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Com informações de Redes Sociais e Divulgação do Governo do Estado do Rio de Janeiro

Texto publicado em 11 de junho de 2023 às 13h12
Última atualização em 11 de junho de 2023 às 13h12

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No final do mês de maio foram publicadas, em Redes Sociais, informações e documentos que seriam oriundos da Secretaria de Transportes do Governo do Estado do Rio de Janeiro, mostrando detalhes dos veículos adquiridos (ou em vias de aquisição) para compor a frota operacional dos ramais Vila Inhomirim, Guapimirim e a subida da serra para Petrópolis.

 

Abaixo parte do texto publicado no grupo “Ferrovia Minha Paixão” no Facebook:

 

A licitação para a aquisição de 10 Veículos Leves Sob Trilhos (VLT), cada um com 3 carros MRM (Motor + Reboque + Motor) já foi inaugurada e segundo os documentos a Marcopolo Rail será a responsável pela fabricação dos modelos. O prazo para entrega é de 18 meses e o valor global da aquisição das 10 composições será de quase R$102 milhões de reais.
No que diz respeito ao trecho, o VLT circulará no Ramal Guapimirim apenas entre as estações Saracuruna e Magé, os documentos não deixa claro como será feita a circulação entre as estações Magé e Guapimirim, visto que a interrupção do serviço não está prevista no Contrato de Concessão ainda vigente. Informações recentes dão a entender que as reformas em andamento, promovidas pela Concessionária, nos carros de passageiros “Pidner” deverão ser responsável por ligar as duas cidades.
Como as informações quanto ao atendimento do trecho ainda são vagas, uma outra possibilidade seria de que 1, das 10 composições, atendesse o trecho de aproximadamente 16km, enquanto as outras 9 ficassem divididas entre os trechos Saracuruna – Magé, Saracuruna – Vila Inhomirim e Petrópolis, este último ainda sem seu traçado definido, apesar de informações recentes divulgadas pelo Secretário Estadual de Transportes darem a entender que seria entre a estação Vila Inhomirim e Petrópolis, mas isso pode mudar quando a reforma da estação Bongaba for concluída, a tornando novamente em uma estação de Entrocamento entre os dois ramais (Guapimirim e Petrópolis) – Ítalo Martins, membro do grupo Ferrovia Minha Paixão.
Entretanto, não ficaram claros vários detalhes dessa iniciativa, como a quantidade exata de composições, os serviços e trajetos a serem administrados, quando serão feitas melhorias na via e estrutura de estações, em relação à cobrança de tarifa, etc.

Fonte: divulgação
Um de nosso membros e fundador da AFTR, Wilson PS, comentou sobre sobre a notícia:
Resolver o problema criando outro, no caso as baldeações, é repetir ou perpetuar os erros do passado, o ideal seria: sem baldeações onde a linha permite a ligação do ponto A com o B, no caso A) Saracuruna – B) Vila Inhomirim e A) Saracuruna – B) Guapimirim.
O trem que atualmente atende o trecho citado parte da estação de Saracuruna, e este ir somente até Magé precisa ser mais explicado como se dará ao se introduzir no trecho estas novas composições. No entanto, se o serviço “Shortline” atender a demanda com uma grade horária digna e adequada a nova realidade que resultará em acréscimo da demanda, não vejo problema o trem fazer o circuito Saracuruna-Magé, desde que uma outra composição faça o circuito Magé-Guapimirim sem ônus e com um horário além das 18:00 para não deixar os passageiros procedentes da Central do Brasil sem o serviço de trens em Saracuruna, o que é uma grande covardia imposta pela SuperVia aos usuários do ramal de Guapimirim.
Como o trecho Saracuruna-Vila Inhomirim é menos extenso, a baldeação nesta última justifica-se, os passageiros procedentes de Saracuruna desembarcando em Vila Inhomirim para seguirem numa outra composição para Petrópolis.
O serviço “Shortline” sendo implantado entre Guia de Pacobaíba-Piabetá faria a conexão em Bongaba ligando-a à Piabetá e Saracuruna e Magé, assim como Piabetá-Saracuruna, não há mistério neste modelo operacional.
A proposta de revitalização dos trechos em tela faz pensar com seria bom a reativação “Shortline o trecho Magé-Visconde de Itaboraí-Rio Bonito.
Aguardaremos o decorrer deste processo, e qualquer novidade publicaremos aqui no site da AF Trilhos do Rio, fiquem ligados!

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Autores

  • Daddo Moreira

    Formado em Arquivologia, pós-graduando em Engenharia Ferroviária, técnico em TI, produtor e editor multimídia, webmaster e webdesigner, pesquisador e historiador informal. No começo dos anos 2000 se aprofundou na área de mobilidade e transportes (e a preservação histórica inerente ao assunto, sobretudo envolvendo os transportes sobre trilhos), e a partir de contatos pessoais e virtuais participou de, e formou, grupos voltados para a disseminação do assunto, agregando informações através de pesquisas presenciais e em campo. Em 2014 fundou formalmente a AFTR - Associação Ferroviária Trilhos do Rio onde reuniu membros determinados a lutarem pela preservação e reativação de trechos ferroviários, além de todos os aspectos ligados às ações, como o resgate da memória e cultura regional, melhoria na mobilidade e consequentemente na qualidade de vida da população, etc Foi presidente e é o atual coordenador-geral da AFTR Não se considera melhor do que ninguém, procura estar sempre em constante evolução e aprendizado, e acumula experiências sendo sempre grato aos que o acompanha e apoia. "Informação e conhecimento: para se multiplicar, se divide"

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  • Wilson PS

    Wilson PS é escritor e artista plástico especializado, dentre outros assuntos, em retratos de ferrovias, principalmente no tema "Estrada de Ferro Leopoldina", campo onde detém vasto conhecimento e experiência. Além de saudosista e pesquisador da citada ferrovia também é responsável pela iniciativa "Leopoldina Renasce na Arte", que conta com uma página no Facebook e um blog pessoal, onde são divulgados seus desenhos e pinturas.

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2 thoughts on “Divulgadas informações sobre novos veículos para ramais de bitola métrica

  1. Minha opinião: Que um dos problemas que que nossa malha ferroviária é de mais ou menos 80% bitola métrica (espero não estar falando besteiras), teria que resolver esse problema de deixar uma só bitola em 100% da malha, que acho que será difícil, por causa das concessionarias.

  2. Gostaria muito que arrumasse esse ramal de Saracuruna > Guapimirim e Saracuruna > Vila Inhomirim e não cobrasse um valor a parte, que eu acho injusto. Iria ser o primeiro passo para incentivar o turismo da região.

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