Tempo de leitura: 2 minutos
  • Categoria do evento: Expedição (Reconhecimento de trecho)
  • Data: 12 de janeiro de 2014
  • Objetivo cumprido: Parcialmente
  • Participantes: Carlos Souza, Daniel Duarte, Fabio Oliveira e Melekh
  • Descrição da atividade: com o objetivo de aumentar o trecho conhecido da Estrada de Ferro Melhoramentos do Brazil (Linha Auxiliar), foi planejado percorrer o trecho entre as estações de Avelar, no município de Paty do Alferes, e Pedras Ruivas, em Miguel Pereira. Entretanto, por motivos de força maior, foi percorrido apenas o trajeto entre Avelar e Arcozelo.
    No dia 12 de janeiro de 2014 estiveram presentes os participantes Carlos Souza, Daniel Duarte (o único no mundo que possui uma camisa da AFTR na cor preta), Fabio Oliveira e Melekh e percorreram a distância de aproximadamente 12 quilômetros, registrando estações, obras de arte e, sobretudo, o péssimo estado geral da ferrovia, completamente abandonada.
    Abaixo estão expostas todas as imagens produzidas neste dia, de autoria do participante Fabio Oliveira. Além da descrição da atividade, cada imagem possui na legenda as suas respectivas informações.

Dando início à atividade na estação de Avelar, os participantes constataram que junto à estação e mesmo nos seus arredores, a existência de trilhos, pelo menos aparentes, é praticamente nula. Iniciando a caminhada por onde a ferrovia passava, foram encontrados, a poucas centenas de metros à frente, alguns vagões-prancha abandonados. A partir dali a mata tomou conta do trecho, tornando a missão mais árdua, além do sol causticante do verão. Em determinado trecho, logo após uma PN (Passagem de Nível), o grupo preferiu seguir pelo acostamento da rodovia, que segue paralelamente à poucos metros da linha ferroviária. Mais à frente nota-se um pontilhão a partir da rodovia, em nível mais baixo que a primeira, e logo a seguir construções, que hoje estão habitadas por moradores, pertencentes ao patrimônio da ferrovia, facilmente identificáveis pelas placas de registro da RFFSA em suas paredes. Provavelmente eram moradias de funcionários da ferrovia.

Continua após a publicidade

Loading

error: Este conteúdo não pode ser copiado assim. Caso use o arquivo, por favor cite a fonte.