Com informações do Diário do Porto, via Diário do Rio*
Foi anunciado que está programado o início das obras para ampliação da malha da MRS até o Porto do Rio, proporcionando um meio eficaz de transporte para diversos produtos, como ferro gusa, concentrado de zinco, itens siderúrgicos e contêineres. A PortosRio, responsável pela gestão do Porto do Rio, anunciou que o local contará com um terminal da MRS Logística, concessionária de transporte ferroviário que conecta as regiões do Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo, representando o transporte de quase metade do PIB nacional. Prevista para começar em 2025, a obra visa otimizar o transporte ferroviário, permitindo o escoamento mais eficiente de mercadorias.
Atualmente, os trens da MRS alcançam as proximidades do Porto do Rio, demandando o transporte final da carga até o terminal marítimo por meio de caminhões. Com a expansão da malha ferroviária, esse processo será agilizado, uma vez que cada trem tem capacidade para transportar a carga equivalente a 140 caminhões. O investimento de R$ 150 milhões para a execução da obra é uma contrapartida resultante da prorrogação da concessão da MRS por mais 30 anos, a partir de 2026, quando termina o contrato atual. O projeto, aprovado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) no ano passado, tem previsão de conclusão em 2027.
Em comunicado, a PortosRio destacou que a obra visa aprimorar a infraestrutura de acesso ferroviário ao Porto do Rio de Janeiro, tornando-o mais eficiente e competitivo, o que resulta na redução dos custos logísticos na cadeia de comércio exterior. A gerente-geral de Relações Institucionais da MRS, Rosa Cassar, afirmou que o projeto de expansão da malha ferroviária preservará os elementos históricos localizados na área portuária.
A administração do Porto de Itaguaí, na Baía de Sepetiba, continuará a cargo da PortosRio e será responsável pelas exportações de minério de ferro. No entanto, o terminal enfrenta críticas frequentes relacionadas à poluição do ar e do mar devido ao embarque de minério nos navios.
Texto escrito em 30 de janeiro de 2024 às 8h12
Última atualização em 30 de janeiro de 2024 às 8h12
Imagem de capa: O Globo