ESTE SITE SERÁ DESCONTINUADO EM BREVE. FAVOR ACESSAR trilhosdorio.org
Tempo de leitura: 3 minutos

A AF Trilhos do Rio propôs algo semelhante, mas mais abrangente. Confiram estes projetos!

Continua após a publicidade

Com informações da Assessoria de Imprensa da Supervia e da AF Trilhos do Rio*

 

Quarta-feira é dia de Justiça Itinerante (JI) na Central do Brasil. A estação mais icônica da SuperVia, por onde passam 620 mil pessoas por dia, terá semanalmente um espaço para atender as pessoas que mais precisam de orientação e de serviços do sistema judiciário. A ação é do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ), em parceria com órgãos como Ministério Público e Defensoria Pública. A inauguração foi nesta quarta (03/04), com a presença, entre outros, do presidente do TJ-RJ, desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo, e da gerente jurídica da SuperVia, Marina Strube.

A ideia de inaugurar um ponto na Central era antiga, e atende a pedidos feitos por órgãos de segurança. A coordenadora do projeto, desembargadora Cristina Tereza Gaulia, destacou a importância de se criar um posto na estação, já que a SuperVia, parceira na empreitada, atende 12 municípios da Região Metropolitana. Esta é a 27ª unidade da Justiça Itinerante.

Cerca de 1,8 milhão de pessoas já se beneficiaram com o atendimento da JI, que facilita o acesso daqueles que muitas vezes têm dificuldade de se deslocar até o tribunal. Além disso, o atendimento é gratuito e feito na hora. No posto móvel, é possível fazer registro tardio de nascimento; segunda via de certidões de nascimento, casamento, óbito; orientações sobre questões diversas da justiça; e atendimento prestado por juizados especiais.

ESCRITÓRIO MODELO NA CENTRAL

E a Central do Brasil também oferece outro serviço para levar cidadania a todos. Na próxima terça-feira, dia 09/04, entre 10h e 12h, funcionará na área externa da estação o Escritório Modelo, uma ação da Secretaria Municipal de Assistência Social, em parceria justamente com o TJRJ, além do Conselho Nacional de Justiça e o apoio da SuperVia. O equipamento é voltado para o atendimento de demandas de egressos do sistema penitenciário e de seus familiares, com o objetivo de facilitar o acesso a atendimento psicossocial e assessoria jurídica. Como forma de promover a inclusão social, também haverá encaminhamento profissional.

Justiça Itinerante

Para o público em geral

Todas as quartas-feiras, das 9h às 15h

Posto móvel na Central do Brasil

De graça

Escritório Modelo

Público-alvo: egressos do sistema penitenciário e familiares

Continua após a publicidade

Terça-feira, 09/04, entre 10h e 12h

Área externa da estação

De graça

 

PROPOSTA TRILHOS DO RIO

A AF Trilhos do Rio já realizou uma proposta similar, mas considerada mais abrangente e acessível, quando ao invés da justiça estar acessível às pessoas, mas com estas necessitando se locomover para determinado local às vezes até em outros municípios; a justiça iria até a população, através de veículos ferroviários que poderiam atender a população de diversos locais por onde passar.

Confiram abaixo dois artigos sobre este e outros veículos com aplicações especiais. Esperamos que no futuro este e outros projetos sejam adotados pelas autoridades.

A Ferrovia à serviço da coletividade

 

Propostas de veículos ferroviários com aplicações especiais

 

Texto escrito em 04 de abril de 2024 às 21h13
Última atualização em 04 de abril de 2024 às 21h13
Imagem de capa: Bruno Dantas/TJRJ

Loading

Autor

  • AF Trilhos do Rio

    A Associação Ferroviária Trilhos do Rio - AFTR é um grupo de amigos, profissionais, entusiastas e pesquisadores ferroviários que organiza, desde o ano de 2009, eventos, atividades e pesquisas, tanto documentais quanto em campo, sobre a história e patrimônio ferroviário do estado do Rio de Janeiro, com o objetivo de resgatar, preservar e divulgar a história e memória dos transportes sobre trilhos fluminenses.

    Ver todos os posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 + treze =

Previous post Após 23 anos, novos motorneiros são contratados para o Bonde de Santa Teresa
Next post A “máfia dos ônibus” e o criado-mudo
error: Este conteúdo não pode ser copiado. Caso use o arquivo, por favor cite a fonte.