A AF Trilhos do Rio propôs algo semelhante, mas mais abrangente. Confiram estes projetos!
Com informações da Assessoria de Imprensa da Supervia e da AF Trilhos do Rio*
Quarta-feira é dia de Justiça Itinerante (JI) na Central do Brasil. A estação mais icônica da SuperVia, por onde passam 620 mil pessoas por dia, terá semanalmente um espaço para atender as pessoas que mais precisam de orientação e de serviços do sistema judiciário. A ação é do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ), em parceria com órgãos como Ministério Público e Defensoria Pública. A inauguração foi nesta quarta (03/04), com a presença, entre outros, do presidente do TJ-RJ, desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo, e da gerente jurídica da SuperVia, Marina Strube.
A ideia de inaugurar um ponto na Central era antiga, e atende a pedidos feitos por órgãos de segurança. A coordenadora do projeto, desembargadora Cristina Tereza Gaulia, destacou a importância de se criar um posto na estação, já que a SuperVia, parceira na empreitada, atende 12 municípios da Região Metropolitana. Esta é a 27ª unidade da Justiça Itinerante.
Cerca de 1,8 milhão de pessoas já se beneficiaram com o atendimento da JI, que facilita o acesso daqueles que muitas vezes têm dificuldade de se deslocar até o tribunal. Além disso, o atendimento é gratuito e feito na hora. No posto móvel, é possível fazer registro tardio de nascimento; segunda via de certidões de nascimento, casamento, óbito; orientações sobre questões diversas da justiça; e atendimento prestado por juizados especiais.
ESCRITÓRIO MODELO NA CENTRAL
E a Central do Brasil também oferece outro serviço para levar cidadania a todos. Na próxima terça-feira, dia 09/04, entre 10h e 12h, funcionará na área externa da estação o Escritório Modelo, uma ação da Secretaria Municipal de Assistência Social, em parceria justamente com o TJRJ, além do Conselho Nacional de Justiça e o apoio da SuperVia. O equipamento é voltado para o atendimento de demandas de egressos do sistema penitenciário e de seus familiares, com o objetivo de facilitar o acesso a atendimento psicossocial e assessoria jurídica. Como forma de promover a inclusão social, também haverá encaminhamento profissional.
Justiça Itinerante
Para o público em geral
Todas as quartas-feiras, das 9h às 15h
Posto móvel na Central do Brasil
De graça
Escritório Modelo
Público-alvo: egressos do sistema penitenciário e familiares
Terça-feira, 09/04, entre 10h e 12h
Área externa da estação
De graça
PROPOSTA TRILHOS DO RIO
A AF Trilhos do Rio já realizou uma proposta similar, mas considerada mais abrangente e acessível, quando ao invés da justiça estar acessível às pessoas, mas com estas necessitando se locomover para determinado local às vezes até em outros municípios; a justiça iria até a população, através de veículos ferroviários que poderiam atender a população de diversos locais por onde passar.
Confiram abaixo dois artigos sobre este e outros veículos com aplicações especiais. Esperamos que no futuro este e outros projetos sejam adotados pelas autoridades.
Texto escrito em 04 de abril de 2024 às 21h13
Última atualização em 04 de abril de 2024 às 21h13
Imagem de capa: Bruno Dantas/TJRJ