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Enfim publicamos a terceira e, posteriormente, publicaremos a quarta parte de nossa proposta para transformar o bonde de Santa Teresa em um verdadeiro ativo turístico para a cidade do Rio de Janeiro, ampliando-o, modernizando-o, transformando-o no Bonde Carioca. Além de ser um pequeno modal de transporte urbano, como já dissemos diversas vezes.

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Mas antes faremos algumas considerações: o bonde de Santa Teresa, que queremos rebatizar de Bonde Carioca, é hoje um modal de baixa capacidade. Os bondes que propomos têm capacidade em torno de 60 passageiros, quase o dobro dos bondes atuais que comportam apenas 32 passageiros na sua versão convencional, mas uma capacidade bem inferior à do VLT com capacidade para 420 passageiros.

Portanto, não temos a pretensão alguma de que ele venha a se tornar um grande modal de nossa cidade, ele tem seu nicho específico e o que queremos é aproveitá-lo nesse nicho.

Esse texto é a continuação do texto anterior, em sua parte dedicada aos empreendedores, com acréscimo de mais quatro sugestões de traçado.

Sejam todos(as) bem vindos(as) a mais um artigo exclusivo do site Trilhos do Rio!
Agradecemos a visita e desejamos a todos uma boa leitura!



Projeto AFTR 7 (parte 3):
O Bonde Carioca, uma versão empresarial e viável do Bonde de Santa Teresa

Considerando que essa proposta foca na participação acionaria conjunta do Grupo controlador da ESFECO – Estrada de Ferro Corcovado, e do grupo controlador do VLT-Rio, e pela sinergia que o negócio vai representar para ambas as partes, apresentamos dentro de nossa proposta global de negócio, a proposta de mais três sugestões de traçados extra sugeridos, que representam para o bonde os seguintes benefícios:

  • Local para armazenamento de combustível.
  • Acesso às oficinas do VLT-Rio.
  • Novo acesso ao AquaRio, e eventualmente a Roda Gigante.
  • Aumento do número de passageiros na “região central da cidade”, em números ainda não calculados.
  • Interligação do modal à Estação Ferroviária Central do Brasil.
  • Acesso a novos atrativos turísticos.
  • Local para base da COMLURB, para o lixo recolhido nos locais onde será usado o bonde do lixo, além de garagem para esse bonde do lixo. No decorrer do texto explicaremos melhor isso.

 

TERCEIRA SUGESTÃO: AQUARIO

Como já mostrado anteriormente uma das linhas de acesso a Santa Teresa que propomos segue pela rua da Carioca, passando pela Praça Tiradentes, e entrando na av. Gomes Freire, subindo dali para Santa Teresa, paralela a outra linha que propomos também de acesso a Santa Teresa, onde o bonde passaria pela av. Almirante Barroso, Av. Chile e entrando em outro ponto da av. Gomes Freire e subindo para Santa Teresa.

Esse novo ramal, até agora não citado, complementa nossa proposta na área central da cidade. Nesse novo ramal, o bonde seguiria pela rua Visconde do Rio Branco, passaria pelos fundos do Campo de Santana, em frente ao quartel sede do Corpo de Bombeiros, contornaria o Campo de Santana, passando em frente ao hospital municipal. Souza Aguiar, atravessaria a av. Presidente Vargas, passando pela praça Cristiano Ottoni em frente à Estação Central do Brasil, cruzando o VLT, entrando na Rua Bento Ribeiro e atravessando finalmente o túnel João Ricardo.

Praça Tiradentes, propomos que o bonde siga pelo lado esquerdo da rua.

 

Rua Visconde do Rio Branco esquina com Av. Gomes Freire. Aqui uma linha do bonde fara com que ele siga para Santa Teresa na outra linha ele seguirá em frente. Na Av. Gomes Freire ele passa para o lado direito da rua.

 

Campo de Santana de um lado e do outro o Corpo de Bombeiros, o bonde segue pelo lado esquerdo da rua.

 

A direita o Campo de Santana, a esquerda a Gafieira Elite.

 

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A Esquerda o hospital municipal Souza Aguiar, a direita o Campo de Santana.

O bonde segue pelo lado esquerdo da rua.

A esquerda faculdade de Direito da UFRJ, a direita o Campo de Santana

 

Cruzamento da Av. Presidente Vargas. Ao fundo a Estação D. Pedro II
Praça Cristiano Ottoni. A esquerda a estação D. Pedro II, a direita o Comando do Exército.
Cruzamento com o VLT

 

Rua Bento Ribeiro

 

Início do Túnel João Ricardo

 

Final do Túnel, João Ricardo

 

Rua Rivadávia Correia

Ao chegar a Rua Rivadávia Correia, na Gamboa, algumas opções podem ser estudadas para o bonde chegar ao AquaRio, onde finalmente teria uma estação terminal. Isso ficará a critério do concessionário. Apresentamos aqui apenas sugestões de traçados.

Podemos estudar formas de beneficiar também a Roda Gigante, que fica ao lado do AquaRio.

AquaRio, neste pátio poderá ser construída a estação terminal do bonde.

Vantagens para o sistema com a construção dessa Linha.

  • Tendo em vista essa nova conformação do bonde proposta por nós, dele ir a locais ermos onde a instalação de rede aérea é algo temerário, propomos o uso de veículos a diesel, e esse diesel precisa ser estocado em algum local e precisa ser transportado para esse local, isso é inviável em um bairro residencial como Santa Teresa. Na Gamboa existem locais adequados a isso, os bondes passariam a ser abastecidos nessa base, ou o combustível poderia a partir de bases construídas ser transportado para Santa Teresa dessa base em bondes tanque, ou isotanks colocados em pranchas, puxados por pequenas locomotivas ou o veículo Unimog da Mercedes-Benz.

  • Sendo as oficinas do VLT-Rio localizadas na Gamboa e considerando que o VLT-Rio seja sócio nesse empreendimento, esse ramal pode servir de apoio a manutenções mais complexas dos bondes.
  • Sendo o AquaRio empreendimento de propriedade de um dos prováveis novos sócios do Bonde Carioca, um Vermelhinho saindo do Centro da cidade, da praça do Expedicionário, local de fácil acesso para ônibus de turismo, vindos de hotéis próximos ou de hotéis da zona sul, pode levar um grande grupo de turistas para o AquaRio passando pelo centro do Rio em um charmoso bonde. O VLT já faz isso, mas o Bonde Carioca pode levar os turistas para o AquaRio na sua versão expressa.
  • Uma das estações do Bonde Carioca será próxima à estação Carioca do metrô, isso dará acesso fácil ao bonde a moradores de nossa cidade, ou a turistas que vão para o centro da cidade de metrô, vindo de hotéis da zona sul.
  • Considerando que esse novo ramal passa em locais não atendidos pelo VLT-Rio, apenas por ônibus convencionais, o usuário pode usar os bondes convencionais, na área que chamamos de “região central da cidade”. Os arredores do Campo de Santana são um exemplo.

Vamos deixar claro algo repetido diversas vezes aqui durante essa postagem. Será de competência da CET-RIO concordar ou não com o que está proposto aqui ou propor mudanças nos traçados apresentados, fazemos aqui apenas propostas, compete ao órgão técnico concordar ou não, e eventualmente alterá-las.

 

QUARTA SUGESTÃO: PAINEIRAS

A distância da Av. Almirante Alexandrino, que tem linhas do bonde, para o antigo hotel das Paineiras é de apenas 3,7 km o acesso a esse antigo hotel é feito por Vans ou pelo trem da ESFECO. Seria interessante para o operador do antigo hotel que o Bonde Carioca tenha uma linha onde operaria um bonde expresso, o Vermelhinho, saindo do centro do Rio para o hotel das Paineiras, com a população vendo pelo caminho aquele visual maravilhoso que Deus deu ao Rio de Janeiro?

Olavo de Carvalho dizia que a Europa tinha história, e o Brasil tinha Geografia. Por que não nos aproveitarmos disso?

A esquerda, Rua Almirante Alexandrino, 5611, caminho para o Silvestre com trilhos, atualmente inoperantes, à direita, início da estrada das Paineiras, acesso ao Antigo Hotel das Paineiras
Início da Estrada das Paineiras.

 

Trecho da Estrada das Paineiras.

 

Cruzamento entre a Estrada das Paineiras a direita e a estrada para o mirante Dona Marta a esquerda

 

Trecho da Estrada das Paineiras.

 

Chegada ao antigo Hotel das Paineiras.

 

Antigo Hotel das Paineiras.

 

Trecho de acesso ao antigo Hotel das Paineiras.

QUINTA SUGESTÃO: MIRANTE DONA MARTA

O mirante Dona Marta fica a apenas 1,9 km de distância do cruzamento entre a estrada das Paineiras e a estrada do Mirante. Sendo construída uma linha de acesso com essa pequena distância, acessaríamos esse maravilhoso Mirante. É algo bem factível.

Vista do mirante D. Marta

 

Estacionamento do Mirante D. Marta, área de uma possível estação.

Antes de apresentarmos nossa sexta sugestão vamos entender que essa sexta sugestão não é o caminho para nenhum atrativo, mas sim uma nova forma de acesso a Santa Teresa.

 

SEXTA SUGESTÃO: UM NOVO ACESSO À SANTA TERESA

A Glória é um dos bairros mais antigos da cidade do Rio de Janeiro, remonta ao século XVIII, com a construção da Igreja de Nossa Senhora da Glória do Outeiro, a partir daí se espalhou e se urbanizou. No início do século XX era região de hotéis para políticos e empresários, com o tempo se tornou um bairro residencial, mas que ainda tem diversas construções antigas e alguns hotéis.

É ligado por diversas ruas a Santa Teresa, outro bairro antigo de nossa cidade que também remonta ao século XVII quando surge em volta do Convento de Santa Teresa.

Não entendemos o motivo dessa ligação nunca ter sido cogitada.

Apresentamos uma proposta onde o Bonde Carioca desempenharia, nesse traçado, sua dupla função, bonde turístico, pois passará por locais com diversas construções centenárias, e modal de transporte urbano, por passar em ruas habitadas sem nenhum transporte público.

Apresentaremos imagens do trecho no sentido inverso. Não sentido Gloria x Santa Teresa, mas sentido Santa Teresa x Gloria.

Iniciamos nossa viagem desse novo traçado no Largo dos Guimarães, naquela que deve ser a parada mais importante de nosso novo bonde, local de parada dos Vermelhinhos em trânsito para seus diversos destinos, e dos Amarelinhos nos transportes regulares, e caso nossa proposta seja acatada, e demonstre viabilidade técnica, acesso à Glória também.

A rua Almirante Alexandrino passa a ser uma enorme linha-tronco desses novos serviços propostos que passariam a ser ramais.

Largo dos Guimarães

 

Cruzamento da Rua Almirante Alexandrino com a Rua Santa Cristina, a direita, e início de nosso novo traçado.

Aviso importante: Nossa proposta para acesso à Glória, é pela rua Candido Mendes, mas existe a possibilidade desse acesso ser feito pela rua Santa Cristina e rua Santo Amaro, isso deve ser decidido pela área competente da prefeitura.

A direita, rua Santa Cristina, a esquerda, rua Candido Mendes, local por onde propomos que o bonde passe.
Rua Candido Mendes, diversas construções centenárias no seu entorno e diversas residências sem acesso a transporte público.

 

Rua Candido Mendes, acreditamos que a inclinação permita o uso do bonde por adesão direta, como ocorre em Santa Teresa.

 

Rua Candido Mendes, mais um trecho.

 

Rua Candido Mendes, observem as construções centenárias.

 

Continuação da rua Candido Mendes, essa rua possui curvas bem íngremes, considerando o novo bonde que prevemos ter o mesmo comprimento do anterior embora seja constituído por duas composições separadas por um Gangway, acreditamos ser possível a circulação do novo bonde.

Vejam como são separados os vagões das composições operadas pela Supervia, para saber o que é o Gangway.

Acima Imagem de um passadiço tradução da palavra inglesas Gangway;

Foto do VLT RIo e do Gangway de seus vagões.

Rua Candido Mendes já chegando na área urbana

 

Rua Candido Mendes esquina com a Rua da Glória.

Encerramos aqui nossa proposta para acesso do Bonde Carioca à Glória, fica a critério do poder público municipal e do corpo técnico da CET-RIO proporem locais para a construção de um terminal para o bonde, na Glória. Lá existem diversas praças, propicias a isso. De preferência próximo ao metrô.

Apresentamos como ideia a praça em frente ao Palacio São Joaquim.

Praça em frente ao Palacio São Joaquim. Integração com o metrô

O Bonde Carioca poderá funcionar também, fazendo turismo religioso, ligando o Palácio São Joaquim, onde o Cardeal D. Orani Tempesta, despacha, na Glória, ao Palacio Apostólico do Sumaré onde ele mora. Não esquecendo o Centro de Estudos do Sumaré, ao lado da residência do Cardeal no Sumaré.

Palácio São Joaquim

Vamos sonhar

Toda empresa de transportes, rodoviário, ferroviário, ou mesmo empresas de aviação, tem composições/veículos reserva para aumento de demanda ou caso os veículos/composições apresentem defeito. Sempre tem algum parado para as eventualidades.

Vamos sonhar. O que impede a empresa ganhadora da concessão em comum acordo com a cúria, construir dentro do Palacio São Joaquim, local onde o Cardeal despacha, um ramal ligando o palácio ao bonde e outro ramal ligando lá em cima o trecho do Sumaré ao Palacio Apostólico do Sumaré, local onde o Cardeal mora. E diariamente fazer com esse veículo reserva quem sabe adesivado com as cores da Cúria, o translado diário do Cardeal de casa para o trabalho, e do trabalho para casa, e no caminho o cardeal abençoando as pessoas de dentro da composição?

Qual o país do mundo que tem algo parecido?

Se as pessoas do mundo inteiro, enchem os cofres do vaticano para ver a guarda suíça e o Papa, não gastariam o seu dinheiro em hotéis nos arredores da Gloria ou hostels e hotéis no caminho do bonde para ver D. Orani indo para o trabalho ou voltando para casa?

“Sonhar não custa nada”, como diz a letra do samba enredo da escola de Samba Mocidade Independente de Padre Miguel no carnaval de 1992. A canção foi interpretada por Diogo Nogueira, Neguinho da Beija-Flor e Quinho.

Abaixo o samba enredo interpretado pelos autores.

Os membros da igreja certamente vão gostar muito, pois poderão ter um veículo direto ligando as instituições. D. Orani Tempesta, ficaria muito satisfeito, afinal poderia ir de bonde da casa para o trabalho. E os Católicos certamente gostariam bastante de ver seu Cardeal.

Orani Tempesta
Cardeal do Rio de Janeiro

Foram feitas inúmeras obras visando revitalizar a zona portuária, o VLT foi uma delas, por que não fazer o mesmo na região da Glória, onde essa nova linha proposta para o Bonde Carioca seria uma delas? O Bonde Carioca Integrado ao metrô no bairro da Glória subindo para Santa Teresa levando turistas vindos da zona sul e os turistas hospedados em hotéis da região da Glória em suas duas versões a convencional o Amarelinho e o expresso, o Vermelhinho, para conhecerem Santa Teresa e os atrativos atendidos por esse novo bonde, como o Trem do Corcovado via estação de Nerita Kelly a Floresta da Tijuca, o Mirante Dona Marta e as Paineiras.

Em contrapartida, o Bonde Carioca revitalizaria bastante os bares da Glória e região, onde pessoas hospedadas em hostels de Santa Teresa desceriam para a Glória em busca de diversão, uma via de mão dupla.

Não faz parte dos objetivos dessa postagem, mas a ampliação do VLT para a Glória ou até o Largo do Machado, com integração ao Bonde Carioca na sua linha que subirá da Glória a Santa Teresa é algo a ser pensado.

É prevista a construção de uma sala Vip no terminal a ser construído na Glória para operação do Vermelhinho, detalharemos isso mais abaixo.

Abaixo links da Wikipedia contando a história dos bairros da Glória e de Santa Teresa.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Gl%C3%B3ria_(bairro_do_Rio_de_Janeiro)

https://pt.wikipedia.org/wiki/Santa_Teresa_(Rio_de_Janeiro)

 

BÔNUS: TRAÇADO EXTRA E PROPOSTAS OPERACIONAIS

A Glória tem uma vida noturna bem mais pujante e agitada do que a da cidade, aos finais de semana também, enquanto o centro da cidade para e não tem movimento, a Glória com seus hotéis e bares continua funcionando. Já sugerimos aqui que o VLT amplie uma de suas linhas para a Glória, mas nosso Bonde Carioca pode também ter uma linha ligando sua linha e seu terminal na Glória a linha que sai do provável terminal na Praça do Expedicionário.

 

Isso tem enorme vantagem operacional

 

Considerando que essas linhas do bonde Carioca ficarão próximas a linhas do metrô, o usuário do bonde Carioca terá a sua disposição as estações da Glória e da Carioca para acessar o bonde, considerando também que esse usuário tenha interesse em ir ao AquaRio e a Roda Gigante, para os novos concessionários com essa nova ligação entre a Glória e a conexão com a linha de acesso a provável estação da Praça dos Expedicionários, seria possível fechar a estação da Praça dos Expedicionários aos finais de semana e operar apenas com a estação da Glória é uma solução operacionalmente bem interessante. Concentrando as operações de partida e chegada do bonde Carioca nos finais de semana na estação Gloria, seja para Santa Teresa, seja para o AquaRio ou para a Roda Gigante.

Como já explicamos, a Glória tem uma quantidade de pessoas transitando pelo bairro por conta de hotéis e restaurantes, aos finais de semana bem maior do que as que transitam no centro da cidade nos mesmos finais de semana. A Glória, sendo muito próxima ao Catete e ao Largo do Machado, recebe normalmente pessoas dessas duas localidades.

A população fixa da Glória, Largo do Machado e Catete somados é da ordem de 60.000 pessoas, além da população flutuante frequentadora dos bares, restaurantes e hotéis da região. Prováveis usuários do bonde Carioca.

 

Uma nova dinâmica operacional para o bonde Carioca

 

Sobre esse traçado de apenas 2 km, achamos melhor não opinar. Que a CET-RIO, com seu pessoal qualificado opine, mas acreditamos que representaria enorme ganho para a nova empresa e até para o VLT.

Abaixo uma sugestão do Google.

Abaixo animação produzida pela equipe Trilhos do Rio sobre esse traçado.

Aqui encerramos nossas sugestões de novos traçados. Na próxima postagem, nossas considerações finais sobre o bonde de Santa Teresa da forma como ele hoje, é operado, o que vem sendo feito pelo governo do estado e sugestões de novas formas de operação para eventuais futuros concessionários.

Obrigado aos que chegaram aqui.

 

 

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Projeto Trilhos do Rio 7 – O Bonde Carioca (parte 3)

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Autor

  • Mozart Fernando

    Engenheiro Mecânico formado pela Faculdade Souza Marques em 1992, foi secretário-geral da AFTR no mandato 2017-2020 e atualmente ocupa o cargo de diretor-técnico da instituição. Iniciou sua carreira profissional em 1978 trabalhando com um engenheiro que foi estagiário da RFFSA entre 1965 e 1966. Esse Engenheiro durante esse período trabalhando no setor de cremalheiras acompanhou o desmonte da E.F. Cantagalo e conhecia diversas histórias envolvendo o desmonte da Ferrovia de Petrópolis realizado pela mesma equipe. Histórias que muitos preferem esquecer. Parte dessa convivência extremamente valiosa está transcrita nos textos publicados pela AFTR. Não se considera um “especialista” em ferrovias, outra palavra que hoje no Brasil mais desmerece do que acrescenta. Se considera um “Homem de Negócios” e entende que o setor ferroviário só terá chance de se alavancar quando os responsáveis por ele também forem homens de negócios. Diferente de rodovias, as ferrovias são negócios. E usar para ferrovias os mesmos parâmetros balizares de construção e projeto usados em rodovias redundará em fracasso. Mozart Rosa é alguém que mais que projetos, quer apresentar Planos de Negócios para o setor.

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