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O governo do estado e a concessionária MetroRio firmaram um acordo que sinaliza a retomada das obras da estação da Gávea, na Zona Sul, paralisadas desde 2015. O investimento projetado de até R$ 600 milhões, a ser feito pela concessionária do sistema em troca de uma extensão de dez anos na concessão (até 2048), permitirá à empresa, que já controla as linhas 1 (Tijuca-Ipanema) e 2 (Pavuna-Estácio), administrar a Linha 4 (Ipanema-Barra). Entretanto, documentos de janeiro deste ano indicam que equipamentos destinados à nova estação correm o risco de servir apenas como peças de reposição, sendo que alguns foram adquiridos quando a conclusão da obra estava planejada para a Olimpíada de 2016.

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Durante um forte temporal em 2019, os almoxarifados foram alagados, de acordo com um inventário sobre o estado dos materiais atingidos. Entre os itens inutilizados estão mais de 200 extintores de incêndio, painéis de distribuição de energia, sistemas de nobreak e pelo menos 180 baterias. Alguns componentes, incluindo três painéis comprados para energizar a estação, precisarão de recuperação. O valor das perdas não foi estimado pelos técnicos.

A obra de retomada da conclusão da estação, contudo, está sujeita à aprovação do Tribunal de Contas do Estado (TCE) e à homologação judicial, com a intervenção do Ministério Público (MP) estadual. Há processos judiciais sobre suposto superfaturamento na implantação da Linha 4, e o TCE exige que o consórcio responsável ressarça o estado. A efetivação do acordo demandará cerca de três anos de obras até a abertura da estação ao público.

O estado divulgou apenas aspectos genéricos do acordo, e o preço da passagem nas três linhas (atualmente R$ 6,90 e R$ 5,00, tarifa social) permanecerá inalterado. O MetrôRio contratará o Consórcio Rio-Barra, detentor da concessão da Linha 4, para concluir a estação. Além disso, a concessionária pleiteia que o acordo deixe claro que a empresa não assumirá responsabilidade por cobranças judiciais e extrajudiciais vinculadas à obra. As partes envolvidas e o MP ainda não se manifestaram, e o TCE está em discussões com a Procuradoria Geral do Estado para viabilizar o término das obras na Gávea. O canteiro junto à estação está sob monitoramento constante devido a preocupações com a estabilidade dos edifícios próximos.

 

Com informações do Jornal O Globo/Extra/Diário do Rio
Texto escrito em 24 de novembro de 2023 às 20h03
Última atualização em 24 de novembro de 2023 às 20h03
Imagem de capa: reprodução TV Globo

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  • AF Trilhos do Rio

    A Associação Ferroviária Trilhos do Rio - AFTR é um grupo de amigos, profissionais, entusiastas e pesquisadores ferroviários que organiza, desde o ano de 2009, eventos, atividades e pesquisas, tanto documentais quanto em campo, sobre a história e patrimônio ferroviário do estado do Rio de Janeiro, com o objetivo de resgatar, preservar e divulgar a história e memória dos transportes sobre trilhos fluminenses.

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