ESTE SITE SERÁ DESCONTINUADO EM BREVE. FAVOR ACESSAR trilhosdorio.org
Tempo de leitura: 3 minutos

Mais um ano está se acabando e outro começando.

Continua após a publicidade

E o que podemos esperar para 2023?

Abaixo uma lista do que se projeta, o que está em curso, e quais as visões e planos que a AFTR tem para este novo ano que se inicia:

O TREM TURÍSTICO DE MIGUEL PEREIRA

Após meses de incertezas e demoras em sua construção, o projeto finalmente avançou e está muito perto de ser concluído e inaugurado. Entretanto se constata alguns fatos: apesar de estar sendo tocado um projeto de preservação ferroviária, alguns equívocos estão sendo notados, como a nomeação do projeto não tendo nada a ver com a histórica Estrada de Ferro Melhoramentos do Brasil (nome original da ferrovia), obras consideradas de mau gosto por alguns (como a locomotiva atravessando as paredes da estação de Conrado), dentre outros detalhes que fogem ao aspecto histórico original. Contudo, o projeto está sendo conduzido e espera-se que se sustente após a inauguração, trazendo ao estado do Rio de Janeiro mais um, e não o primeiro, Trem Turístico em seu território.

PRESERVACIONISMO DA LINHA AUXILIAR

Falando em Miguel Pereira e na Linha Auxiliar, outro nome pelo qual a Estrada de Ferro Melhoramentos do Brasil é conhecida, a AFTR é parceira da mais nova associação de preservação do estado do Rio de Janeiro: a Associação Ferroviária Melhoramentos do Brasil – AFMB. Para este ano devemos realizar atividades em conjunto, incluindo pesquisas em campo e eventos.

PARCERIAS

E já que foi citado o assunto, a AFTR está estreitando laços de modo a formar parcerias com empresas e concessionárias do meio ferroviário, processo que se iniciou há alguns meses. E também temos por intenção fortalecer ainda mais as parcerias com instituições de preservação do Norte-Fluminense, Costa Verde, região Serrana e Vale do Paraíba, para agirmos em conjunto em prol das ferrovias, de sua história e da operação e preservação.

LIVES

Temos a intenção de promover encontros e bate-papos virtuais, além das Lives, que deverão ser quinzenais! Algumas pessoas e personalidades já foram sondadas e convidadas, inclusive estão sendo feitos contatos internacionais e com agentes governamentais, de modo que podemos esperar boas surpresas para breve.

ATIVIDADES

As expedições, caminhadas, pesquisas em campo e visitas técnicas estarão a pleno vapor: uma já deve ocorrer em janeiro, fiquem ligados no nosso site e nas nossas redes sociais!

ON-LINE

O site está com novo visual há algumas semanas e tem por intenção ser um canal de notícias, novidades, divulgações e informações do meio ferroviário. Novos artigos serão publicados e vocês também poderão participar: em breve será aberto um canal para publicação de textos e artigos redigidos diretamente pelos colunistas interessados em fazer parte dessa nova fase do nosso site, aguardem!

Continua após a publicidade

GOVERNOS

Em relação aos governos em vigor a partir de 01 de janeiro de 2023, não podemos opinar pois nunca se sabe o que pode ocorrer, visto o histórico que o Brasil e, em particular, o estado do Rio de Janeiro, tem em todos estes anos que acompanhamos os mandatos de governantes. Até por esse motivo não devemos ficar parados: se realizou, deve ser elogiado. Se não, deve ser cobrado. Já estamos há algum tempo cobrando das autoridades medidas para salvar e resgatar nossas ferrovias. E não vamos parar, continuemos lutando até alcançar nossos objetivos.

Enfim, este é apenas um pequeno resumo do que visualizamos e planejamos para o novo ano.

A AFTR deseja a todos um excelente ano de 2023, repleto de saúde, alegrias, conquistas e realizações. Sigamos todos juntos nesta linha, e vamos que vamos!

 

TUDO DE BOM A TODOS NESTE NOVO ANO QUE SE INICIA!

Loading

Autor

  • Daddo Moreira

    Formado em Arquivologia, pós-graduando em Engenharia Ferroviária, técnico em TI, produtor e editor multimídia, webmaster e webdesigner, pesquisador e historiador informal. No começo dos anos 2000 se aprofundou na área de mobilidade e transportes (e a preservação histórica inerente ao assunto, sobretudo envolvendo os transportes sobre trilhos), e a partir de contatos pessoais e virtuais participou de, e formou, grupos voltados para a disseminação do assunto, agregando informações através de pesquisas presenciais e em campo. Em 2014 fundou formalmente a AFTR - Associação Ferroviária Trilhos do Rio onde reuniu membros determinados a lutarem pela preservação e reativação de trechos ferroviários, além de todos os aspectos ligados às ações, como o resgate da memória e cultura regional, melhoria na mobilidade e consequentemente na qualidade de vida da população, etc Foi presidente e é o atual coordenador-geral da AFTR Não se considera melhor do que ninguém, procura estar sempre em constante evolução e aprendizado, e acumula experiências sendo sempre grato aos que o acompanha e apoia. "Informação e conhecimento: para se multiplicar, se divide"

    Ver todos os posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 × 3 =

Previous post Locomotiva manobreira da AFPF de volta à Miguel Pereira
Next post Trem do ramal Guapimirim descarrila em Suruí
error: Este conteúdo não pode ser copiado. Caso use o arquivo, por favor cite a fonte.