Com informações do “Jornal O Dia” e da “Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro”
Matéria produzida em 02 de maio de 2023 às 4:34
Última atualização em 02 de maio de 2023 às 14:07
A chuva forte ocorrida no dia 7 de fevereiro causou a abertura de uma grande cratera na Rua Aristides Caire, no bairro do Méier, Zona Norte do Rio de Janeiro, afetando o tráfego da região. No dia 9, uma equipe da Rio Águas iniciou os reparos no local, o que exigiu o bloqueio de uma das faixas da via.

De acordo com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), a Zona Norte do Rio recebeu 70% da chuva esperada para todo o mês em apenas algumas horas, provocando inundações em vários locais, especialmente no Grande Méier. Independente disso, os moradores relataram que a cratera é recorrente e que já foi consertada pela prefeitura em outras ocasiões.

Em uma nota, a companhia afirmou que a obra de infraestrutura necessária para a rua já estaria autorizada e seguia os trâmites licitatórios. A intervenção envolve a instalação de uma galeria retangular sob a via, onde passa o Rio Salgado, substituindo o tubo atualmente instalado. A galeria terá mais de 390 metros de extensão e a obra deverá ser concluída em cerca de oito meses.

Recentemente um dos membros e colaboradores da AF Trilhos do Rio flagrou o que pode ser um vestígio das antigas linhas de bonde que circulavam pela região. Peças de madeira, semelhantes à dormentes, foram removidos durante a escavação feita pela empresa que está fazendo os reparos, sendo deixados ao lado da via.

Este flagrante nos remete ao que foi feito pela equipe de pesquisadores da AFTR em 2012, durante visita às obras de construção do corredor TransCarioca do BRT na Avenida Vicente de Carvalho. Na ocasião foram encontrados e fotografados dormentes da linha de bondes e também, supostamente, dormentes do ramal da Penha da Estrada de Ferro Rio d’Ouro, ainda anterior à linha de bondes.


Fontes: Jornal O Dia e Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro
Visite os links acima para mais informações.
Foto de capa: Adenilson M. Souza / AFTR