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Com informações de BandNews
Texto publicado em 09 de julho de 2023 às 18h34
Última atualização em 09 de julho de 2023 às 20h56

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O governo do Rio de Janeiro está buscando a inclusão da construção da linha 3 do metrô no Novo Programa de Aceleração do Crescimento, conhecido como Novo PAC, do Governo Federal. Recentemente, o Palácio Guanabara enviou um ofício ao Governo Federal com três projetos prioritários, que incluem o aumento da capacidade do Porto do Rio e as obras de dragagem e alargamento do canal do Porto de Itaguaí. O presidente Lula anunciou que o lançamento do Novo PAC está previsto até o final do mês.

O investimento estimado para a implantação da nova linha de metrô, que é aguardada há décadas, virou meme e quase vista como lenda por estudiosos e pesquisadores do assunto, é de R$ 4,5 bilhões. O projeto contempla a construção de 14 estações, conectando Guaxindiba, em São Gonçalo, à Praça Araribóia, no centro de Niterói.

A nova linha poderá atender até 120 mil pessoas por dia. De acordo com o IBGE, o fluxo diário entre as duas cidades da Região Metropolitana é o segundo maior do Brasil, ficando atrás apenas do fluxo entre Guarulhos e São Paulo, que conta com 146 mil pessoas. Entretanto e apesar de desafogar parte do trânsito entre as duas cidades, poderia atender muito mais passageiros diariamente se fosse realizado um projeto que é proposto desde a época do Império: um túnel submerso atravessando a Baía de Guanabara e ligando Niterói à cidade do Rio de Janeiro.

A AFTR publicou um vídeo sobre o assunto, mostrando que opções e tecnologias não estão fazendo falta para isso ser implementado.


O secretário estadual de Transportes, Washington Reis, anunciou que nesta semana será lançado um chamamento para empresas interessadas em realizar a modelagem da licitação do serviço, que é de competência estadual, não custa ressaltar.

Mesmo lembrando os diversos projetos que foram anunciados anteriormente e não foram executados, vamos aguardar e acompanhar o andamento dessa proposta, torcendo que finalmente “a lenda” se torne realidade.

 

Foto de capa: Divulgação Governo do Estado / BandNews

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Autor

  • Daddo Moreira

    Formado em Arquivologia, pós-graduando em Engenharia Ferroviária, técnico em TI, produtor e editor multimídia, webmaster e webdesigner, pesquisador e historiador informal. No começo dos anos 2000 se aprofundou na área de mobilidade e transportes (e a preservação histórica inerente ao assunto, sobretudo envolvendo os transportes sobre trilhos), e a partir de contatos pessoais e virtuais participou de, e formou, grupos voltados para a disseminação do assunto, agregando informações através de pesquisas presenciais e em campo. Em 2014 fundou formalmente a AFTR - Associação Ferroviária Trilhos do Rio onde reuniu membros determinados a lutarem pela preservação e reativação de trechos ferroviários, além de todos os aspectos ligados às ações, como o resgate da memória e cultura regional, melhoria na mobilidade e consequentemente na qualidade de vida da população, etc Foi presidente e é o atual coordenador-geral da AFTR Não se considera melhor do que ninguém, procura estar sempre em constante evolução e aprendizado, e acumula experiências sendo sempre grato aos que o acompanha e apoia. "Informação e conhecimento: para se multiplicar, se divide"

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