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Plano de Negócios III
Propostas para o Grupo X

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Todas as operações propostas são operações ferroviárias.

Construção e operação de “uma ferrovia mista que poderá transportar alem de passageiros, carga e lixo”.

Trechos propostos

Trecho 1: Ligação do município do Rio de Janeiro, sendo a Estação Leopoldina a estação terminal, ao município de Três Rios passando por Petropolis, na linha tronco.

Trecho 2: Ligação do município do Rio de Janeiro, sendo a Estação Leopoldina a estação terminal ao município de Itaborai em um ramal. Eventualmente caso o operador doravante designado empresa x, se interesse o serviço poderá ser expandido para o município de Rio Bonito.

Todas as tarifas a serem cobradas estarão desvinculadas de qualquer sistema de tarifação pré-existente, ficara ao critério da empresa constituída a empresa x, determinar o valor da tarifa.

A critério da empresa x estações intermediarias poderão ser construídas atendendo as cidades e localidades existentes no trajeto.

Poderão ser construídas como no passado estações exclusivas para carga.

Operações Propostas

Todas as operações propostas terão como ponto de partida a Estação Leopoldina. Nossas ideias para o nome das operações.

Expresso Imperial: Inicialmente Estação Leopoldina x Petropolis, posteriormente Estação Leopoldina x Petrópolis x Areal x Três Rios. e cidades e localidades no trecho que sejam de interesse da empresa x. Serão usados veículos com Cremalheira, internamente dentro do padrão projeto AFTR.

Rápido Itaborai: Estação Leopoldina x Itaborai, e cidades e localidade no trecho que sejam de interesse da operadora. Serão usados veículos convencionais, mas internamente dentro do padrão projeto AFTR.

Expresso Leopoldina: Serviço Expresso ligando Vila Inhomirim x Saracuruna x Gramacho x Duque de Caxias x Vila da Penha x São Cristovão x Estação Leopoldina. Aqui, serão usados veículos convencionais internamente idênticos aos usados pela CBTU no Nordeste.

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Expresso Campo Grande: Ligação Expressa Campo Grande x Estação Leopoldina, conformação interna da composição projeto AFTR.

Trem da Fé Ligação Estação Leopoldina x Santuário de Aparecida, conformação interna da composição projeto AFTR.

Fizemos aqui sugestões. Será de competência da empresa x criar sua própria grade de operação.

Considerando que os veículos para operar a maioria das linhas são veículos com características únicas e não intercambiáveis, pode a empresa dona da concessão / autorização, constituir empresas especificas com novos sócios, para operar os serviços, ou adesiva-los com nomes diferentes para diferenciá-los.

Veículos propostos

Os veículos a serem utilizados para transporte de passageiro inicialmente e de forma emergencial serão as Litorinas existentes em Miguel Pereira e no deposito do DNIT em Santos Dumont.

Posteriormente deverão ser usados os VLTs a diesel fabricados pela Marcopolo ou pela Bom Sinal, na conformação projeto AFTR.

 

Composição Projeto AFTR

A composição projeto AFTR, significa composição projetada internamente pela Marcopolo com características próprias. VLT a diesel, bidirecional com dois carros, espaço para 100 pessoas, sendo 40 em classe especial com poltronas e espaços maiores entre bancos, e 60 na classe convencional alem de espaço para 2 cadeirantes, a partir de ideias nossas.

Poderá o Governo do Estado adquirir inicialmente algumas composições para o início das operações.

Portal Rio

Considerando que a estação Leopoldina é uma estação Ferroviária que se encontra no centro da cidade do Rio de janeiro, e considerando que propostas já feitas pela AFTR de que ela em futuro próximo receba composições até do estado de Minas Gerais, ou sendo executada a Ferrovia do Sol, criamos o portal Rio a ser posteriormente detalhado, para que as diversas empresas usem esse acesso ao Rio de Janeiro, isso deve constar do contrato de concessão / autorização a ser assinado pela primeira empresa a operar o sistema.

No primeiro desenho a linha amarela delimita o portal Rio.

Shopping Estação Leopoldina.

Embora a Estação Leopoldina tenha um saguão gigantesco, não tem lojas e espaço para elas na quantidade que os tempos atuais exigem. Sendo assim propomos que no terreno em frente à Estação Leopoldina seja construído pela iniciativa privada o Shopping Estação Leopoldina, que servira de suporte aos serviços da Estação. O uso desse terreno para a construção do Shopping poderá ser permutado com a empresa construtora que em troca se responsabilizara pela reforma da Leopoldina e eventualmente de alguns trechos ferroviários inativos.

Dentro do Shopping, poderá ser construída uma estação do VLT Rio integrando-o a Estação Leopoldina.

Operações Fora da Malha Própria

A empresa x, operará dois serviços fora de sua malha, tendo como ponto de partida a Estação Leopoldina.

O expresso Campo Grande: Trem expresso ligando o bairro de Campo Grande ao centro do Rio.

O Trem da Fé: Ligando o Santuário de Aparecida ao Rio de Janeiro, ou Cachoeira Paulista ao Rio de Janeiro

Considerando que tais serviços serão operados fora da malha da empresa x, malhas sob concessão federal ou estadual, operadas pelas empresas Supervia e MRS Logistica, uma solução pode ser a operação do expresso Campo Grande funcionar no período de segunda a sexta e do Trem da Fé nos finais de semana. Apresentamos aqui apenas ideias, essa decisão deverá ser tomada entre as partes.

Inicialmente a partida desses trens será feita na plataforma da estação Central do Brasil, posteriormente será na Estação Leopoldina a ser reformada.

Caso exista interessa das partes e condições técnicas para isso, a empresa x, poderá operar um serviço expresso como esse, no trecho Nova Iguaçu x Estação Leopoldina.

Inicialmente por uma questão emergencial a empresa x deverá operar o trecho Paulo de Frontin x Rio de Janeiro tendo em vista a interdição da rodovia existente na região, a RJ-127. Caso exista interesse a empresa x poderá negociar com a MRS Logistica a continuidade dessa operação.

Atribuições da Prefeitura e do Governo do Estado

A Prefeitura do Rio de Janeiro será responsável pela recuperação alem da Estação Leopoldina do trecho ferroviário entre a Estação Leopoldina até Cordovil, limite do município do Rio de Janeiro. Deixando claro tratar-se de recuperação de um trecho inativo, pelo abandono do governo do estado do Rio de Janeiro na gestão de Sergio Cabral e responsável pela recuperação da Estação Leopoldina, abandonada pelo próprio governo do estado do Rio de Janeiro, também durante a gestão de Sergio Cabral.

O Governo do Estado deverá recuperar trechos como o de Magé a Itaboraí vandalizados pelo abandono do próprio estado, alem de remover os invasores da faixa de domínio.

Contrapartidas

Considerando a operação do Expresso Campo Grande. ser limitada ao número de Janelas a serem permitidas pela concessionaria da linha a Supervia. E que a operação do Trem da Fé Ligação Rio x Aparecida ou Rio x Cachoeira Paulista ser limitada ao número de Janelas a serem disponibilizadas pela concessionaria da linha a MRS Logistica.

São operações que podem ter baixa lucratividade, pela limitação de horários. Consideramos essas operações como uma contrapartida.

Incluímos nessas contrapartidas, a recuperação da Estrada de Ferro príncipe D. Pará, a primeira ferrovia do Brasil, e da estação de Guia de Pacobaiba, com a operação diária de uma composição convencional de passageiros ligado essa estação a Piabeta (mais detalhes serão fornecidos oportunamente).

Início Efetivo de Operações

Considerando o prazo de entrega dos veículos, ser de nove meses as composições convencionais a dois anos, no caso das composições com cremalheira e do prazo da conclusão das obras da via permanente e das oficinas ser em torno de um ano, o início efetivo de operações dessa nova empresa pode começar no trecho Penha x Leopoldina com os trens expressos. É um trecho pequeno, e adequando para início de operações, pois vai permitir o treinamento de pessoal da empresa x e permitir ao público o contato com essa nova empresa e essa nova realidade de transportes em nosso estado.

Serviços Públicos Propostos

Deverá constar no contrato o uso gratuito de composições de serviço do governo do estado pelo menos uma vez por dia, em trajetos de ida e volta.

Esses serviços são:

  • Serviços Dentário
  • Serviços Jurídicos
  • Sérvios de Imagem
  • Serviços de Castração

Alem do veículo dos bombeiros que em caso de emergências, terá seu acesso franqueado a qualquer hora do dia ou da noite.

Anualmente no dia 12 de outubro a empresa x, fara o transporte de autoridades no Trem da Fé. Para o Santuário de Aparecida.

Composição Societária

A concessão / autorização será dada ao grupo interessado para a construção e operação da ferrovia, podendo o grupo constituir outras empresas com sócios de sua livre escolha para operar as linhas e os serviços.

Minas Gerais

É de extrema importância para o desenvolvimento do Estado do Rio de Janeiro e do estado de Minas Gerais que essas propostas saiam do papel. Com esse trem proposto chegando a Três Rios, retomamos uma ligação ferrovia entre os dois estados para transporte de cargas mistas extinta a mais de 40 anos que fez a riqueza de muitos inclusive do sr. Ruy Barreto que trazia café do sul de Minas Gerais para exportar pelos portos do Rio de Janeiro.

Sendo uma ferrovia mista essa proposta trará passageiros e cargas de Minas Gerais, e fara o transporte no sentido inverso. Incentivando a construção de ferrovias em Minas Gerais fomentando muitos negócios.

Lembrando que as regiões atingidas por essas ferrovias propostas pela AFTR, tanto no Rio de Janeiro como em Minas Gerais chegam cada uma em suas respectivas regiões, a um total de 6.000.000 de habitantes. Um belíssimo mercado consumidor, em ambos os estados.

Litorina pertencente ao DNIT atualmente estacionada sem uso em Miguel Pereira. Segundo informações internamente em perfeito estado de conservação. Vandalizada apenas na parte externa.

VLT a diesel produzido pela Marcopolo, e pela Bom Sinal

Não propomos veículos elétricos tendo em vista o elevado nível de vandalismo existente atualmente no Brasil. Fora da zona urbana essas composições trafegarão por locais ermos. Uma rede aérea nesses locais é alvo fácil para ladrões. A melhor solução nesse caso são os veículos a diesel.

Mensagem aos ecologistas. Cada composição ferroviária prevista para transportar 100 passageiros, tem o mesmo motor usado nos ônibus rodoviários mais potentes, que transportam no máximo 40 passageiros.

Caso esse projeto saia do papel bem com o da Ferrovia do Sol é possível a Marcopolo reativar a fábrica do Rio de Janeiro gerando 1500 empregos.

Detro – RJ

Será de competência do Detro RJ, a responsabilidade pela fiscalização do transporte de passageiros feito pela empresa x, quando ela começar a operar em outros municípios.

Transporte de Lixo

O transporte de lixo para aterros sanitários ou para usinas que fazem a queima do lixo para geração de energia elétrica será negociado diretamente entre as partes, Prefeituras e a empresa x, ou uma outra empresa designada por ela, podendo a empresa x ou outra do grupo ser responsável pela construção de tais usinas.

A empresa x, comunicara ao estado para efeito estatístico a construção de eventuais ramais para atender a esse serviço.

USINA DE QUEIMA DE LIXO DE BREMEN NA ALEMANHA

Obrigado pela atenção.

Equipe AFTR

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Autor

  • Mozart Fernando

    Engenheiro Mecânico formado pela Faculdade Souza Marques em 1992, foi secretário-geral da AFTR no mandato 2017-2020 e atualmente ocupa o cargo de diretor-técnico da instituição. Iniciou sua carreira profissional em 1978 trabalhando com um engenheiro que foi estagiário da RFFSA entre 1965 e 1966. Esse Engenheiro durante esse período trabalhando no setor de cremalheiras acompanhou o desmonte da E.F. Cantagalo e conhecia diversas histórias envolvendo o desmonte da Ferrovia de Petrópolis realizado pela mesma equipe. Histórias que muitos preferem esquecer. Parte dessa convivência extremamente valiosa está transcrita nos textos publicados pela AFTR. Não se considera um “especialista” em ferrovias, outra palavra que hoje no Brasil mais desmerece do que acrescenta. Se considera um “Homem de Negócios” e entende que o setor ferroviário só terá chance de se alavancar quando os responsáveis por ele também forem homens de negócios. Diferente de rodovias, as ferrovias são negócios. E usar para ferrovias os mesmos parâmetros balizares de construção e projeto usados em rodovias redundará em fracasso. Mozart Rosa é alguém que mais que projetos, quer apresentar Planos de Negócios para o setor.

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