio).
Editado pela última vez por Adenilson em 16 Abr 2012, 09:05, em um total de 1 vez.

Adenilson
Usuário Diamante

Mensagem por Adenilson » 15 Abr 2012, 23:26

PARADA CESÁRIO MACHADO & ESTAÇÃO MARIA DA GRAÇA.

Abaixo seguem 2 fotos da região.

Uma foto mostra a Rua Miguel Ângelo próximo ao cruzamento com a linha auxiliar, onde seria o local provável da parada, mas não consegui ver nada.
A aerofotografia abrangia um percentual muito pequeno da folha original.

Imagem

Abaixo segue a continuação da linha. Logo após um riacho que passa ali, visualizei um retângulo escuro, mas parece estar bem na direção do trilho. Seria um vagonete?
Seria algum indício da Parada Cesário Machado?
Se for, isso estaria em contradição com o que quis dizer sobre a duplicação da linha quando postei acima a foto de Vieira Fazenda.
Tirem suas conclusões.
Quem sabe, isso pode virar um grande debate!! <o>

De qualquer forma, destacado em vermelho, segue a estação Maria da Graça em 1928.
Coloquei a legenda mais abaixo para não interferir na área sobre a qual faço referência.
Repare que a aerofotografia é de 1928 e a estação de Maria da Graça sequer parecia totalmente pronta.
A linha tinha sido duplicada em 1924, portanto a estação fora construída propositalmente com apenas um trilho margeando a plataforma.

Imagem

Sobre essa estação, ainda postarei abaixo uma série de fotos, sendo que todas vocês conhecem e apenas uma que vocês não conhecem. Elas serão as minhas ferramentas para elaborar algumas das minhas teorias (ou melhor, chutes!) sobre a estação e os trens da Melhoramentos/Rio D'ouro.

Abraço a todos! okk

Francisco Amaral
Usuário Ouro

Mensagem por Francisco Amaral » 16 Abr 2012, 10:26

Bom dia pessoal. Li tudo muito rápido. Apenas um comentário.

A Arará tinha 2 linhas sim naquele trecho. Até uns 10/15 anos atrás haviam ainda trilhos da segunda linha, já encobertos por barracos que, acreditem se quiser, ocupavam metade na linha elevada, exceto nsobre os viadutos, e do metrê dava para se ver os trilhos da segudna linha sobre o viaduto. Nessa época houve a retirada dos barracos e retirada dos trilhos. Provavelmente a linha ela originalmente dupla. Quando houve a elevação da linha no trecho depois da EF Leopoldina até Arará na década de 70, a linha passou a operar de forma singela e as "comunidades" resolveram tomar posse da parte desativada. A parte elevada "nova" é de largura singela.

Melekh
Usuário Diamante

Mensagem por Melekh » 17 Abr 2012, 09:09

Postagem que estava no Tópico da Linha do Centro, mas que pertence a L. Auxiliar.
Michel Soares escreveu:Há alguns dias atrás teve um seminário na faculdade e nos deram de brinde um cd com digitalizações de antigas edições do jornal Correio da Lavoura, de circulação em Nova Iguaçu e região. Pois bem, ao dar uma olhada nas publicações encontrei um anúncio de uma venda de terreno no Parque Fluminense, que vinha assim:

"Parque Fluminense

Propriedade da Garantia
Lar Limit.

Estação de Itinga - E. F. C. do Brasil

Linha Auxiliar

Municipio de Iguassu - E. do Rio

Compre seu terreno no "Parque Fluminense"

Informações: Rua Bernardino Mello, 209
Nesta cidade"

Data da publicação: 08/05/1930

Agora surge a dúvida: existiu mesmo essa estação? Onde ficava? Procurei no Estações Ferroviárias e não encontrei nada a respeito.

[Vou ver como colocar essas digitalizações em pdf ou jpg pra poder publicar aqui, já que no cd os arquivos estão em html. Caso alguém queira uma cópia, é só falar.]

Abraços
Michel Soares escreveu:Dado, faço faculdade de economia em Longe Iguaçu hehe.

Segue o print desse anúncio:

Imagem

Adenilson
Usuário Diamante

Mensagem por Adenilson » 17 Abr 2012, 09:18

Excelente Amaral.
Depois que eu revi algumas imagens as quais postei ontem no tópico E.F.Norte para explicar sobre a Parada Benfica, verifiquei nas fotos que naquela época ainda existiam 2 linhas no trecho elevado.
Apenas um comentário nessa estória.
Acho que o ramal de Arará originalmente sempre foi elevado no trecho que passa pela "Leopoldina" e "Suburbana".
As datas que constam no viaduto me parecem ser coincidentes com a inauguração da linha.

Acho que a única exceção é o trecho em passagem de nível sobre a Avenida Brasil, pois essa última é mais recente que a linha de Arará.
Nos anos 70, essa passagem de nível em plena Avenida Brasil (inconcebível hoje) foi substutuída por techo elevado da ferrovia.

De qualquer forma fica a pergunta. Até onde iria essa segunda linha de Arará? :ttn:

Francisco Amaral escreveu:Bom dia pessoal. Li tudo muito rápido. Apenas um comentário.

A Arará tinha 2 linhas sim naquele trecho. Até uns 10/15 anos atrás haviam ainda trilhos da segunda linha, já encobertos por barracos que, acreditem se quiser, ocupavam metade na linha elevada, exceto nsobre os viadutos, e do metrê dava para se ver os trilhos da segudna linha sobre o viaduto. Nessa época houve a retirada dos barracos e retirada dos trilhos. Provavelmente a linha ela originalmente dupla. Quando houve a elevação da linha no trecho depois da EF Leopoldina até Arará na década de 70, a linha passou a operar de forma singela e as "comunidades" resolveram tomar posse da parte desativada. A parte elevada "nova" é de largura singela.

Francisco Amaral
Usuário Ouro

Mensagem por Francisco Amaral » 17 Abr 2012, 10:01

Adenilson, foi exatamente o que eu quis dizer. No trecho que sai da auxiliar, passando pela Suburbana, EF Norte e Leopoldo Bulhões, a elevação é original de 39/40. Mas logo após cruzar a Leopoldina, a linha passava ao nível do solo pela lateral da Refinaria de Manguinhos, cruzando a Av. Brasil, a Linha Vermelha e a área da atual favela ali no Caju até próximo ao Cemitério do Caju onde novamente se elevava sobre a Carlos Seidl e desce novamente arás do cemitério chegando ao porto.

Esse trecho intermediário, entre a Leopoldo Bulhões e a Carlos Seidl, foi elevado na década de 70 matando a passagem de nível na Av. Brasil, que não existia em 39/40. Se vc notar na foto que vc postou ontem no tópico da EF Norte, notam-se as duas linhas, e a linha descendo para o nivel do dolo após a Leopoldo Bulhões.
Adenilson escreveu:Excelente Amaral.
Depois que eu revi algumas imagens as quais postei ontem no tópico E.F.Norte para explicar sobre a Parada Benfica, verifiquei nas fotos que naquela época ainda existiam 2 linhas no trecho elevado.
Apenas um comentário nessa estória.
Acho que o ramal de Arará originalmente sempre foi elevado no trecho que passa pela "Leopoldina" e "Suburbana".
As datas que constam no viaduto me parecem ser coincidentes com a inauguração da linha.

Acho que a única exceção é o trecho em passagem de nível sobre a Avenida Brasil, pois essa última é mais recente que a linha de Arará.
Nos anos 70, essa passagem de nível em plena Avenida Brasil (inconcebível hoje) foi substutuída por techo elevado da ferrovia.

De qualquer forma fica a pergunta. Até onde iria essa segunda linha de Arará? :ttn:

Francisco Amaral escreveu:Bom dia pessoal. Li tudo muito rápido. Apenas um comentário.

Melekh
Usuário Diamante

Mensagem por Melekh » 17 Abr 2012, 12:58

Adenilson,

Realmente troquei as letras do galpão representados no Google (visão do satélite ) e (street view).

Sobre os resquícios de Herédia de Sá, você pode estar certo, o primeiro resquício apontado por mim pode ir até quase a esquina da Rua Viúva Cláudio.

Quanto o numero das plataformas, acredito que logo ficaremos sabendo.

Sobre o Ramal do Cais do Porto, no viaduto em cima da Av. Suburbana, lá realmente tem duas linhas, eu digo isso pois quando fiz o trecho com um amigo, inclusive sendo enquadrado, por mais de 12 bandidos, fotografei as duas linhas, só que os mesmos bandidos, velaram o filme, pois eu não estava com maquina digital.

Abraço a todos.

Responder

Voltar para “EF Melhoramentos do Brazil (posterior Linha Auxiliar da EFCB)”