Com informações do Jornal O Dia, Diário do Vale, Movimento em Defesa dos Trilhos (MDT) e mensageiros instantâneos AFTR
Texto escrito em 16 de agosto de 2023 às 1h37
Última atualização em 16 de agosto de 2023 às 1h37
Na terça-feira dia 15 de agosto, a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro deu início à criação da Frente Parlamentar Pró-Ferrovias Fluminense. A cerimônia de instalação ocorreu às 10h, na sala 2311 do Edifício Lúcio Costa, sede do Parlamento. Essa Frente terá como objetivo central a discussão e formulação de políticas públicas voltadas para a expansão de novos trechos ferroviários e a revitalização da malha ferroviária já existente no estado, visando a utilização em áreas turísticas, logísticas, de transporte de passageiros e cargas.
Durante a reunião inaugural, os membros da Frente elegeram o vice-presidente e o secretário-geral, além de apresentar o Plano de Trabalho a ser seguido. O intuito desse grupo é apresentar novas propostas no âmbito ferroviário, incluindo temas como tarifa social e fontes de financiamento para sistemas de transporte ferroviário de passageiros.
Sob a liderança do deputado Luiz Paulo (PSD), que assume a presidência da Frente, a discussão sobre a logística do transporte de cargas terá grande ênfase. Contudo, o transporte ferroviário de passageiros também estará em pauta, com uma atenção especial para a Supervia, enfrentando desafios consideráveis.
“Nosso enfoque principal nesta Frente é a otimização da logística de transporte de cargas. Discutiremos a importância da conexão entre a região do Porto do Açu e Minas Gerais, a fim de integrar todo o estado do Rio, promovendo o escoamento eficaz de minério de ferro e grãos. No entanto, também é crucial abordarmos o transporte ferroviário de passageiros, destacando a situação da Supervia, que passa por dificuldades significativas”, declarou o deputado.
A Frente Parlamentar também conta com a participação dos deputados Lucinha (PSD), Martha Rocha (PDT), Claudio Caiado (PSD), Yuri (PSOL), Samuel Malafaia (PL) e Rosenverg Reis (MDB).
Segundo Fábio Paixão, diretor do Movimento em Defesa dos Trens (MDT) ações foram debatidas e os próximos passos já estão sendo definidos:
“(…) a próxima reunião, vai ser no dia 28 de agosto, ao qual, a pedido do coordenador da Frente, o Engenheiro Hélio Suevo, irá apresentar tudo sobre as deficiências ferroviárias e logísticas de carga. Após essa reunião a próxima será o de passageiros, ao qual está de frente o Barrinha e o Trem de Santa Rita. Na quinta, dia 17, tivemos uma reunião de alinhamento, na AENFER, ao qual participaram Marcos Zarro e Fábio Paixão do MDT, Itamar Marques do CREA, Hélio Suevo e João Bosco Settii da AENFER. Vamos agora iniciar um Brainstorn para os nossos trens. Foi comentado na reunião da Frente também a implantação do Trem Itaguaí e a duplicação do Gramacho x Saracuruna e os problemas da SuperVia.”

Foto de capa: Fábio Paixão, MDT