ESTE SITE SERÁ DESCONTINUADO EM BREVE. FAVOR ACESSAR trilhosdorio.org
Tempo de leitura: 3 minutos

Com informações do Jornal O Globo*

Continua após a publicidade

Enfim e aparentemente a novela sobre a estação Barão de Mauá tomou rumos finais. Só não se sabe como será o fim, ou melhor, qual será o fim. De acordo com matéria publicada pelo Jornal O Globo hoje, o prédio da estação ferroviária inaugurada em 1926 foi repassada da União para a Prefeitura através da criação de um projeto que tem a intenção de repassar para prefeituras e outras instituições prédios atualmente abandonados ou sem uso.


Continua após a publicidade




Confiram abaixo um trecho da matéria:

“Em cerimônia realizada na manhã deste a prefeitura do Rio recebeu do governo federal a estação Leopoldina. A ideia é que o local, que tem valor histórico, seja restaurado e que no seu entorno sejam construídos um conjunto habitacional do programa Minha Casa Minha Vida e uma segunda Cidade do Samba, para abrigar as agremiações da Série Ouro do carnaval carioca.

Em sua conta no Instagram (e no Twittwer, vejam abaixo), o prefeito Eduardo Paes, que foi a Brasília participar da cerimônia, comemorou: “Agora é oficial: a antiga Estação Leopoldina foi repassada da União para o município do Rio! Vamos dar fim a um abandono de décadas e ressignificar este lugar histórico”, escreveu Paes.

O imóvel histórico, há tempos desejado pelo município, foi um dos primeiros a entrar no programa de Democratização de Imóveis da União, anunciado pelo Governo Federal.

— Na prática a gente passa a ter responsabilidade por aquele espaço e a gente já apresentou no passado um projeto em que se previa a reforma do próprio prédio da estação. A ideia é que seja ocupado por escolas técnicas do governo federal, a gente quer fazer um centro de convenções em parceria com o setor privado ao lado do prédio antigo e na parte de trás um conjunto habitacional minha casa minha vida e a Cidade do Samba 2. então é essa a direção em que a gente vai caminhar. Agora é detalhar projetos e avançar nisso — disse o prefeito em entrevista ao (programa jornalístico) RJTV 1.”

Como se imagina, o prédio deixará de ser estação ferroviária, função que teve até meados do ano de 2001. Contudo, uma possibilidade, ainda que remota, pode ser implementada e coincidentemente foi especulado aqui no site AF Trilhos do Rio em um artigo publicado há alguns anos: a linha do VLT que chega atualmente até a estação Praia Formosa tornou-se uma espécie de rabicho ou pátio operacional, pois nos arredores não há demanda atualmente.

Portal Rio – Reativando a Estação Leopoldina

Contudo, tem-se a intenção de prolongar o serviço até São Cristóvão e, aparentemente, a via mais fácil para isso ocorrer seria passando pela estação Barão de Mauá, saindo de Praia Formosa, e não do recém-inaugurado Terminal Intermodal Gentileza. Mas… o prefeito preferiu não definir prazos para entrega do projeto, o que pode ser um tanto perigoso, ainda mais em ano eleitoral.

Entretanto, são apenas conjecturas. Aguardemos e vejamos o que o futuro nos reservará em relação ao futuro da estação Barão de Mauá.

 

Continua após a publicidade

Texto escrito em 26 de fevereiro de 2024 às 13h42
Última atualização em 26 de fevereiro de 2024 às 14h19
Imagem (ilustrativa) de capa: divulgação do projeto executivo de arquitetura AAA

Loading

Autor

  • AF Trilhos do Rio

    A Associação Ferroviária Trilhos do Rio - AFTR é um grupo de amigos, profissionais, entusiastas e pesquisadores ferroviários que organiza, desde o ano de 2009, eventos, atividades e pesquisas, tanto documentais quanto em campo, sobre a história e patrimônio ferroviário do estado do Rio de Janeiro, com o objetivo de resgatar, preservar e divulgar a história e memória dos transportes sobre trilhos fluminenses.

    Ver todos os posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

17 − quatro =

Previous post MetrôRio abre oportunidades de trabalho em três cargos até 27/02, confiram!
Next post AFPF participa de campanha para doação de sangue
error: Este conteúdo não pode ser copiado. Caso use o arquivo, por favor cite a fonte.