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VOLTAMOS!

Por essa vocês não esperavam… ou sim? 😃

Tempo de leitura: 2 minutos

Olá Amigas e Amigos! Após um pequeno recesso, estamos de volta para postar alguns artigos maiores e mais profundos sobre os aspectos históricos e empresariais das ferrovias, que foram menos explorados do que poderiam ser, até o momento. Nosso objetivo é deixar para a posteridade a história com fatos reais, desmistificando algumas histórias tiradas sabe-se lá de onde.

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Para isso, vamos desmontar esses mitos de forma coerente, com informações do que realmente aconteceu, fontes primárias, depoimentos de pessoas que estavam lá e viveram o momento, e evidentemente com documentos.

Essa será a forma que encontramos para fazer isso: voltar a publicar esses artigos. Sempre que possível eles serão publicadas às sextas-feiras, ao meio-dia. As notícias e pequenos artigos que já vêm sendo publicados com informações do que está acontecendo cotidianamente continuarão a ser publicados no mesmo dia e, se possível, no mesmo horário em que estiver acontecendo.

Decidimos também reescrever alguns artigos antigos e numerar outros. Essa numeração se tornou necessária porque queremos encadear essas informações, tornando-as sequenciais. Queremos que tenham a estrutura de um curso ou de um futuro livro, quem sabe?

Esses novos artigos escritos, e os reescritos, trarão um pouco mais da nossa experiência além de mais informações. Portanto, desejamos uma excelente leitura para aqueles que ainda têm o bom, saudável e essencial hábito de ler. Temos certeza de que essa leitura será muito proveitosa.

 

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Agradecemos a leitura, até a próxima!

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Autores

  • Daddo Moreira

    Formado em Arquivologia, pós-graduando em Engenharia Ferroviária, técnico em TI, produtor e editor multimídia, webmaster e webdesigner, pesquisador e historiador informal. No começo dos anos 2000 se aprofundou na área de mobilidade e transportes (e a preservação histórica inerente ao assunto, sobretudo envolvendo os transportes sobre trilhos), e a partir de contatos pessoais e virtuais participou de, e formou, grupos voltados para a disseminação do assunto, agregando informações através de pesquisas presenciais e em campo. Em 2014 fundou formalmente a AFTR - Associação Ferroviária Trilhos do Rio onde reuniu membros determinados a lutarem pela preservação e reativação de trechos ferroviários, além de todos os aspectos ligados às ações, como o resgate da memória e cultura regional, melhoria na mobilidade e consequentemente na qualidade de vida da população, etc Foi presidente e é o atual coordenador-geral da AFTR Não se considera melhor do que ninguém, procura estar sempre em constante evolução e aprendizado, e acumula experiências sendo sempre grato aos que o acompanha e apoia. "Informação e conhecimento: para se multiplicar, se divide"

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  • Mozart Fernando

    Engenheiro Mecânico formado pela Faculdade Souza Marques em 1992, foi secretário-geral da AFTR no mandato 2017-2020 e atualmente ocupa o cargo de diretor-técnico da instituição. Iniciou sua carreira profissional em 1978 trabalhando com um engenheiro que foi estagiário da RFFSA entre 1965 e 1966. Esse Engenheiro durante esse período trabalhando no setor de cremalheiras acompanhou o desmonte da E.F. Cantagalo e conhecia diversas histórias envolvendo o desmonte da Ferrovia de Petrópolis realizado pela mesma equipe. Histórias que muitos preferem esquecer. Parte dessa convivência extremamente valiosa está transcrita nos textos publicados pela AFTR. Não se considera um “especialista” em ferrovias, outra palavra que hoje no Brasil mais desmerece do que acrescenta. Se considera um “Homem de Negócios” e entende que o setor ferroviário só terá chance de se alavancar quando os responsáveis por ele também forem homens de negócios. Diferente de rodovias, as ferrovias são negócios. E usar para ferrovias os mesmos parâmetros balizares de construção e projeto usados em rodovias redundará em fracasso. Mozart Rosa é alguém que mais que projetos, quer apresentar Planos de Negócios para o setor.

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