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Com informações do Jornal O Globo*

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O Trem do Corcovado comemorou seus 140 anos nesta quarta-feira (9 de outubro) tendo uma festa repleta de celebrações, e com direito a bolo e brindes.

Imagem: Mozart Rosa

A ferrovia, que foi inaugurada em 1884 por D. Pedro II, é mais antiga que o próprio Santuário do Cristo Redentor, inaugurado posteriormente em 1931. Originalmente, o trem operava com tração a vapor, mas ao longo dos anos passou por várias modernizações, tornando-se uma peça central do turismo no Brasil e o principal meio de acesso ao Cristo Redentor, um dos cartões-postais mais famosos do mundo.

 

“Ele transporta nosso cartão postal para o mundo, fortalecendo nossa vocação turística”, destacou Sávio Neves, presidente do Trem do Corcovado.

 

A transformação da linha começou em 1910, quando foi eletrificada, sendo um dos primeiros sistemas do tipo no Brasil. Em 1979, uma nova geração de trens entrou em operação e, em 2019, modelos mais modernos e sustentáveis foram introduzidos, reafirmando o compromisso do serviço com o turismo e a sustentabilidade.

Imagem: Mozart Rosa

A celebração dos 140 anos, considerada uma das mais antigas rotas turísticas ferroviárias do Brasil, teve início às 9h30 com a apresentação da banda da Guarda Municipal. Após isso, uma missa foi celebrada pelo reitor do Santuário do Cristo Redentor, Padre Omar. A cerimônia também incluiu a entrega da medalha Pedro Ernesto, a mais alta condecoração da Câmara Municipal, ao Trem do Corcovado, em reconhecimento ao seu valor histórico e turístico.

 

Texto escrito em 09 de outubro de 2024 às 19h30
Última atualização em 09 de outubro de 2024 às 19h30
Imagem de capa: Daddo Moreira, com contribuição de Mozart Rosa

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  • AF Trilhos do Rio

    A Associação Ferroviária Trilhos do Rio - AFTR é um grupo de amigos, profissionais, entusiastas e pesquisadores ferroviários que organiza, desde o ano de 2009, eventos, atividades e pesquisas, tanto documentais quanto em campo, sobre a história e patrimônio ferroviário do estado do Rio de Janeiro, com o objetivo de resgatar, preservar e divulgar a história e memória dos transportes sobre trilhos fluminenses.

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