Com informações do Jornal O Globo*
Enfim e aparentemente a novela sobre a estação Barão de Mauá tomou rumos finais. Só não se sabe como será o fim, ou melhor, qual será o fim. De acordo com matéria publicada pelo Jornal O Globo hoje, o prédio da estação ferroviária inaugurada em 1926 foi repassada da União para a Prefeitura através da criação de um projeto que tem a intenção de repassar para prefeituras e outras instituições prédios atualmente abandonados ou sem uso.
Continua após a publicidade
Confiram abaixo um trecho da matéria:
“Em cerimônia realizada na manhã deste a prefeitura do Rio recebeu do governo federal a estação Leopoldina. A ideia é que o local, que tem valor histórico, seja restaurado e que no seu entorno sejam construídos um conjunto habitacional do programa Minha Casa Minha Vida e uma segunda Cidade do Samba, para abrigar as agremiações da Série Ouro do carnaval carioca.
Em sua conta no Instagram (e no Twittwer, vejam abaixo), o prefeito Eduardo Paes, que foi a Brasília participar da cerimônia, comemorou: “Agora é oficial: a antiga Estação Leopoldina foi repassada da União para o município do Rio! Vamos dar fim a um abandono de décadas e ressignificar este lugar histórico”, escreveu Paes.
O imóvel histórico, há tempos desejado pelo município, foi um dos primeiros a entrar no programa de Democratização de Imóveis da União, anunciado pelo Governo Federal.
— Na prática a gente passa a ter responsabilidade por aquele espaço e a gente já apresentou no passado um projeto em que se previa a reforma do próprio prédio da estação. A ideia é que seja ocupado por escolas técnicas do governo federal, a gente quer fazer um centro de convenções em parceria com o setor privado ao lado do prédio antigo e na parte de trás um conjunto habitacional minha casa minha vida e a Cidade do Samba 2. então é essa a direção em que a gente vai caminhar. Agora é detalhar projetos e avançar nisso — disse o prefeito em entrevista ao (programa jornalístico) RJTV 1.”
A LEOPOLDINA É NOSSA!
Agora é oficial: a antiga Estação Leopoldina foi repassada da União para o município do Rio! Vamos dar fim a um abandono de décadas e ressignificar este lugar histórico.
Aguardem que vem conjunto habitacional, Centro de Convenções e Cidade do Samba da… pic.twitter.com/kIfOIH12qo— Eduardo Paes (@eduardopaes) February 26, 2024
Como se imagina, o prédio deixará de ser estação ferroviária, função que teve até meados do ano de 2001. Contudo, uma possibilidade, ainda que remota, pode ser implementada e coincidentemente foi especulado aqui no site AF Trilhos do Rio em um artigo publicado há alguns anos: a linha do VLT que chega atualmente até a estação Praia Formosa tornou-se uma espécie de rabicho ou pátio operacional, pois nos arredores não há demanda atualmente.
Contudo, tem-se a intenção de prolongar o serviço até São Cristóvão e, aparentemente, a via mais fácil para isso ocorrer seria passando pela estação Barão de Mauá, saindo de Praia Formosa, e não do recém-inaugurado Terminal Intermodal Gentileza. Mas… o prefeito preferiu não definir prazos para entrega do projeto, o que pode ser um tanto perigoso, ainda mais em ano eleitoral.
Entretanto, são apenas conjecturas. Aguardemos e vejamos o que o futuro nos reservará em relação ao futuro da estação Barão de Mauá.
Texto escrito em 26 de fevereiro de 2024 às 13h42
Última atualização em 26 de fevereiro de 2024 às 14h19
Imagem (ilustrativa) de capa: divulgação do projeto executivo de arquitetura AAA