ESTE SITE SERÁ DESCONTINUADO EM BREVE. FAVOR ACESSAR trilhosdorio.org
Tempo de leitura: 4 minutos

Com informações do “Jornal O Dia” e da “Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro”
Matéria produzida em 02 de maio de 2023 às 4:34
Última atualização em 02 de maio de 2023 às 14:07

Continua após a publicidade

 

A chuva forte ocorrida no dia 7 de fevereiro causou a abertura de uma grande cratera na Rua Aristides Caire, no bairro do Méier, Zona Norte do Rio de Janeiro, afetando o tráfego da região. No dia 9, uma equipe da Rio Águas iniciou os reparos no local, o que exigiu o bloqueio de uma das faixas da via.

Foto: Pedro Ivo / Jornal O Dia

De acordo com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), a Zona Norte do Rio recebeu 70% da chuva esperada para todo o mês em apenas algumas horas, provocando inundações em vários locais, especialmente no Grande Méier. Independente disso, os moradores relataram que a cratera é recorrente e que já foi consertada pela prefeitura em outras ocasiões.

Foto: Pedro Ivo / Jornal O Dia

Em uma nota, a companhia afirmou que a obra de infraestrutura necessária para a rua já estaria autorizada e seguia os trâmites licitatórios. A intervenção envolve a instalação de uma galeria retangular sob a via, onde passa o Rio Salgado, substituindo o tubo atualmente instalado. A galeria terá mais de 390 metros de extensão e a obra deverá ser concluída em cerca de oito meses.

Supostos dormentes da linha de bondes no Méier. Foto: Adenilson M. Souza em 2023

Recentemente um dos membros e colaboradores da AF Trilhos do Rio flagrou o que pode ser um vestígio das antigas linhas de bonde que circulavam pela região. Peças de madeira, semelhantes à dormentes, foram removidos durante a escavação feita pela empresa que está fazendo os reparos, sendo deixados ao lado da via.

Supostos dormentes redondos, que poderia ser da antiga linha do ramal da Penha da EF Rio d’Ouro. Foto: Daddo Moreira / AFTR em 2014

Este flagrante nos remete ao que foi feito pela equipe de pesquisadores da AFTR em 2012, durante visita às obras de construção do corredor TransCarioca do BRT na Avenida Vicente de Carvalho. Na ocasião foram encontrados e fotografados dormentes da linha de bondes e também, supostamente, dormentes do ramal da Penha da Estrada de Ferro Rio d’Ouro, ainda anterior à linha de bondes.

Melekh, membro da AFTR, aponta suposto dormente da linha de bondes que passava pela Av. Vicente de Carvalho. Foto: Daddo Moreira / AFTR em 2014

 

Rua Aristides Caire e a linha de bondes em 1928. Foto: Augusto Malta

 

Fontes: Jornal O Dia e Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro
Visite os links acima para mais informações.
Foto de capa: Adenilson M. Souza / AFTR

Loading

Autor

  • Daddo Moreira

    Formado em Arquivologia, pós-graduando em Engenharia Ferroviária, técnico em TI, produtor e editor multimídia, webmaster e webdesigner, pesquisador e historiador informal. No começo dos anos 2000 se aprofundou na área de mobilidade e transportes (e a preservação histórica inerente ao assunto, sobretudo envolvendo os transportes sobre trilhos), e a partir de contatos pessoais e virtuais participou de, e formou, grupos voltados para a disseminação do assunto, agregando informações através de pesquisas presenciais e em campo. Em 2014 fundou formalmente a AFTR - Associação Ferroviária Trilhos do Rio onde reuniu membros determinados a lutarem pela preservação e reativação de trechos ferroviários, além de todos os aspectos ligados às ações, como o resgate da memória e cultura regional, melhoria na mobilidade e consequentemente na qualidade de vida da população, etc Foi presidente e é o atual coordenador-geral da AFTR Não se considera melhor do que ninguém, procura estar sempre em constante evolução e aprendizado, e acumula experiências sendo sempre grato aos que o acompanha e apoia. "Informação e conhecimento: para se multiplicar, se divide"

    Ver todos os posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 × três =

Previous post 30/04/2023: 169 anos da Estrada de Ferro Mauá
Next post Acidente entre VLT e ônibus no Centro deixa feridos
error: Este conteúdo não pode ser copiado. Caso use o arquivo, por favor cite a fonte.