ESTE SITE SERÁ DESCONTINUADO EM BREVE. FAVOR ACESSAR trilhosdorio.org
Tempo de leitura: 5 minutos

Olá, Amigas e Amigos! Hoje daremos continuidade a um assunto controverso e nefasto da história das ferrovias no Brasil: a Ferrovia do Aço.

Continua após a publicidade

Apenas para informar àqueles que ainda não a conhecem, a Ferrovia do Aço é aquela ferrovia até hoje inacabada, que custou alguns bilhões e que ajudou a quebrar o Brasil no governo Figueiredo, fazendo o Brasil pedir ajuda ao FMI, e que foi parte da Guerra das Bitolas. Para entender melhor essa história, vejam o texto abaixo:

A guerra das bitolas e o prejuízo causado ao Brasil

Você sabia que ela teve sua construção iniciada sem ter projeto executivo?

Você sabe o que é projeto executivo? Vamos explicar neste artigo, acompanhem, e desejamos a todos uma excelente leitura!

 

AS ETAPAS DE UM PROJETO

Imaginemos a construção de uma casa. Mostraremos abaixo as etapas de projetos que precisam ser feitas e que deveriam ser feitas antes de iniciarmos a construção.

Projeto de remodelação da estação Dom Pedro II/Central do Brasil. Fonte: O Globo

Antes de qualquer operário entrar na obra, são precisos diversos projetos:

  • Projeto conceitual. Normalmente é rascunhado, vai determinar onde dentro do terreno a casa vai ser construída, a metragem da casa e quantos e quais cômodos ela vai ter.
  • Projeto arquitetônico. É o projeto de como a casa vai ser construída, com a divisão de cômodos. São as plantas.
  • Projeto das estruturas. Nesse projeto, são definidas as estruturas que a casa precisa ter, as posições em que vão ficar, o tamanho dessas estruturas, as sapatas, as colunas, as vergas, todo o aspecto estrutural.
  • Projeto da cobertura. Quanto e qual tipo de madeira vai ser usada, quanto e qual tipo de telha vai ser usada.
  • Projeto de instalações. São os projetos de instalações elétricas e hidráulicas. No projeto elétrico, mostrando quantas tomadas a casa vai ter, onde elas ficarão, onde os conduítes passarão e a carga prevista, e no projeto hidráulico, onde passarão os tubos, onde ficarão as torneiras, onde passarão os tubos de esgoto, onde ficarão as caixas de gordura e caixas de passagem.

Sendo uma casa, normalmente um único profissional, no caso um arquiteto ou um engenheiro, consegue fazer tudo isso. Em um projeto maior, bem maior como são esses projetos de infraestrutura, é preciso um grupo muito maior de profissionais para cada projeto.

Projeto de restauração da estação Barão de Mauá. Fonte: Veja Rio

Esses projetos feitos antecipadamente evitam surpresas desagradáveis.

E, por fim, ele é o mais importante dos projetos, pois vai definir o custo da obra: o Projeto Executivo. Aqui são orçados os materiais da obra. Uma obra só deve começar a ser executada estando pronto o projeto executivo. No caso de uma casa, é feito o cálculo de quanto vai ser gasto de tinta, cimento, tijolos, telhas, madeirame do telhado, orçamento de portas e janelas. É feita a paginação dos cômodos, onde serão aplicados pisos e azulejos, para fazer o cálculo de material, cálculo da quantidade e do tipo de fios, cálculo da quantidade e do tipo de tubos e conexões, cálculo de tudo na obra. É feito o orçamento de todos os materiais a serem gastos.

Projeto da estação São Cristóvão. Fonte: Galeria da Arquitetura

É uma das etapas mais importantes da obra, pois, a partir do projeto executivo, é que é feito o orçamento total da obra, quando se inclui mão de obra e outras despesas. Sabemos que a maioria das pessoas, ao se aventurarem em uma obra, ignoram todos esses passos e chamam logo o seu Zé da esquina, aquele pedreiro de confiança indicado por algum amigo. Na maioria das vezes, o seu Zé da esquina é semianalfabeto e, normalmente, a obra nunca termina como planejado e, principalmente, os custos saem do controle, restando ao dono da obra ficar o resto da vida reclamando da dor de cabeça que deu. Todos nós conhecemos alguém assim.

Projeto do Terminal multimodal Gentileza. Fonte: Agenda Bafafá

Você sabia que a Ferrovia do Aço, uma das maiores obras de infraestrutura já feitas no Brasil, começou a ser feita sem projeto executivo? Como já dito anteriormente, todos os projetos prontos, feitos com antecedência e devidamente debatidos, principalmente o projeto executivo, evitam muitas surpresas desagradáveis. E a Ferrovia do Aço, a Ferrovia dos 1000 dias, aquela que ajudou a quebrar o país, ela começou sem projeto executivo. Alguém no governo deve ter resolvido chamar o seu Zé da esquina para fazer a obra e deu no que deu.

(¹) Paginação: Cálculo feito pelo profissional, onde ele desenha e mostra ao cliente como vão ficar os pisos e azulejos dentro dos cômodos, determinando se os tamanhos das peças pretendidas pelo cliente são adequados, para depois fazer o cálculo do que vai ser gasto e o cálculo financeiro.

Continua após a publicidade

Loading

Autor

  • Mozart Fernando

    Engenheiro Mecânico formado pela Faculdade Souza Marques em 1992, foi secretário-geral da AFTR no mandato 2017-2020 e atualmente ocupa o cargo de diretor-técnico da instituição. Iniciou sua carreira profissional em 1978 trabalhando com um engenheiro que foi estagiário da RFFSA entre 1965 e 1966. Esse Engenheiro durante esse período trabalhando no setor de cremalheiras acompanhou o desmonte da E.F. Cantagalo e conhecia diversas histórias envolvendo o desmonte da Ferrovia de Petrópolis realizado pela mesma equipe. Histórias que muitos preferem esquecer. Parte dessa convivência extremamente valiosa está transcrita nos textos publicados pela AFTR. Não se considera um “especialista” em ferrovias, outra palavra que hoje no Brasil mais desmerece do que acrescenta. Se considera um “Homem de Negócios” e entende que o setor ferroviário só terá chance de se alavancar quando os responsáveis por ele também forem homens de negócios. Diferente de rodovias, as ferrovias são negócios. E usar para ferrovias os mesmos parâmetros balizares de construção e projeto usados em rodovias redundará em fracasso. Mozart Rosa é alguém que mais que projetos, quer apresentar Planos de Negócios para o setor.

    Ver todos os posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

nove + 4 =

Previous post Iniciadas as obras de corredor viário sobre via férrea em São Gonçalo
Next post Supervia faz ajustes na grade horária
error: Este conteúdo não pode ser copiado. Caso use o arquivo, por favor cite a fonte.