Visita à maquete da ABPF na Cabine do Engenho Novo
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— Artigo produzido em 24 de junho de 2023 às 20h40 Artigo publicado em 24 de junho de 2023 às 20h40 Última atualização em 24 de junho de 2023 às 20h40 —
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Dando sequência à série de postagens sobre maquetes existentes em nosso estado, mostraremos hoje a da ABPF – Regional Rio de Janeiro.
Foto: Mozart Rosa
Foto: Mozart Rosa
Foto: Mozart Rosa
Diferente das regionais da ABPF em outros estados, a ABPF do Rio de Janeiro não opera e nem pretende operar nenhum trecho ferroviário. Ela se dedica a preservar a cabine de sinalização existente ao lado da estação do Engenho Novo, mantendo e operando uma lindíssima maquete ferroviária na escala HO.
Foto: Mozart Rosa
Foto: Mozart Rosa
Foto: Mozart Rosa
Foto: Mozart Rosa
Foto: Mozart Rosa
Foto: Mozart Rosa
Foto: Mozart Rosa
Foto: Mozart Rosa
Esta cabine foi visitada pela AF Trilhos do Rio em 2012, o local é de fácil acesso e permite uma excelente observação dos trens da Supervia no trecho.
Foto: Daddo Moreira (2012)
Na ocasião realizamos uma reunião entre membros da AFTR.
No momento desta visita em 24 de junho de 2023, a maquete estava em manutenção. Portanto, mostraremos apenas fotos e não vídeos.
Foto: Mozart Rosa
Foto: Mozart Rosa
Foto: Mozart Rosa
Foto: Mozart Rosa
Foto: Mozart Rosa
Foto: Mozart Rosa
Foto: Mozart Rosa
Foto: Mozart Rosa
Foto: Mozart Rosa
Foto: Mozart Rosa
Foto: Mozart Rosa
Foto: Mozart Rosa
Agradecemos ao Zaidan, membro da ABPF, pela recepção e parceria.
Engenheiro Mecânico formado pela Faculdade Souza Marques em 1992, foi secretário-geral da AFTR no mandato 2017-2020 e atualmente ocupa o cargo de diretor-técnico da instituição.
Iniciou sua carreira profissional em 1978 trabalhando com um engenheiro que foi estagiário da RFFSA entre 1965 e 1966. Esse Engenheiro durante esse período trabalhando no setor de cremalheiras acompanhou o desmonte da E.F. Cantagalo e conhecia diversas histórias envolvendo o desmonte da Ferrovia de Petrópolis realizado pela mesma equipe. Histórias que muitos preferem esquecer. Parte dessa convivência extremamente valiosa está transcrita nos textos publicados pela AFTR.
Não se considera um “especialista” em ferrovias, outra palavra que hoje no Brasil mais desmerece do que acrescenta. Se considera um “Homem de Negócios” e entende que o setor ferroviário só terá chance de se alavancar quando os responsáveis por ele também forem homens de negócios.
Diferente de rodovias, as ferrovias são negócios. E usar para ferrovias os mesmos parâmetros balizares de construção e projeto usados em rodovias redundará em fracasso.
Mozart Rosa é alguém que mais que projetos, quer apresentar Planos de Negócios para o setor.
Está aberta a visitação?
No momento não, mas certamente em breve estará concluída a reforma e reabrirão para visitação