—
Com informações de BandNews
Texto publicado em 09 de julho de 2023 às 18h34
Última atualização em 09 de julho de 2023 às 20h56
—
O governo do Rio de Janeiro está buscando a inclusão da construção da linha 3 do metrô no Novo Programa de Aceleração do Crescimento, conhecido como Novo PAC, do Governo Federal. Recentemente, o Palácio Guanabara enviou um ofício ao Governo Federal com três projetos prioritários, que incluem o aumento da capacidade do Porto do Rio e as obras de dragagem e alargamento do canal do Porto de Itaguaí. O presidente Lula anunciou que o lançamento do Novo PAC está previsto até o final do mês.
O investimento estimado para a implantação da nova linha de metrô, que é aguardada há décadas, virou meme e quase vista como lenda por estudiosos e pesquisadores do assunto, é de R$ 4,5 bilhões. O projeto contempla a construção de 14 estações, conectando Guaxindiba, em São Gonçalo, à Praça Araribóia, no centro de Niterói.
A nova linha poderá atender até 120 mil pessoas por dia. De acordo com o IBGE, o fluxo diário entre as duas cidades da Região Metropolitana é o segundo maior do Brasil, ficando atrás apenas do fluxo entre Guarulhos e São Paulo, que conta com 146 mil pessoas. Entretanto e apesar de desafogar parte do trânsito entre as duas cidades, poderia atender muito mais passageiros diariamente se fosse realizado um projeto que é proposto desde a época do Império: um túnel submerso atravessando a Baía de Guanabara e ligando Niterói à cidade do Rio de Janeiro.
A AFTR publicou um vídeo sobre o assunto, mostrando que opções e tecnologias não estão fazendo falta para isso ser implementado.
O secretário estadual de Transportes, Washington Reis, anunciou que nesta semana será lançado um chamamento para empresas interessadas em realizar a modelagem da licitação do serviço, que é de competência estadual, não custa ressaltar.
Mesmo lembrando os diversos projetos que foram anunciados anteriormente e não foram executados, vamos aguardar e acompanhar o andamento dessa proposta, torcendo que finalmente “a lenda” se torne realidade.
Foto de capa: Divulgação Governo do Estado / BandNews